Compensa framework ao invés de EJB 3

J2EE em si é meio chato de se desenvolver. Prefiro deixar as coisas mais leves, se possível.

Compensa sim, pois o spring disponibiliza a IoC e Aop já em sua especificação, sem contar que o uso de serviços remotos se consegue de maneira muito mais fácil do que com EJB, e dá um grande suporte ao hibernate

Rodrigo Rocha

Vi um projeto que os caras deixaram toda a parte de handle de transações com o Spring, segundo eles o projeto ficou mais “limpo”, “fácil” e até “rápido”, mas usar o Spring para esse fim não posso dizer absolutamente nada, mal conheço o Spring.

[quote]lendo mais sobre EJB 3.0 vi q foram sanado muitos problemas. será q

compensa usar frameworks como hibernate e spring sendo q já tem essa

boa versão do EJB? pra mapear orm é só criar annotations, muito mais

fácil q mapear via xml, ou não? e a injeção de dependencia e inversão

de controle foram implementadas. compensa usar tais frameworks ainda? [/quote]

Depende na sua necessidade, se vc tiver necessidade de distribuir seus objetos e/ou tiver uma massa de acesso que justifique a criação de um pool de objetos vc deve usar EJB caso o contrario use seu framework predileto.

[quote]
compensa usar tais frameworks ainda?[/quote]

Mas é claro, não so pela percistencia mas tem frameworks como o jasper para gerar relatorio, e assim vai.

Eu sinceramente não consigo imaginar para que alguem precisaria de Spring com EJB 3. Pode achar que configuração com Spring é mais fácil, sei lá, mas em termo de funcionalidade, qual seria a vantagem?

eu comecei a escrever aqui um post sobre o que seriam vantagens de se utilizar spring framework em vez do EJB3, mas tava dificil, só onsegui lembrar de 3:

:arrow: Spring tem suporte a AOP e integração com AspectJ
:arrow: spring tem autowire (tah, não é importante mas eu gosto de usar)
:arrow: eu posso rodar aplicações em cima do spring framework em cima de um web container, sem precisar de um servidor j2ee completo.

e quanto aquele monte de XML?
bom, agora da pra configurar o spring usando annotations também (https://spring-annotation.dev.java.net/, o código ja ta no java.net mas o pessoal ainda não aprovou o projeto (parece que estavam meio enrolados por causa do JavaOne) mas assim que aprovarem todo mundo vai poder utilizar o spring framework usando praticamente só annotations (a parte de XML fica só para configuração do datasource, …).
mas realmente, pra quem tiver um appserver, a diferença esta muito pequena.

Como te falei sexta, com EJB3 também :wink:

[quote=urubatan]
e quanto aquele monte de XML?
bom, agora da pra configurar o spring usando annotations também (https://spring-annotation.dev.java.net/, o código ja ta no java.net mas o pessoal ainda não aprovou o projeto (parece que estavam meio enrolados por causa do JavaOne) mas assim que aprovarem todo mundo vai poder utilizar o spring framework usando praticamente só annotations (a parte de XML fica só para configuração do datasource, …).
mas realmente, pra quem tiver um appserver, a diferença esta muito pequena.[/quote]

Pergunta: como mapear isso com springannotation:

<bean id="bean1" class="teste.MinhaClasse">
 <property name="userManager">
  <ref bean="bean2"/>
 </property>
</bean>

<bean id="bean2" class="teste.MinhaClasse">
 <property name="userManager">
  <ref bean="bean1"/>
 </property>
</bean>

[quote=pcalcado]

[code]

<bean id=“bean1” class=“teste.MinhaClasse”>
<property name=“userManager”>
<ref bean=“bean2”/>
</property>
</bean>

<bean id=“bean2” class=“teste.MinhaClasse”>
<ref bean=“bean1”/>
</property>
</bean>

[/code][/quote]
Resposta:
com a versão que tem hoje não da pra fazer não …
como tem pouco trabalho ainda em cima do projeto, e na maioria das vezes não tenho mais de uma instancia da mesma classe, então não pensei ainda em como fazer isto :smiley:
mas valeu por apontar alguma coisa que não da pra fazer com o spring-annotation ainda :smiley:

[quote=urubatan][quote=pcalcado]

[code]

<bean id=“bean1” class=“teste.MinhaClasse”>
<ref bean=“bean2”/>
</property>
</bean>

<bean id=“bean2” class=“teste.MinhaClasse”>
<ref bean=“bean1”/>
</property>
</bean>

[/code][/quote]
Resposta:
com a versão que tem hoje não da pra fazer não …
como tem pouco trabalho ainda em cima do projeto, e na maioria das vezes não tenho mais de uma instancia da mesma classe, então não pensei ainda em como fazer isto :smiley:
mas valeu por apontar alguma coisa que não da pra fazer com o spring-annotation ainda :D[/quote]

Por falar nisto, como é que se mapeia uma situação destas usando EJB3?

Lendo mais sobre EJB 3.0 vi q foram sanado muitos problemas. será q compensa usar frameworks como hibernate e spring sendo q já tem essa boa versão do EJB? pra mapear orm é só criar annotations, muito mais fácil q mapear via xml, ou não? e a injeção de dependencia e inversão de controle foram implementadas. compensa usar tais frameworks ainda?

obrigado.