Comparação Delphi x Java com embasamento tecnico

Boa noite pessoa, estou tentando convencer meu chefe a apoiar a migração dos sistema da empresa de delphi para java, mas como ele foi programador clipper fika difícil argumentar…ele simplesmente ñ entende…rsrss

C alguém puder me indicar um estudo comparativo (alguma publicação, matéria, trabalho, etc) entre o Delphi e o Java pontuando vantagens e desvantagens eu agradeço…

vlew!

[quote=igorthurler]Boa noite pessoa, estou tentando convencer meu chefe a apoiar a migração dos sistema da empresa de delphi para java, mas como ele foi programador clipper fika difícil argumentar…ele simplesmente ñ entende…rsrss

C alguém puder me indicar um estudo comparativo (alguma publicação, matéria, trabalho, etc) entre o Delphi e o Java pontuando vantagens e desvantagens eu agradeço…

vlew![/quote]

Por que voce quer mudar algo que esta funcionando, que esta em producao e que atende as necessidades dos clientes?

Essa historia de migrar de uma linguagem pra outra nao existe, voce vai ter que fazer tudo de novo. Aí fica pergunta: Qual a necessidade de fazer algo que ja existe? De gastar dinheiro, e muito, pra desenvolver um produto que voce ja tem?

Nao que eu seja contra o desenvolvimento de um software novo baseado em um antigo, muitas vezes é necessário. Voce precisa analisar se no seu caso é.

igorthurler, como já foi falado, se realmente for o seu caso de ter que migrar uma aplicação que já está funcionando. Creio que a principal vantagem ( e motivo para a migração ) seria a portabilidade.
Pois o codigo em java poderia ser executado em terminais rodando diveros S.O ( win, lin, mac, *nix ) enquanto que o delphi não. Java tem uma ampla conectividade com bancos de dados ( não que o delphi não tenha, nem sei dizer na verdade ). Mas só reforçando, recodar um projeto todinho em uma nova linguagem é algo a se fazer em ultima instancia, vai ser algo muito dispendioso em todos os sentidos ( tempo, dinheiro, mao de obra, etc ), analise bem sua situação.

Valeu

[quote=lokidarkeden]Creio que a principal vantagem ( e motivo para a migração ) seria a portabilidade.
[/quote]

até nos programadores Java não acreditamos totalmente nisso

O free pascal é multiplataforma. Se você compilar com o lazarus seu software pode rodar em um linux. Não existe razão nenhuma para migrar o sistema.

cara, primeiro como citado acima vc temque ter um motivo pra mimgrar,EX:

Qual a necessidade da aplicação que vc precisa que o Delphi não atende, saca?

Mais intependente disso uma vantagem do Java encima do delphi(Claro isso depende da arquitetura, codificação do sistemas) é a reutilização e manutenção da sua aplicação.

ou seja se tiver uma equipe com um bom conhecimento e projetor um sistema bem OO, este se sistema vai ter bem menas manutenção do que um sistema em Delphi…
DEPENDENDO o mesmo sistema em delphi o cara precisa de 20 cara pra dar manutenção enquanto em JAVA apenas 10;

VEJA BEM ISTO DEPENDE MUITO DE VARIOS FATORES.

Aqui estamos migrando de Delphi pra Java. Aliás, meus três ultimos empregos foram de migração. hehehhe
No nosso caso, houveram os seguintes pontos:

1 - Além da portabilidade maior, o Java consegue ser muito mais escalável que o Delphi. Fora que se você precisar programar pra web, o Delphi é muito fraco nessa área.

2 - Outro fator, é a manutenção, quando precisa alterar alguma tecnologia no Delphi é bem mais braçal e complicado do que quando está utilizando Java. É até possível desenvolver em Delphi pensando nisso, mas daí você perde toda a produtividade da ferramenta, então raramente um programa legado o faz.

3 - Escassez de profissionais em Delphi, que já migraram pra .NET e Java. Dependendo da região que você mora, isso pode ser crítico se um funcionário chave seu resolver sair.

4 - Padronização da tecnologia: hoje a maioria dos softwares que adquirimos são em Java, ficar com duas tecnologias gera custos adicionais pra empresa. E a integração entre elas é mais difícil, não que seja impossível.

Em favor do Delphi, ele é a melhor IDE, muito produtivo e que gera um código desktop bastante rápido. Me admira o Java há tanto tempo no mercado e não possuir um IDE do mesmo nível com o mesmo nível de controle. Hoje acredito que o Swing não foi projetado pra usar um ambiente RAD.

Tchê,

Como nos outros post, só se tu tens realmente alguma necessidade que a linguagem Object Pascal não te atenda migre (Acho muito díficil existir). Trabalho à mais de 10 anos com a linguagem e acho ela incrível não trocaria se não fosse por causa das oportunidades de trabalho que pagam melhor em java do que em Object Pascal. Tanto que hoje trabalho na empresa que temos sistemas legados com Object Pascal e sistemas novos feitos em java e quando mostro um código em Object Pascal para o meu chefe ele não acredita que era possível desenvolver dessa maneira em Object Pascal (e algumas vezes ele comenta comigo se o sistema tivesse sido construído usando as técnicas que usamos em java hoje em Object Pascal não precisarimos migrar de linguagem).

Acredito muito que o maior problema da linguagem foi que deixou tudo muito fácil para os programadores fazerem POG, não que java não consiga fazer só que é mais complicado.

Sobre uma das respostas de que Object Pascal para WEB não tem tantas ferramentas sujiro dar uma olhada na http://www.atozed.com/intraweb/ que eles vão mudar um pouco o seu pensamento de Object Pascal para WEB.

seu chefe não vai aceitar mesmo…

tente convence-lo de C# que o delphi ja com ele…

ou sei la, ir criando novos modulos em java em um sistema secundario ligado na mesma base de dados…

esse dias eu vi vagas de Clipper…tenso…tem caras que não mudam nem a pau…

a grande vantagem, é…se o sistema é acessado via RDP de outra unidade… em delphi…

e você vem com uma proposta para sacar tudo isso…sem instalação, sem configuração, apenas browser…pode ser talvez

Poxa, você deve ter tido sorte com o Delphi então para achá-lo a melhor IDE,
estou usando delphi na empresa em que trabalho e acho ele horrível, cheio de bugs, não sei como essa ferramenta faz tanto sucesso,
às vezes estou usando e ele simplesmente fecha sozinho, ou trava e tem que fechar tudo e abrir de novo, perco muito tempo por causa dessas besteiras.

[quote=ulissesnairne]Tchê,
Sobre uma das respostas de que Object Pascal para WEB não tem tantas ferramentas sujiro dar uma olhada na http://www.atozed.com/intraweb/ que eles vão mudar um pouco o seu pensamento de Object Pascal para WEB.[/quote]

O Intraweb é o principal motivo de eu falar que o Delphi não é bom pra programação web. Código bagunçado, página lenta e pesada, alto consumo de memória, leaks, precisa de rodar um execuável no servidor, não é escalável e conexões persistentes no banco, o que é bizarro em uma aplicação web.

Os próprios desenvolvedores do Intraweb o recomendam pra aplicações menores e pra quem quer trabalhar na web da mesma forma que trabalha no desktop. Se os próprios desenvolvedores concordam comigo, quem sou eu pra mudar de ideia? :lol: :lol: :lol:

Mas pra quem não precisa de muito, ele é uma ferramenta muito fácil pra fazer algo rápido e simples.

[quote=cfred][quote=marcosalex]

Em favor do Delphi, ele é a melhor IDE, muito produtivo e que gera um código desktop bastante rápido. Me admira o Java há tanto tempo no mercado e não possuir um IDE do mesmo nível com o mesmo nível de controle. Hoje acredito que o Swing não foi projetado pra usar um ambiente RAD.

[/quote]

estou usando delphi na empresa em que trabalho e acho ele horrível, cheio de bugs, não sei como essa ferramenta faz tanto sucesso,
às vezes estou usando e ele simplesmente fecha sozinho, ou trava e tem que fechar tudo e abrir de novo, perco muito tempo por causa dessas besteiras.

[/quote]

Trabalho com NetBeans e com Delphi. Quer saber? Vejo o Delphi como uma IDE muito melhor. O problema foi a parada que a tecnologia deu, coisa que com o Java não é do mesmo jeito.

Em tempo: a maioria dos candidatos a programador Delphi que eu entrevistei mal sabiam utilizar a tecnologia.

Inté.

[quote=igorthurler]Boa noite pessoa, estou tentando convencer meu chefe a apoiar a migração dos sistema da empresa de delphi para java, mas como ele foi programador clipper fika difícil argumentar…ele simplesmente ñ entende…rsrss

vlew![/quote]

Veja bem, se o motivo for “apenas” migrar, sem com que você resolva uma deficiência ou necessidade, lamento, mas está andando pra trás. Se sua aplicação não precisar ser web, ou seja, a opção Desktop resolver, vai ser uma enorme quantia de dinheiro jogada no lixo. No entanto, você pode convencê-lo de utilizar o Java para novos projetos.

Inté.

[quote=cfred]
às vezes estou usando e ele simplesmente fecha sozinho, ou trava e tem que fechar tudo e abrir de novo, perco muito tempo por causa dessas besteiras.[/quote]

Deve ter ocorrido algum erro na sua instalação. Trabalho há anos com eles em várias empresas e foram raras as vezes que tivemos problemas de travamento, muito raro mesmo. Só tive intabilidade na versão 8 do Delphi, que até a Borland reconheceu que foi um fracasso. Bom, não trabalhei com a versão 2005 também, não posso falar por ela.

Tchê,

Dê uma olhada neste blog, http://andy.jgknet.de/blog/ide-tools/delphispeedup/, aqui tem várias opções de atualizações de performance da IDE do delphi e dicas de como aproveitar melhor a sua IDE.

[quote=douglaskd]seu chefe não vai aceitar mesmo…

tente convence-lo de C# que o delphi ja com ele…

ou sei la, ir criando novos modulos em java em um sistema secundario ligado na mesma base de dados…

esse dias eu vi vagas de Clipper…tenso…tem caras que não mudam nem a pau…

a grande vantagem, é…se o sistema é acessado via RDP de outra unidade… em delphi…

e você vem com uma proposta para sacar tudo isso…sem instalação, sem configuração, apenas browser…pode ser talvez

[/quote]

Os argumentos do marcosalex são muito bons. Se esse caso se enquadra neles pode ser viável. Fora isso não hà razão para migrar.
C# também é uma boa opção, até porque a existe um mapeamento da vcl no c# builder.