Comparação e validação de dados

Ola pessoal que salva a nossa vida, estou aqui com mais um problema, tenho um cadastro e estou implementando a exclusão, tenho dois campos nessa tela de exclusão e um jtable, onde o usuário seleciona um cadastro do jtable e ele carrega para os campos nome e cpf para fazer a exclusão, ate ai tudo bem, mas o problema e que quero validar estes campos, ja consegui com ajuda do fórum verificar se esta com campos vazios, também consegui fazer a verificação de igualdade se o nome e o cpf que vem do banco e o mesmo que foi carregado ou digitado pelo usuário, o problema esta sendo na transferência de foco quando o usuário digita um nome errado, ele verifica so o nome que foi digitado errado e não o cpf, bom vou por o código ai pra vocês darem um olhada e me sugerir alguma alteração.

String Sql = “SELECT * FROM clientes WHERE nome_cliente = ? AND cpf_cliente = ?”;

try {
        conecta.pst = conecta.conn.prepareStatement(Sql);
        conecta.pst.setString(1, txtBuscaCliente.getText());
        conecta.pst.setString(2, jFormatBuscaCpf.getText());

conecta.rs = conecta.pst.executeQuery();
        if (conecta.rs.next()) {

txtBuscaCliente.grabFocus();
            txtBuscaCliente.setCaretPosition(0);
            txtBuscaCliente.setBorder(new LineBorder(Color.black));
            jFormatBuscaCpf.setBorder(new LineBorder(Color.black));
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Os Dados são Iguais");

} else {
            if (!txtBuscaCliente.getText().equals("nome_cliente")) {
                txtBuscaCliente.grabFocus();
                txtBuscaCliente.setCaretPosition(0);
                txtBuscaCliente.setBorder(new LineBorder(Color.red));
                JOptionPane.showMessageDialog(null, "Digite um NOME para a Exclusão.");
            } else {
                jFormatBuscaCpf.grabFocus();
                jFormatBuscaCpf.setCaretPosition(0);
                jFormatBuscaCpf.setBorder(new LineBorder(Color.red));
                JOptionPane.showMessageDialog(null, "Digite um CPF para a Exclusão.");
            }
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Os Dados não são Iguais");

}

//return true;
    } catch (SQLException ex) {
        Logger.getLogger(frmClientes.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
    }

ps. o metodo exclusão ja foi implementado aqui so esse de validação.

Desculpa, mas ao invés de responder sua pergunta vou te dar outra dúvida.

Se você já tem em uma tabela os dados vindos do banco porque criar essa complexidade carregar dados, validar campos, etc, etc? Fosse pra edição dos dados tudo bem, pra exclusão não seria mais simples (pra você e pro usuário do sistema) você exibir apenas um modal de confirmação e, havendo confirmação, repassar o id pro seu método de exclusão?
De tudo se achar que tem que ser do jeito que desenhou inicialmente prometo só responder denovo se tiver uma solução nestes moldes.

Eu pensei nesse aspecto que vc colocou tbm, mas estou pensando em implementar um campo pesquisar nessa tela para usar esses campos para que quando o jtable for populado com muitas informações ele possa buscar alguns resultados referente a pesquisa do usuário. Por isso esses métodos de validação dos campos.

Acho justa sua preocupação, mas este procedimento também não é relacionado à exclusão e tem mecanismos de você implementar e manter separada a complexidade da edição, filtro e exclusão.

http://www.java2s.com/Tutorial/Java/0240__Swing/JTableFiltering.htm

tópico Resolvido, foi feita a mudança do desenho para uma forma mais simples onde possa haver a exclusão, pesquisa e edição por parte do usuário de forma mais intuitiva.