Sou iniciante em programação, e estou tentando fazer um pequeno código, mas estou apanhando…
o trecho é o seguinte:
[code] if (a > b) {
divisao = a / b;
if (divisao == XXXX)
System.out.println(“Sao multiplos”);
else
System.out.println(“Nao sao multiplos”);
} [/code]
ali onde coloquei XXXX, queria saber se é possivel colocar algum parametro para verificar se o conteúdo da variável “divisao” é um número inteiro ou decimal…
Posta isso no Guj respostas. Lá é mais rápido pra galera te responder.
Vê se é isso que você precisa:
public static boolean verificarValor(double valor) {
if (valor > Math.floor(valor)) {
return true;
} else {
return false;
}
}
então no seu código você faz assim:
if (a > b) {
divisao = a / b;
if (verificarValor(divisao))
System.out.println("Sao multiplos");
else
System.out.println("Nao sao multiplos");
}
1 curtida
[quote=alexandrer0x]Sou iniciante em programação, e estou tentando fazer um pequeno código, mas estou apanhando…
o trecho é o seguinte:
[code] if (a > b) {
divisao = a / b;
if (divisao == XXXX)
else
} [/code]
ali onde coloquei XXXX, queria saber se é possivel colocar algum parametro para verificar se o conteúdo da variável “divisao” é um número inteiro ou decimal…[/quote]
Você pode simplificar, utilizando o operador % chamado de módulo, ele te retorna o resto de uma divisão.
Por exemplo:
a = 10
b = 3
resto = 0
resto = a%b
10/3 = 3,333333
resto = 0,333333
então, se resto > 0 essa divisão tem casas decimais, senão essa divisão não tem casas decimais.
Artur Martini
1 curtida
[quote=Artur Martini]Você pode simplificar, utilizando o operador % chamado de módulo, ele te retorna o resto de uma divisão.
Por exemplo:
a = 10
b = 3
resto = 0
resto = a%b
10/3 = 3,333333
resto = 0,333333
então, se resto > 0 essa divisão tem casas decimais, senão essa divisão não tem casas decimais.
Artur Martini
[/quote]
Obrigado Artur, simplificou meu algoritmo e resolveu o problema…