Uma coisa que gostaria de expor aqui é me situar melhor é sobre a contingência de frameworks que vem e aparecem para serem estudados e depois de testados entender suas facilidades seus recursos quanto suas promessas, ocorre que todavia vem regado ai com uma situação n-propostas para plugar de outros projetos FrameWorks e com tendo como base que estão do Core J2EE/JEE, os mesmos utilizam-se do Projetos Apache Jakarta “esses que são Frameworks não funcionais” , que vão sendo enxugados e otimizados para serem reutilizados em soluções projetáveis ao business logic da aplicação do cliente.
Baseando-se nisso surgem derivações desses como soluções ao desenvolvimento WEB um exemplo seria o Vraptor 2 (utilizando de um Controlador MVC FrameWork) e entre outros que surgiram também e já aparecerem em revistas a JavaMagazine e Mundo Java.Já temos diversos projetos espalhados que estão baseado em Strut2 e Tomcat e nessa arquitetura podendo ser Administradas por Application Service JBoss, ou Application Service WebSphere.
A “implementação segue os requisitos de sistema” agora temos um paradigma perante o que é MVC 2 para outros FrameWorks que estão utilizando MVC para Rails ou Grails, e então temos um desafio a se questionar para onde vamos partir.
Temos ai o desenvolvimento sobre um aspecto de Entidade Relacionamento desenvolvimento a Dados e agora temos Desenvolvimento a Domínio, (Domain Drivern Design).Um artigo que considero bem colocado é Domínio Vs Dados,escrito por Sergio Taborda.
O problema disso tudo é que não vejo um elo comum de arquitetura e não percebo aproveitamento para tal, ou fazer tudo do zero ou aproveitar o legado sistemico usando-o já como uma documentação para reaproveitamento desses requisitos.
Não existe o sentido talvez do que é aquela features ou recurso da engine que vão tratar melhor a legibilidade ao código o que pode-se dizer reuso do código , mas sim a ponte para a nova tecnologia ou a sua destruição.
[color=blue]Será que isso não mais é o Java Corporativo ?[/color] Ou a confirmação do [color=green]Mundo Open Source [/color]em seu maior auge de suas mais variadas transformações.
Seu post é realmente bem interessante, existem varios fatores a se reflexionar sobre como os frameworks evoluem perante as demandas de mercado…
Muitas vezes penso, “nada se cria, tudo se copia!”
E isto se vc for ver, e a mais pura verdade, qtos frameworks derivaram de outros, uma linguagem hibrida como c++ saiu e todos usaram… acredito que as vezes nem pq é bom todos querem, e sim pq a moda dita ou quiz!
Tecnologia e necessidade, mas muitas vezes uma moda dita um rumo. Alguem diz Java e melhor, VB e um lixo, ou XX e o pior… Nao acredito q as vezes programar e importante, mas entender um requisito e poder determinar um simples escopo e mais importante que bits.
Pois no final todos somos usuarios, de computador, de um sistema de saude, como pagador de contas num banco… Cadastro sobre cadastros, o poder da informaçao dita o rumo de um país!
QUEM TEM INFORMAÇAO, TEM O PODER DE MANDAR!! :twisted:
Seu post é realmente bem interessante, existem varios fatores a se reflexionar sobre como os frameworks evoluem perante as demandas de mercado…
[/quote]
Fiz uma observação e tive em um post aqui e ficou por uma resposta anonima bem colocada e já esperada Faz uma análise sobre os FrameWorks principais
[quote]
Muitas vezes penso, “nada se cria, tudo se copia!”
E isto se vc for ver, e a mais pura verdade, qtos frameworks derivaram de outros, uma linguagem hibrida como c++ saiu e todos usaram… acredito que as vezes nem pq é bom todos querem, e sim pq a moda dita ou quiz! :)[/quote]
Cada tecnologia tem a sua responsabilidade pela plataforma envolvida, a linguagem é o recurso que transforma isso em produtividade, mas o que ocorre é o efeito design “você utiliza Phyton plugar serviços”, por ser uma linguagem modular, mas se for fazer isso em uma linguagem que não produza esse estilo de desenvolvimento você cai no inferno de ter que ter maior depencia ao desenvolvimento pela Arquitetura, isso já vem acontecendo com Java J2EE, Grovvy é script mas é especificação da Plataforma J2EE/JEE, a intersecção disso vem pelas engines JPython, JRuby…etc…
Requisitos é o que manda em um projeto de software, é a vontade do seu cliente a tecnologia é a venda pela consultoria.
[quote]
Pois no final todos somos usuarios, de computador, de um sistema de saude, como pagador de contas num banco… Cadastro sobre cadastros, o poder da informaçao dita o rumo de um país! QUEM TEM INFORMAÇAO, TEM O PODER DE MANDAR!! :twisted:
EHEHE[/quote]
Pensa assim “Diz o seu gerente. - Ei pessoal temos 5 Milhões de reais é um sinal do cliente para a primeira fase do projeto”,
Se a informação não for conciliada pela a equipe do projeto “isso vira de 5 milhões para 5 centavos”, e estão todos na rua no final do mês
Acredito que um framework para ser mais produtivo, deveria possuir recursos relacionados a persistência de dados, bibliotecas ajax, componentes para a camada de visão (UI), bibliotecas para validação do input do usuário, entre outros.
Caso existisse um framework com tais características, facilitaria muito o processo de aprendisagem e a produtividade do desnvolvedor.
Acredito que o caos gera dinheiro, trabalhar em um projeto zoado, tudo baleado, codigo so dando erro é o melhor.
Ainda mais quando ganhamos por hora extra, e nao adianta negarem, pois o que o ser humano quer é dinheiro na conta!
Vemos os EUA soltando uma bomba no Iraque, dizendo terrorismo é ruim, quando na verdade querem e o petroleo.
Qtas vezes vemos um gerente de uma empresa ganhar um dinheiro por fora, pq contratou aquela consultoria X, e estava botando mais gente alocada na empresa e mamando sobre cada hum X% percentual.
E a vida, nao adianta negar que nunca viu isso! Pois ai seria uma outra mentira…
O mercado de TI pode ser bonito, com ohh aquela tecnologia, ohh aquele framework… mas o que sera que aqueles CEOS ou diretores estao pensando? dinheiro x dinheiro!Sera que vai sobrar algum pra mim fora meu salario?
Muitas vezes pensamos nossa este codigo lindo, rapido, usa o melhor framework… meu chefe vai adorar!
Ai so no pensamento do chefe, tomara que de mais pau, pois ai vou ganhar mais dinheiro sobre esse programador via consultoria… !
O mundo capitalista é uma imensa jogatina, que muitos tentam dizer q nao existe!
:twisted:
[quote=Marcio_Nogueira]Acredito que um framework para ser mais produtivo, deveria possuir recursos relacionados a persistência de dados, bibliotecas ajax, componentes para a camada de visão (UI), bibliotecas para validação do input do usuário, entre outros.
Caso existisse um framework com tais características, facilitaria muito o processo de aprendisagem e a produtividade do desnvolvedor. [/quote]
FrameWork é estratégico pela a sua organização ou que desenvolve em vista tais requisitos de sistemas se adequem a terminado MVC FrameWork ou não, SwingBean lida com XML mas lida com MXML ?, isso são efeitos pelo o que propõe e cabe a decisão ao projeto a se adotar.
[quote=joaosiqueira]Marcio Duran,
Acredito que o caos gera dinheiro, trabalhar em um projeto zoado, tudo baleado, codigo so dando erro é o melhor.
Ainda mais quando ganhamos por hora extra, e nao adianta negarem, pois o que o ser humano quer é dinheiro na conta![/quote]
Bem, a crise financeira apareceu do nada nos EUA, e ai tem agora a Russia mandando sua resposta sobre o corte do Gás para a Europa, a 3ºGuerra Mundial já começou ou já vem dando seus recados para o Mundo, a Palestina e Israel são nações religiosas e tem a Guerra como Deus.
[quote]
Vemos os EUA soltando uma bomba no Iraque, dizendo terrorismo é ruim, quando na verdade querem e o petroleo.
Qtas vezes vemos um gerente de uma empresa ganhar um dinheiro por fora, pq contratou aquela consultoria X, e estava botando mais gente alocada na empresa e mamando sobre cada hum X% percentual.
E a vida, nao adianta negar que nunca viu isso! Pois ai seria uma outra mentira…[/quote]
A sociedade prepara o crime e o criminoso o comete “basta você não ser pego como criminoso é seja feliz”, essa novela é antiga assim como a profissão das prostitutas.
[quote]
O mercado de TI pode ser bonito, com ohh aquela tecnologia, ohh aquele framework… mas o que sera que aqueles CEOS ou diretores estao pensando? dinheiro x dinheiro!Sera que vai sobrar algum pra mim fora meu salario?
Muitas vezes pensamos nossa este codigo lindo, rapido, usa o melhor framework… meu chefe vai adorar!
Ai so no pensamento do chefe, tomara que de mais pau, pois ai vou ganhar mais dinheiro sobre esse programador via consultoria… ! O mundo capitalista é uma imensa jogatina, que muitos tentam dizer q nao existe![/quote]
O Mundo é Hacker “Ninguém é inocente mas todos se calam”
[quote=joaosiqueira]Gostei dessa frase, ela resume como o GUJ atua no mercado de TI.
rs!!! :shock: [/quote]
O GUJ é uma comunidade não é uma pessoa[size=18] ; )[/size]
Já são as novas definições da nova regra gramatical?
O pior mesmo foi eu ter perdido meu tempo pra ler essa baboseira. Além do alge da nuança e da falta de pontuação correta em muitos pontos com idéias espalhadas ao vento e quem quiser ler que se vire, :lol: qual o objetivo de saber como se estuda implementação para projetos Open Source?
Já são as novas definições da nova regra gramatical?
O pior mesmo foi eu ter perdido meu tempo pra ler essa baboseira. Além do alge da nuança e da falta de pontuação correta em muitos pontos com idéias espalhadas ao vento e quem quiser ler que se vire, :lol: qual o objetivo de saber como se estuda implementação para projetos Open Source?[/quote]
É aquela velha história da teoria geral de sistemas em que os sistemas caminham ao declíneo. Acredito que todos os sistemas serão destruidos ao longo do tempo, caminhando para a morte natrual e novas formas de re-uso e features se estabelecerão no mercado onde o mundo hacker predomina.
[quote=dohko]
É aquela velha história da teoria geral de sistemas em que os sistemas caminham ao declíneo. Acredito que todos os sistemas serão destruídos ao longo do tempo, caminhando para a morte natural e novas formas de re-uso e features se estabelecerão no mercado onde o mundo hacker predomina.[/quote]
Essa observação tem um fundo de verdade, entretanto a Guerra Cibernética já começou não existe um demanda real de projetos e muitos dos que estão nas empresas hoje são negociados pedaço por pedaço dessa implementações de forma surreal de seus processos e requisitos que desejam migrar. E vem outra pergunta qualidade de Software agrega valor ?