Como você decidiu sua carreira profissional?

Também gosto muito de programação, e também não consigo me fechar nesse mundo e esquecer de todo resto.

Eu convivo com gente que critica programadores, que enxergam o programador como aquele cara que chega no seu trabalho, coloca um fone de ouvido e vai digitar código.

Bom, talvez seja assim mesmo, em muitos lugares, mas quando trabalhar com programação não quero ser apenas isso, quero ser acima de tudo um analista e desenvolvedor de sistemas, quero ter o olhar crítico.

Querer, querer, talvez uma ilusão, mas neste tamanho de mundo, deve existir cargos que não sejam contratados “apenas programadores”.

Abraços.

No meu caso eu ganhei uma bolsa de estudos de 100% para cursar uma faculdade só de engenharia.
Eu poderia escolher entre engenharia mecânica, civil, elétrica e da computação.

Descartei mecânica porque não gosto de mexer com fabricação de peças, civil porque não queria
construir casas, e elétrica porque não tinha muitos empregos… e acabei escolhendo fazer engenharia da computação
porque tinha computador no meio, mas sequer sabia o que era aprendido no curso e se tinha empregos.

No final dos 5 anos aprendi a gostar muito da área, realmente aprendi a gosta de programação e não penso no futuro em fazer outra coisa.

Galera, não levem a faculdade nas coxas, especialmente a programação. A faculdade é a preparação para o mercado de trabalho.
Não percam seu tempo e dinheiro indo fazer por fazer.

Senão a coisa vai ficar ainda mais difícil e mais desestimulante. Não adianta se enganar.
Programação é o básico do básico do básico, você jamais vai se dar bem na área sem entende-la. Então, ou você senta a bunda na cadeira e estuda de verdade até ela entrar na sua cabeça, ou realmente vai tentar fazer outra facul. Não adianta só se esforçar para “passar” e ir levando com a barriga. As matérias vão ficando mais avançadas e se perder no básico vai tornar sua vida um inferno.

Eu sei que é difícil. Mas já tive alunos e colegas que começaram com MUITA dificuldade, pensaram em largar o curso, e hoje são excelentes programadores.

[quote=ViniGodoy]Galera, não levem a faculdade nas coxas, especialmente a programação. A faculdade é a preparação para o mercado de trabalho.

Senão a coisa vai ficar ainda mais difícil e mais desestimulante. Não adianta se enganar.
Programação é o básico do básico do básico, você jamais vai se dar bem na área sem entende-la. Então, ou você senta a bunda na cadeira e estuda de verdade até ela entrar na sua cabeça, ou realmente vai tentar fazer outra facul. Não adianta só se esforçar para “passar” e ir levando com a barriga. As matérias vão ficando mais avançadas e se perder no básico vai tornar sua vida um inferno.

Eu sei que é difícil. Mas já tive alunos e colegas que começaram com MUITA dificuldade, pensaram em largar o curso, e hoje são excelentes programadores.[/quote]

Como tocou no assunto, o que pensa a respeito de ajudar os colegas de sala com programação? Eu digo isso porque eu ajudo alguns colegas quando me perguntam dúvidas básicas, como estruturas de decisão, repetição, alguns conceitos de POO, mas tenho a sensação de, sinceramente, estar ajudando por nada, porque algumas vezes vão mal na prova e, no final das contas, ainda me pedem os exercícios pra ver como eu fiz pra fazer parecido para entregar no final do ano.

Não sei se é comum na faculdade, se simplesmente não querem aprender a programar e não se interessam, no começo da faculdade o pessoal sempre falava que detestava programar, tanto que a evasão no curso do primeiro semestre pro segundo foi muito alta, pelo fato que acharem que o curso iria tratar só de programação.

[quote=SierraEx][quote=ViniGodoy]Galera, não levem a faculdade nas coxas, especialmente a programação. A faculdade é a preparação para o mercado de trabalho.

Eu sei que é difícil. Mas já tive alunos e colegas que começaram com MUITA dificuldade, pensaram em largar o curso, e hoje são excelentes programadores.[/quote]

Como tocou no assunto, o que pensa a respeito de ajudar os colegas de sala com programação? Eu digo isso porque eu ajudo alguns colegas quando me perguntam dúvidas básicas, como estruturas de decisão, repetição, alguns conceitos de POO, mas tenho a sensação de, sinceramente, estar ajudando por nada, porque algumas vezes vão mal na prova e, no final das contas, ainda me pedem os exercícios pra ver como eu fiz pra fazer parecido para entregar no final do ano.

Não sei se é comum na faculdade, se simplesmente não querem aprender a programar e não se interessam, no começo da faculdade o pessoal sempre falava que detestava programar, tanto que a evasão no curso do primeiro semestre pro segundo foi muito alta, pelo fato que acharem que o curso iria tratar só de programação.
[/quote]

Cara, isso é normal(infelizmente) em todos os cursos superiores. A maioria do pessoal entra na universidade e nem tem a noção do motivo de estar ali, acabam levando tudo nas coxas.

É igual ensino médio, sempre tem aqueles que fazem amizade com quem estuda direito pra se aproveitar. Minha namorada estuda Engenharia Florestal e também reclama muito disso. Ela estuda das 9h até as 17h em casa, e chega na aula pra fazer trabalho em dupla com alguém que não faz o mínimo esforço, acaba carregando o resto do pessoal nas costas.

É comum esse caso, infelizmente…

Eu sempre ajudei colegas com dificuldade. Mas ajudar é ir lá e explicar como faz, não fazer para o cara.

Ao passar exercícios você deixa o cara se encostar, e isso não é ajudá-lo. Se ele não estiver entendendo, vai ser mais um frustrado que acha o curso difícil. E quanto mais desconhecimento ele acumular, pior vai ser para ele a sensação de que não entende nada.

[quote=pluckduck]Oi rafael.cs,

Eu fiz eng comp, entrei na área de TI porque aqui onde moro, basicamente só existem oportunidades nessa área para um engenheiro de computação, estou há 4 anos na TI e para mim está sendo uma péssima experiência,
basicamente percebi que meu perfil é mais acadêmico do que de negócios e para trabalhar com TI você deve gostar de negócios. Quando paro pra lembrar o porquê de eu ter escolhido a engenharia, eu lembro que foi porque eu
queria saber como as coisas funcionam, criar coisas novas etc, e ao longo do tempo percebi que as empresas de TI simplesmente fazem sistemas “mais do mesmo”, coisas repetitivas, quando você começa a reparar vai ver que praticamente não existe inovação, sempre são coisas do tipo, criação de cadastros, geração de relatórios, criação de interfaces, integração com sistemas legados etc… Essas coisas embrulham meu estomago. E o pior é que quando você olha os caras mais velhos, se prestar bem atenção neles, vai perceber que alguns tem no fundo uma insatisfação e que se pudessem voltar atrás não teriam entrado nisso, mas provavelmente perceberam tarde demais para mudar. Eu decidi no ano que vem fazer o mestrado, mas não na área de computação e sim na área de engenharia elétrica, eu adoro matemática e sinto falta disso no meu trabalho. Aproveite que você ainda pode fazer essas mudanças radicais e avalie bem sua trajetória profissional e não tenha medo de mudar seu caminho, muitas vezes nós seguimos um caminho na vida porque alguém ou algo nos colocou nele e achamos que devemos permanecer nessa caminho pra sempre, mas não é bem assim, trabalhe um pouco na área de TI e pense se você vai estar satisfeito com isso no futuro, se achar que não, saia fora o quanto antes.[/quote]

Acho que você não gosta mesmo é do negócio de consultoria. Todo cadastro tem uma envolvido no meio.

[quote=ViniGodoy]Eu sempre ajudei colegas com dificuldade. Mas ajudar é ir lá e explicar como faz, não fazer para o cara.

Ao passar exercícios você deixa o cara se encostar, e isso não é ajudá-lo. Se ele não estiver entendendo, vai ser mais um frustrado que acha o curso difícil. E quanto mais desconhecimento ele acumular, pior vai ser para ele a sensação de que não entende nada.[/quote]

Eu faço assim, o único problema é que passei alguns exercícios.

Mas não passarei mais, se precisar de ajuda, ajudo.

Ressuscitando… rs

Decidiu algo ou continua com dúvida?

Uma coisa que a experiencia de vida do meu pai me ensinou, nunca escolha uma profissão pensando exclusivamente em dinheiro e no mercado de trabalho ou/e por pressão familiar. Meu pai é formado em engenharia mecânica, fez a faculdade por que na época era o BOOM do momento, aliado ao desejo do meu avô de ver o filho cursando uma faculdade tradicional, mas o pai exerceu a profissão uns 5 anos e parou, pois não era o que ele queria, ele queria trabalhar no campo ou ser astrônomo. Concluindo, ele voltou a trabalhar na fazenda do vô e é feliz assim, só se arrepende de não ter investido mais nesta área.

Tu não deve pensar em viver para trabalhar e ganhar dinheiro, trabalho é importante, mas como um meio de se viver feliz.