Então, eu sei como verificar se um char está dentro de um array de char pelo processo mais conhecido que seria criar um for ou um while e iterar no array de 0 a N… mas eu fiquei em dúvida se existe algum metodo mais eficaz… tipo um .equals() para um array, algo tipo um .contains() *rs…
acho que eu to falando besteira, mas não custa tirar essa dúvida *rs!
outra coisa boba que tbm to com dúvida é se tem algum modo mais simples de transformar um char em upcase sem ter que importar o java.lang.Character e usar o metodo stático dele?
aproveitando, (desculpem se eu tiver abusando…) tenho outra dúvida também referente a char. Existe algo no java semelhante ao READKEY ou o KEYPRESSED do pascal? (até hj ainda não sei a diferença entre o readkey e o keypressed *rs)!
Para verificar se um elemento existe dentro de um vetor, há basicamente duas maneiras:
Fazer como você disse, isso é, busca linear
Se seu array não mudar muito, mantê-lo ordenado e executar busca binária
Para alterar de maiúscula para minúscula acredito que o jeito mais simples seja mesmo como você disse, pelo menos para caracteres isoloados. A classe String possui um método que já faz isso para todos os caracteres que a compõe.
Mas ainda assim se você quiser, pode utilizar os valores da tabela ASCII para seus chars, assim:
o código decimal para o ‘a’ minúsculo é 97
o código decimal para o ‘A’ maiúsculo é 65
a diferença entre eles é 32.
faça um laço para percorrer seu array e se quiser passar de maiúsculo para minúsculo, faça um cast para inteiro e some 32
se quiser de minúsculo para maiúsculo, faça o cast para inteiro e subtraia 32.