[quote=SierraEx][quote=ViniGodoy]Galera, não levem a faculdade nas coxas, especialmente a programação. A faculdade é a preparação para o mercado de trabalho.
Não percam seu tempo e dinheiro indo fazer por fazer.
Senão a coisa vai ficar ainda mais difícil e mais desestimulante. Não adianta se enganar.
Programação é o básico do básico do básico, você jamais vai se dar bem na área sem entende-la. Então, ou você senta a bunda na cadeira e estuda de verdade até ela entrar na sua cabeça, ou realmente vai tentar fazer outra facul. Não adianta só se esforçar para “passar” e ir levando com a barriga. As matérias vão ficando mais avançadas e se perder no básico vai tornar sua vida um inferno.
Eu sei que é difícil. Mas já tive alunos e colegas que começaram com MUITA dificuldade, pensaram em largar o curso, e hoje são excelentes programadores.[/quote]
Como tocou no assunto, o que pensa a respeito de ajudar os colegas de sala com programação? Eu digo isso porque eu ajudo alguns colegas quando me perguntam dúvidas básicas, como estruturas de decisão, repetição, alguns conceitos de POO, mas tenho a sensação de, sinceramente, estar ajudando por nada, porque algumas vezes vão mal na prova e, no final das contas, ainda me pedem os exercícios pra ver como eu fiz pra fazer parecido para entregar no final do ano.
Não sei se é comum na faculdade, se simplesmente não querem aprender a programar e não se interessam, no começo da faculdade o pessoal sempre falava que detestava programar, tanto que a evasão no curso do primeiro semestre pro segundo foi muito alta, pelo fato que acharem que o curso iria tratar só de programação.
[/quote]
Cara, isso é normal(infelizmente) em todos os cursos superiores. A maioria do pessoal entra na universidade e nem tem a noção do motivo de estar ali, acabam levando tudo nas coxas.
É igual ensino médio, sempre tem aqueles que fazem amizade com quem estuda direito pra se aproveitar. Minha namorada estuda Engenharia Florestal e também reclama muito disso. Ela estuda das 9h até as 17h em casa, e chega na aula pra fazer trabalho em dupla com alguém que não faz o mínimo esforço, acaba carregando o resto do pessoal nas costas.
É comum esse caso, infelizmente…