Compensa criar um projeto só em HTML com CSS pra depois adicionar elementos em JSF?

Eu estava criando um projeto pelo VSCode apenas em HTML e CSS pela facilidade de visualização que o VSCode disponibiliza pelos seus plugins, etc. Contudo esse projeto meu, a principio tem o objetivo de ser em JSF, compensa continuar o projeto apenas pelo VSCode até terminar a parte de codar o design do site e depois só passar os arquivos pro Eclipse e fazer a parte de JSF, ou é melhor já ir codando em JSF?

Melhor já ir fazendo em JSF logo por conta das metatags que ele usa para os componentes. Se for fazer soh com html para depois mudar, acho um retrabalho desnecessário.

Precisa mesmo usar JSF? É uma tecnologia antiga que praticamente ninguém mais usa

2 curtidas

Olá, eu sou o Ninguém :slight_smile:

Mexo com vários projetos que ainda usam JSF, e não tem perspectiva de pararem tão cedo.

Sim, vários são sistemas antigos, mas software legado é assim mesmo: muitos chegam naquele ponto em que estão tão grandes e complexos que o trabalho de atualizar para uma nova tecnologia não compensa (sai tão caro reescrever tudo que não vale a pena, “se está funcionando, não mexe”).

Claro que a adoção vem caindo, principalmente em projetos novos, onde vejo uma preferência maior pelo Spring (não tenho estatísticas oficiais, é só a percepção da minha bolha). Mas tem muita coisa “velha” por aí feita com JSF, e que ainda vai precisar de manutenção por um bom tempo.

JSF pode não estar mais no seu auge, mas se por um lado tem menos gente nova adotando, por outro é menos concorrência pra quem conhece. Não tenho acompanhado as vagas atuais, então não sei dizer como está a demanda, se vai se tornar um nicho tipo Cobol (que ainda existe mais do que a gente imagina) ou se uma hora todos os sistemas legados vão morrer e ninguém mais vai usar.

De qualquer forma, nem tudo que é velho é necessariamente ruim ou ultrapassado. E nem tudo que é novo vai ser bom pra tudo. E só porque algo está na moda, não quer dizer que é a solução pra tudo. Assim como algo que saiu de moda pode ser uma solução melhor para uma situação específica. Cada caso é um caso, mas no fim o JSF ainda (sobre)vive. Não sei por quanto tempo ainda, mas minha impressão é que ainda vai durar por mais alguns anos.

5 curtidas

Exato

1 curtida

Ent, foi pedido em JSF, mas n manjo nada dele e tbm achei meio confuso a sintaxe que ele apresenta.