Como você responderia essa pergunta

Pessoal, como alguns de vcs leram nesse meu tópico ( http://guj.com.br/java/287108-duvida-de-como-descrever-conhecimentos-no-curriculo ) comecei a procurar por oportunidades para iniciar minha carreira como programador Java.

Já comecei a ter retorno dos currículos enviados. Hoje por e-mail recebi a reposta de uma vaga para programador Jr e perguntaram-me se conheço Struts 2. Comecei estudar Java para Web a partir da apostila FJ-21 da Caelum e fiquei a maior parte do meu tempo estudando Spring MVC e VRaptor e são esses os framewokrs que estão no meu currículo, não cheguei a ver como funciona o Struts apesar de ter uma parte da apostila que mostra como montar um CRUD básico.

Não quero responder simplesmente não conheço, pois tenho condições de correr atrás para aprender, fazendo curso ou por livros, apostilas, tutorials, etc…

Algum sugestão para responder essa pergunta de uma forma não negativa?

Responda sempre a verdade, responda algo do tipo: tenho condições de correr atrás para aprender, fazendo curso ou por livros, apostilas, tutorials, etc…

Eles sabem que vc ta querendo entrar como iniciante, eles ñ vão te exigir coisas avançadas.

Eu nunca tive vergonha de falar: “não sei, mas isso não é problema.”

[quote=Hebert Coelho]Responda sempre a verdade, responda algo do tipo: tenho condições de correr atrás para aprender, fazendo curso ou por livros, apostilas, tutorials, etc…

Eles sabem que vc ta querendo entrar como iniciante, eles ñ vão te exigir coisas avançadas.

Eu nunca tive vergonha de falar: “não sei, mas isso não é problema.”[/quote]

Obrigado pela ajuda.

[quote=Hebert Coelho]Responda sempre a verdade, responda algo do tipo: tenho condições de correr atrás para aprender, fazendo curso ou por livros, apostilas, tutorials, etc…

Eles sabem que vc ta querendo entrar como iniciante, eles ñ vão te exigir coisas avançadas.

Eu nunca tive vergonha de falar: “não sei, mas isso não é problema.”[/quote]

Ótima resposta e conselho que vou guardar para mim também!

pergunta se eles sabem a diferença entre jr, pl e sr :slight_smile:
brincadeira… faça como os colegas disseram, seja sincero

[quote=rogeriopaguilar]pergunta se eles sabem a diferença entre jr, pl e sr :slight_smile:
brincadeira… faça como os colegas disseram, seja sincero[/quote]

Tem perguntas piores amigo. Numa vaga de estágio perguntaram se eu tinha carro.

[quote=norbAns][quote=rogeriopaguilar]pergunta se eles sabem a diferença entre jr, pl e sr :slight_smile:
brincadeira… faça como os colegas disseram, seja sincero[/quote]

Tem perguntas piores amigo. Numa vaga de estágio perguntaram se eu tinha carro.[/quote]

Huahuahuahuahuha, putz ri muito agora, é cada uma que aparece não é meu camarada! Só dá maluco nesse mundo!

[quote=brunoeac][quote=Hebert Coelho]Responda sempre a verdade, responda algo do tipo: tenho condições de correr atrás para aprender, fazendo curso ou por livros, apostilas, tutorials, etc…

Eles sabem que vc ta querendo entrar como iniciante, eles ñ vão te exigir coisas avançadas.

Eu nunca tive vergonha de falar: “não sei, mas isso não é problema.”[/quote]

Ótima resposta e conselho que vou guardar para mim também![/quote]E eu falo né zuando não.

Acabei de trocar de trampo e na entrevista eles perguntaram, já trabalhou com Spring? Sabe como funciona?

Respondi um “Não, mas eu entendo do conceito de transação e escopo de um objeto. Basta ver algum exemplo que eu me viro.”

A vaga é pra sênior e eu mandei um nunca trabalhei e não sei mas isso não é problema pra mim. [=

To lá e a vaga é minha, to ganhando pra aprender spring! \o/ A melhor coisa é honestidade.

Tem empresa que não se importa em ver que o cara não sabe e é esforçado do que ver um que fala que sabe e chega na hora do vamos ver e “arreia”.

Já aqui onde comecei foi o contrário…

No primeiro dia o gestor dos estagiários perguntou se todo mundo sabia o que era um mouse e um teclado e se sabiam navegar na internet…

:lol:

Me senti na aula de computação do pré-escolar…

:roll:

[quote=Ruttmann]Já aqui onde comecei foi o contrário…

No primeiro dia o gestor dos estagiários perguntou se todo mundo sabia o que era um mouse e um teclado e se sabiam navegar na internet…

:lol:

Me senti na aula de computação do pré-escolar…

:roll: [/quote]O loco! O.o

[quote=Hebert Coelho][quote=Ruttmann]Já aqui onde comecei foi o contrário…

No primeiro dia o gestor dos estagiários perguntou se todo mundo sabia o que era um mouse e um teclado e se sabiam navegar na internet…

:lol:

Me senti na aula de computação do pré-escolar…

:roll: [/quote]O loco! O.o[/quote]

O loco mesmo.

Comigo entraram mais uns 10 estagiários de uma vez, alguns pra Java e outros pra C#. Viemos todos de uma escola técnica, a gente fez um curso intensivo financiado por algumas empresas de TI da região…

Aí o cara vem e pergunta esse tipo de coisa pra mim…

:lol:

A primeira coisa que você(s) precisa(m) entender é que ninguém sabe tudo.
Steve Jobs sabia tudo? Nem o Bill Gates saberia programar para o Windows 8 hoje. Talvez o Linus Torvalds conseguisse criar uma parte do atual kernel do Linux, mas, ainda assim, ele não sabe tudo.
Com a infinidade de frameworks que java possui, digo que é totalmente impossível saber todos quando se está começando. Eu mesmo, tenho uns 4 anos de experiência em java e o que sei é apenas um pouco de Struts 1, Struts 2, JSF 1.2 e JSF 2, EJB 3.1 (apenas), um mínimo de Hibernate, um mínimo de Spring Framework (nada de MVC nem security). JBoss Seam, nunca vi mais gordo.

Um mito que se tem sobre vagas de emprego é a de que você deve atender em 100% (ou 110%) o que se pede, quando, na verdade, isso é bem raro de acontecer. Não tenho estatísticas (e isso seria quase impossível) de qual o percentual de vagas onde o candidato cai como uma luva e aquelas em que se contrata o “menos pior”. Mas sei que a proporção deve ser na casa de 30/70 ou pior ainda (pior no sentido do “não era o que a gente esperava, mas pode dar certo”).
É como um namoro, você procura a pessoa certa (japonesa, de olhos verdes, seios fartos, coxas grossas, sarada, que curta anime, filmes de luta, MMA e burger king), mas, acaba ficando com alguém totalmente diferente (loira, olhos castanhos, seios pequenos, que odeia MMA e não gosta de burger king porque engorda).

Outro ponto, dizer “não sei” é mais inteligente e menos preocupante que tentar enrolar (se você não percebeu, tem um link para um texto do prof. Marins nas palavras não sei). Mas, como no texto do link, existem diferentes não sei. Tem o sensato “não sei, mas posso aprender” e o indesejado “não sei”. Dependendo de qual você utilizar, pode ser que você passe do suporte técnico para o desenvolvimento (true history).

E apenas complementando o que o Hebert disse, para a empresa não importa se você domina algo ou não, o que conta é se você é capaz de resolver problemas, sem gerar mais. Sabe os filmes da série Duro de Matar ou mesmo Máquina Mortífera? Então, será que se você conseguir resolver aquele bug que está há 5 anos na empresa, ao custo de reconstruir toda a base de dados vai ser interessante? “Ah, mas eu corrigi o bug que havia desde a implantação do sistema”. Sim, mas o sistema não existe mais, pois você precisou dropar todas as tabelas. E aí?
Não saber não é vergonha. É, segundo o que se fala de Aristóteles (pai da filosofia moderna), o primeiro passo para o aprendizado. É preciso reconhecer a própria ignorância sobre algo, para permitir-se aprender algo.

[quote=drsmachado]A primeira coisa que você(s) precisa(m) entender é que ninguém sabe tudo.
Steve Jobs sabia tudo? Nem o Bill Gates saberia programar para o Windows 8 hoje. Talvez o Linus Torvalds conseguisse criar uma parte do atual kernel do Linux, mas, ainda assim, ele não sabe tudo.
Com a infinidade de frameworks que java possui, digo que é totalmente impossível saber todos quando se está começando. Eu mesmo, tenho uns 4 anos de experiência em java e o que sei é apenas um pouco de Struts 1, Struts 2, JSF 1.2 e JSF 2, EJB 3.1 (apenas), um mínimo de Hibernate, um mínimo de Spring Framework (nada de MVC nem security). JBoss Seam, nunca vi mais gordo.

Um mito que se tem sobre vagas de emprego é a de que você deve atender em 100% (ou 110%) o que se pede, quando, na verdade, isso é bem raro de acontecer. Não tenho estatísticas (e isso seria quase impossível) de qual o percentual de vagas onde o candidato cai como uma luva e aquelas em que se contrata o “menos pior”. Mas sei que a proporção deve ser na casa de 30/70 ou pior ainda (pior no sentido do “não era o que a gente esperava, mas pode dar certo”).
É como um namoro, você procura a pessoa certa (japonesa, de olhos verdes, seios fartos, coxas grossas, sarada, que curta anime, filmes de luta, MMA e burger king), mas, acaba ficando com alguém totalmente diferente (loira, olhos castanhos, seios pequenos, que odeia MMA e não gosta de burger king porque engorda).

Outro ponto, dizer “não sei” é mais inteligente e menos preocupante que tentar enrolar (se você não percebeu, tem um link para um texto do prof. Marins nas palavras não sei). Mas, como no texto do link, existem diferentes não sei. Tem o sensato “não sei, mas posso aprender” e o indesejado “não sei”. Dependendo de qual você utilizar, pode ser que você passe do suporte técnico para o desenvolvimento (true history).

E apenas complementando o que o Hebert disse, para a empresa não importa se você domina algo ou não, o que conta é se você é capaz de resolver problemas, sem gerar mais. Sabe os filmes da série Duro de Matar ou mesmo Máquina Mortífera? Então, será que se você conseguir resolver aquele bug que está há 5 anos na empresa, ao custo de reconstruir toda a base de dados vai ser interessante? “Ah, mas eu corrigi o bug que havia desde a implantação do sistema”. Sim, mas o sistema não existe mais, pois você precisou dropar todas as tabelas. E aí?
Não saber não é vergonha. É, segundo o que se fala de Aristóteles (pai da filosofia moderna), o primeiro passo para o aprendizado. É preciso reconhecer a própria ignorância sobre algo, para permitir-se aprender algo.[/quote]

Realmente, hoje em dia a maioria do pessoal vem aqui perguntar quais frameworks é bom aprender, sendo que o mais correto seria eles perguntarem isso para as empresas que desejam trabalhar…

Eu sou estagiário desde Agosto. Entrei aqui e comecei a estudar JSF, Spring, EJB e um monte de coisa. E sabe o que me pediram pra estudar?

Struts 1, Tiles, JSP e Spring no que tange IoC. É uma coisa meio louca, só trabalham com frameworks mais antigos aqui, mas é o que tá dando certo no momento pra empresa.

O pessoal acha que só porque leu em 3 ou 4 blogs de tecnologia umas matérias cheias de hype sobre as últimas tacadas no mundo dos frameworks Java, pensa que as empresas usam isso…

E geralmente as empresas usam somente algumas funcionalidades de determinados frameworks, são alguns poucos casos em que se usa tudo o que um framework pode oferecer, 100% das suas especificações…

O pessoal fica tão desesperado por dominar um framework e esquece que o caminho pode ser bem mais fácil… :roll:

[quote=Hebert Coelho][quote=brunoeac][quote=Hebert Coelho]Responda sempre a verdade, responda algo do tipo: tenho condições de correr atrás para aprender, fazendo curso ou por livros, apostilas, tutorials, etc…

Eles sabem que vc ta querendo entrar como iniciante, eles ñ vão te exigir coisas avançadas.

Eu nunca tive vergonha de falar: “não sei, mas isso não é problema.”[/quote]

Ótima resposta e conselho que vou guardar para mim também![/quote]E eu falo né zuando não.

Acabei de trocar de trampo e na entrevista eles perguntaram, já trabalhou com Spring? Sabe como funciona?

Respondi um “Não, mas eu entendo do conceito de transação e escopo de um objeto. Basta ver algum exemplo que eu me viro.”

A vaga é pra sênior e eu mandei um nunca trabalhei e não sei mas isso não é problema pra mim. [=

To lá e a vaga é minha, to ganhando pra aprender spring! \o/ A melhor coisa é honestidade.

Tem empresa que não se importa em ver que o cara não sabe e é esforçado do que ver um que fala que sabe e chega na hora do vamos ver e “arreia”.[/quote]

É por isso que eu sempre falo que dominar conceitos é mais importante do que dominar frameworks. É claro que para quem está começando é importante aprender pelo menos 1 ou 2 dos mais usados para conseguir a 1a vaga. Depois disso, acho que não tem tanto ganho. Sabendo os conceitos, aprender framework X ou Y é muito mais tranquilo, até mesmo porque, por mais experiência que se tenha, ao mudar de emprego você vai precisar de pelo menos alguns dias até se adaptar ao padrões e sistemas da nova empresa.

No seu caso por exemplo, ao invés de mentir sobre o Struts você pode dizer “Olha, não conheço o Struts 2, mas conheço o VRaptor que também é action-based, além do padrão MVC”.

dá uma ligada antes de fazer cagada!

http://www.guj.com.br/java/208284-as-mentiras-mais-contadas-no-curriculo-show

leia!

[quote=Hebert Coelho][quote=brunoeac][quote=Hebert Coelho]Responda sempre a verdade, responda algo do tipo: tenho condições de correr atrás para aprender, fazendo curso ou por livros, apostilas, tutorials, etc…

Eles sabem que vc ta querendo entrar como iniciante, eles ñ vão te exigir coisas avançadas.

Eu nunca tive vergonha de falar: “não sei, mas isso não é problema.”[/quote]

Ótima resposta e conselho que vou guardar para mim também![/quote]E eu falo né zuando não.

Acabei de trocar de trampo e na entrevista eles perguntaram, já trabalhou com Spring? Sabe como funciona?

Respondi um “Não, mas eu entendo do conceito de transação e escopo de um objeto. Basta ver algum exemplo que eu me viro.”

A vaga é pra sênior e eu mandei um nunca trabalhei e não sei mas isso não é problema pra mim. [=

To lá e a vaga é minha, to ganhando pra aprender spring! \o/ A melhor coisa é honestidade.

Tem empresa que não se importa em ver que o cara não sabe e é esforçado do que ver um que fala que sabe e chega na hora do vamos ver e “arreia”.[/quote]

Chefia, eu não falei ironicamente não, longe disso e se pareceu me perdoe! Eu realmente achei sua resposta e conselho ótimas e também farei a mesma coisa se um dia ocorrer algo semelhante comigo! Obrigado mesmo!

[quote=brunoeac][quote=Hebert Coelho][quote=brunoeac][quote=Hebert Coelho]Responda sempre a verdade, responda algo do tipo: tenho condições de correr atrás para aprender, fazendo curso ou por livros, apostilas, tutorials, etc…

Eles sabem que vc ta querendo entrar como iniciante, eles ñ vão te exigir coisas avançadas.

Eu nunca tive vergonha de falar: “não sei, mas isso não é problema.”[/quote]

Ótima resposta e conselho que vou guardar para mim também![/quote]E eu falo né zuando não.

Acabei de trocar de trampo e na entrevista eles perguntaram, já trabalhou com Spring? Sabe como funciona?

Respondi um “Não, mas eu entendo do conceito de transação e escopo de um objeto. Basta ver algum exemplo que eu me viro.”

A vaga é pra sênior e eu mandei um nunca trabalhei e não sei mas isso não é problema pra mim. [=

To lá e a vaga é minha, to ganhando pra aprender spring! \o/ A melhor coisa é honestidade.

Tem empresa que não se importa em ver que o cara não sabe e é esforçado do que ver um que fala que sabe e chega na hora do vamos ver e “arreia”.[/quote]

Chefia, eu não falei ironicamente não, longe disso e se pareceu me perdoe! Eu realmente achei sua resposta e conselho ótimas e também farei a mesma coisa se um dia ocorrer algo semelhante comigo! Obrigado mesmo![/quote]A não, relaxa, relendo aqui o q eu escrevi deu a idéia. A frase “E eu falo né zuando não.” eu costumo usar apenas para afirmar mais ainda!
sou meio pá virada! :lol: :lol: :lol:

[quote=Hebert Coelho][quote=brunoeac][quote=Hebert Coelho][quote=brunoeac][quote=Hebert Coelho]Responda sempre a verdade, responda algo do tipo: tenho condições de correr atrás para aprender, fazendo curso ou por livros, apostilas, tutorials, etc…

Eles sabem que vc ta querendo entrar como iniciante, eles ñ vão te exigir coisas avançadas.

Eu nunca tive vergonha de falar: “não sei, mas isso não é problema.”[/quote]

Ótima resposta e conselho que vou guardar para mim também![/quote]E eu falo né zuando não.

Acabei de trocar de trampo e na entrevista eles perguntaram, já trabalhou com Spring? Sabe como funciona?

Respondi um “Não, mas eu entendo do conceito de transação e escopo de um objeto. Basta ver algum exemplo que eu me viro.”

A vaga é pra sênior e eu mandei um nunca trabalhei e não sei mas isso não é problema pra mim. [=

To lá e a vaga é minha, to ganhando pra aprender spring! \o/ A melhor coisa é honestidade.

Tem empresa que não se importa em ver que o cara não sabe e é esforçado do que ver um que fala que sabe e chega na hora do vamos ver e “arreia”.[/quote]

Chefia, eu não falei ironicamente não, longe disso e se pareceu me perdoe! Eu realmente achei sua resposta e conselho ótimas e também farei a mesma coisa se um dia ocorrer algo semelhante comigo! Obrigado mesmo![/quote]A não, relaxa, relendo aqui o q eu escrevi deu a idéia. A frase “E eu falo né zuando não.” eu costumo usar apenas para afirmar mais ainda!
sou meio pá virada! :lol: :lol: :lol: [/quote]

Beleza então chefia, valeu aí!

[quote=rmendes08]
No seu caso por exemplo, ao invés de mentir sobre o Struts você pode dizer “Olha, não conheço o Struts 2, mas conheço o VRaptor que também é action-based, além do padrão MVC”.[/quote]

Minha resposta foi parecida com sua sugestão :slight_smile:

[quote=drsmachado]A primeira coisa que você(s) precisa(m) entender é que ninguém sabe tudo.
Steve Jobs sabia tudo? Nem o Bill Gates saberia programar para o Windows 8 hoje. Talvez o Linus Torvalds conseguisse criar uma parte do atual kernel do Linux, mas, ainda assim, ele não sabe tudo.
Com a infinidade de frameworks que java possui, digo que é totalmente impossível saber todos quando se está começando. Eu mesmo, tenho uns 4 anos de experiência em java e o que sei é apenas um pouco de Struts 1, Struts 2, JSF 1.2 e JSF 2, EJB 3.1 (apenas), um mínimo de Hibernate, um mínimo de Spring Framework (nada de MVC nem security). JBoss Seam, nunca vi mais gordo.

Um mito que se tem sobre vagas de emprego é a de que você deve atender em 100% (ou 110%) o que se pede, quando, na verdade, isso é bem raro de acontecer. Não tenho estatísticas (e isso seria quase impossível) de qual o percentual de vagas onde o candidato cai como uma luva e aquelas em que se contrata o “menos pior”. Mas sei que a proporção deve ser na casa de 30/70 ou pior ainda (pior no sentido do “não era o que a gente esperava, mas pode dar certo”).
É como um namoro, você procura a pessoa certa (japonesa, de olhos verdes, seios fartos, coxas grossas, sarada, que curta anime, filmes de luta, MMA e burger king), mas, acaba ficando com alguém totalmente diferente (loira, olhos castanhos, seios pequenos, que odeia MMA e não gosta de burger king porque engorda).

Outro ponto, dizer “não sei” é mais inteligente e menos preocupante que tentar enrolar (se você não percebeu, tem um link para um texto do prof. Marins nas palavras não sei). Mas, como no texto do link, existem diferentes não sei. Tem o sensato “não sei, mas posso aprender” e o indesejado “não sei”. Dependendo de qual você utilizar, pode ser que você passe do suporte técnico para o desenvolvimento (true history).

E apenas complementando o que o Hebert disse, para a empresa não importa se você domina algo ou não, o que conta é se você é capaz de resolver problemas, sem gerar mais. Sabe os filmes da série Duro de Matar ou mesmo Máquina Mortífera? Então, será que se você conseguir resolver aquele bug que está há 5 anos na empresa, ao custo de reconstruir toda a base de dados vai ser interessante? “Ah, mas eu corrigi o bug que havia desde a implantação do sistema”. Sim, mas o sistema não existe mais, pois você precisou dropar todas as tabelas. E aí?
Não saber não é vergonha. É, segundo o que se fala de Aristóteles (pai da filosofia moderna), o primeiro passo para o aprendizado. É preciso reconhecer a própria ignorância sobre algo, para permitir-se aprender algo.[/quote]

drsmachado, obrigado pela grande observação.