[quote=SierraEx][quote=rafael.cs]Não acharia justo o pessoal me ajudando e escrevendo bastante e eu ficar somente na leitura. Levei em consideração tudo que me escreveram e no final vocês tem razão. No momento, como eu disse, não estou tão satisfeito assim com a profissão nem com a graduação (tanto é que estou fazendo duas cadeiras e levando umas nas coxas (lógica de programação)). Já estou na faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas a mais ou menos um ano, por aí, e sabe em quantas disciplinas eu passei até agora? Apenas 1, verdade, pois teve semestre que eu desisti e matérias que eu cancelava no final. Não é uma aula que tu sai dela e sente vontade de pegar um livro pra estudar e te aperfeiçoar, não sei se vocês me entendem. Mas enfim, estou “levando”. Foi como o ViniGodoy disse, não adianta eu sair da informática e ficar em casa pensando o que eu eu poderia escolher da minha vida, já olhei uma imensa lista de cursos da faculdade mas não me ia em nenhuma. Eu admiro muito a informática, o pessoal que programa, sei lá, acho uma profissão demais (códigos e mais códigos), mas na minha época de técnico foi as matérias eu mais tinha dificuldade e as que eu rodei, hoje em dia mesmo não gostando MUITO e não tendo muita facilidade pra coisa, eu estou sendo obrigado a programar, não estou achando tão ruim assim, mas eu me sinto uma péssima pessoa pra aprender a programar, parece que não entra na minha cabeça. Pois bem, vou seguindo assim mesmo, e tenho certeza que vou ficar na informática mesmo, afinal, não me vejo em nenhuma outra área. Não é por que eu estou postando aqui que o caso está finalizado. Como alguns disseram aqui, ainda há pessoas insatisfeitas com sua profissão e que talvez um apoio dê um norte pra essa pessoa. Valeu gurizada, de verdade, me ajudaram bastante.
rafael[/quote]
Também faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sou 2 anos mais novo que você.
Ultimamente, eu também ando frequentando a faculdade meio faltando, meio indo, meio não importando, felizmente não fiquei em nenhuma matéria, algumas vezes por sorte, mas eu gosto de informática, não é igual a criança de 5 anos que diz querer ser bombeiro, mas eu gosto, e quero tirar certificação, só que tem uma coisa que preciso resolver urgente que está me desanimando completamente, não só em faculdade, mas na vida no geral, isso me causa desânimo, mas o seu caso é diferente, o problema parece estar muito mais na indecisão e em alguns aspectos do curso.
É meio difícil eu te dar conselhos até porque sou mais novo que você hehe, mas, acho que você deve fazer igual um colega sugeriu alguns posts atrás, parar 2 dias e pensar, porque TI tem muitas áreas, temos Administradores de Rede, profissionais em Segurança da Informação, Programadores, Engenheiros de Software, enfim, mas e se no fundo você não gostar de TI? Talvez investigando mais a fundo, você descubra o que quer mesmo (ou algo bem próximo…)
Algo que acho bastante interessante também é um profissional que não “entende” somente de sua área, eu sempre imaginei coisas do tipo, por exemplo, um historiador que possui conhecimentos de informática, um biólogo que saiba programar, isso me faz acreditar que posso ser, talvez, mais que “o carinha do TI”, não querendo desmerecer TI, claro.
Tinha uma faculdade particular da minha cidade que possuia cursos desse tipo (não historiador com conhecimentos de informática).
Desculpa se viajei.[/quote]
Nossa pessoal, olha que discussão legal que esse tópico levantou! 
E Sierra, falasse tudo o que eu sonho…
Hoje em dia o mundo só valoriza o cara especializado, aquele que entende tudo do seu ofício, mas ignora e demoniza qualquer coisa que não convêm ao seu ponto de vista. Porém isso está mudando!
A gente está só no segundo estágio da democratização do conhecimento. O primeiro estágio foi o mais negro, onde a elite queria todo mundo burro, justamente pra continuar trabalhando sem questionar…
Hoje em dia, a elite mudou um pouco de idéia, e quer profissionais que sejam especializados mas que tenham um “senso crítico moderado e alta racionalidade” se é que me entendem. Eles querem pessoas com conhecimentos gerais, mas que não exponham suas opiniões…
Acredito que estamos caminhando para um mundo onde a polivalência dos conhecimentos vai ser diferencial. Esse é o mercado dos meus sonhos. Eu gosto muito de programação, mas não consigo me fechar nesse mundo e esquecer de todo o resto. Além de programar gosto de outras áreas da tecnologia, gosto de filosofia e história, gosto de política e procuro sempre estar atualizado na medida do possível sobre estes assuntos que me interessam, sem me alienar a um único propósito…
Por esse motivo tem tanta gente que perde o emprego e não sabe mais o que fazer da vida. Eu com apenas 20 anos tenho muita vivência, já passei por diversos cargos que não tem nada a ver um com o outro, e só agora, 3 anos depois de sair do Ensino Médio é que finalmente estou decidindo minha carreira…
É isso que falta hoje em dia, menos correria e mais filosofia! 
Mas, voltando ao assunto central do tópico, deixo um conselho pra você Rafael. Se você decidir a mudar de área, tenta não ficar parado, eu fiquei 2 meses parado antes de começar na área que estou atualmente, e é horrível. Você começa a pensar um monte de coisa, sua mente começa a te rebaixar, você perde a auto-estima.
O negócio é sempre estar entretido com algo, afinal já diz o ditado “Cabeça vazia, oficina do diabo”…