pessoal, achei esse documento atravéz de um link passado pela lista do RSJUG. É um pdf comparando rapidamente os frameworks web mais conhecidos eu diria, listando seus pros e contras… acho legal vcs lerem e opinarem, tipo, continuarem as comparações aqui no tópico
Legalzim…
Mas vou opinar só sobre dois, os quais conheço um pouquinho mais:
Struts Pros
Projeto Jakarta, isso o torna reconhecido por ter alguém de peso cuidando dele!
No Slide Referido Citou a Tag HTML, realmente é uma ótima biblioteca para as Tag’s HTML, facilita demais, hoje já nem sei mais como criar uma combo com tag normal. hehehe Contras
Eu acho um parto mecher com os actions
Acho uma arquitetura complicada de se mecher, até se entender a requisição, processamento, e depois implementar isso para o manter o padrão MVC complicar-se-a um pouco nesse meio de campo.
JSF
Ja vi alguns trabalhos em JSF, o que se presa muito neste framework é facilidade de desenvolvimento para os desenvolvedores, vi certa vez uma pessoa desenvolvendo em Studio Creator e é fantastico.
Contra? A Demora na liberação da documentação, acho que está andando muito devagar para que ela seje liberada oficialmente.
S
sergioboniPJ
Strusts
Prós:
é absolutamente lider em utilização, o que ajuda demais a qualquer desenvolvedor pra achar documentação, livros, ajuda, etc.
tem uma aceitação enorme no mercado (isso vale como pró?). Saber usar Struts é sinal de que você é um desenvolvedor que caminha junto com as tendências
é muito flexível quanto à utilização de outras tecnologias juntamente a ele.
Contras:
a nomenclatura utilizada nos xml de configuração é reconhecidamente confusa.
provavelmente vai perder espaço gradativamente para o JSF por questões de standard, mesmo sabendo que o Struts vai ter plug-ins de conexão com o JSF
JSF
prós:
vai ser uma implementação “standardizada”
vai facilitar a utilização de ferramentas de desenvolvimento
contras:
tá engatinhando e já mudou as especificações várias vezes. Não acho que dê pra investir tempo nele neste momento