Comparação performance de banco de dados

Oi pessoal, bom dia.

Eu estou pesquisando há algum tempo, mas não estou encontrando algo que realmente liste minhas dúvidas com relação a performance de leitura, gravação e atualização de dados em Android.
Desenvolvi uma aplicação que utiliza banco de dados em XML, então esses dados ficam armazenados internamente e eu consigo ler eles, gravar dados neles e atualizar os dados, dependendo do processo.

Mas essa base de dados vai começar a aumentar, como estou começando a desenvolver para android ainda não tenho certo conhecimento relacionado a isto. E gostaria de saber em termos de performance utilizando orientação a objeto com uma classe que irá persistir os dados no banco de dados. Qual seria a melhor alternativa?

Arquivos XML ou SQLite?

Não encontrei muita coisa disponível na internet, o ponto principal que vi em alguns fóruns, estava relacionado ao processamento:
O XML é bom quando são base de dados menores, mas quando se tornam grandes são ruins, pois são processados na memória do aparelho, já o SQLite é processado pelo hardware. Gostaria de ter uma confirmação com relação a isto.

Obrigado desde já.

De modo geral:

Quando os dados são pequenos suficientes para uma pessoa conseguir editá-los no Notepad e não se perder (como um arquivo de configuração), você pode usar XML.
Senão, use o SQLite.

Além disso, você ganha o benefício do SQL - imagine tentar fazer tudo que uma simples query é capaz de fazer através de coleções e outras estruturas de dados “na unha”.

[quote=entanglement]De modo geral:

Quando os dados são pequenos suficientes para uma pessoa conseguir editá-los no Notepad e não se perder (como um arquivo de configuração), você pode usar XML.
Senão, use o SQLite.

Além disso, você ganha o benefício do SQL - imagine tentar fazer tudo que uma simples query é capaz de fazer através de coleções e outras estruturas de dados “na unha”. [/quote]

Entendo.
É o benefício do SQL por si só já é ótimo. Eu fiz um aplicativo aqui que lê, edita e grava dados em XML. Também faz importação consumindo um web service e gera os arquivos e carrega eles e também faz a exportação. Realmente o que eu poderia fazer com query’s eu tive que utilizar vários laços e converter o XML para poder acessar cada item individualmente.

É o que imaginei, acredito que o correto seria mesmo trabalhar com os dois em conjunto dependendo de certas áreas do aplicativo e finalidades.

Obrigado pelas informações.