Pessoal
Como eu consigo comparar datas, as datas são String. Quero comparar se a data de vencimento é anterior ou igual à data de pagamento, se positivo não ocorrerá multa, caso contrário, ocorrerá a multa.
:tosco:
Por favor, me ajudem!
Pessoal
Como eu consigo comparar datas, as datas são String. Quero comparar se a data de vencimento é anterior ou igual à data de pagamento, se positivo não ocorrerá multa, caso contrário, ocorrerá a multa.
:tosco:
Por favor, me ajudem!
Carla… String não é a classe apropriada para isso. O correto é que voce converta isso para o tipo java.util.Date.
Veja este método.
public Date stringToDate(String data1) {
SimpleDateFormat f = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy");
f.setLenient(false);
java.util.Date d1 = null;
try {
d1 = f.parse(data1);
} catch (ParseException e) {}
return d1;
}
Ele funciona para String com datas no formato dd/MM/aaaa.
Já para saber qual data é maior, use o metodo getTimeMillis(), vai te retornar um long, que contém os milisegundos dessa data, assim, basta comparar qual long é maior.
Espero que tenha ajudado
Agradeço pela ajuda. mas vc poderia me dizer como eu utilizo o método getTimeMillis e depois o que eu utilizo para comparar as datas??? Eu já transformei as 2 datas de String para Date, agora falta compará-las…
Este método pertence a classe java.util.Date. Dessa forma, basta fazer:
long miliData1 = data1.getTimeMillis();
long miliData2 = data2.getTimeMillis();
Agora, para comparar as datas, use um if
if( data1 > data2 )
//a data1 é maior
else
//a data2 é maior
Certo?
Agradeço mais uma vez, mas continuo com problemas…
Quando eu tento converter as datas como o getTimeMillis, o sistema dá erro não reconhecendo esse método… Já importei o java.util.Date, tenho que importar mais alguma coisa??? Ou o netbeans não aceita esse método?
:?:
Desculpe Carla, O método é getTime() apenas…
Ainda sobre seu posts, há dois pontos interessantes.
No netbeans, se você digitar o nome da sua variavel/atributo seguido de um ponto (.), o netbeans te da uma lista de método que voce pode chamar a partir dessa variavel. Teste isso com sua variavel do tipo Date, que verá o método getTime nessa lista. Ele ainda te diz o que esse método retorna, neste caso long, e uma descrição sobre a funcao do metodo.
Outro ponto, não existe “o netbeans não aceita”. Se não funciona um método qualquer, o problema não é o netbeans.
É isso… boa sorte!
Poxa, valeu pela dica!