J2EE em si é meio chato de se desenvolver. Prefiro deixar as coisas mais leves, se possível.
Compensa sim, pois o spring disponibiliza a IoC e Aop já em sua especificação, sem contar que o uso de serviços remotos se consegue de maneira muito mais fácil do que com EJB, e dá um grande suporte ao hibernate
Rodrigo Rocha
Vi um projeto que os caras deixaram toda a parte de handle de transações com o Spring, segundo eles o projeto ficou mais “limpo”, “fácil” e até “rápido”, mas usar o Spring para esse fim não posso dizer absolutamente nada, mal conheço o Spring.
[quote]lendo mais sobre EJB 3.0 vi q foram sanado muitos problemas. será q
compensa usar frameworks como hibernate e spring sendo q já tem essa
boa versão do EJB? pra mapear orm é só criar annotations, muito mais
fácil q mapear via xml, ou não? e a injeção de dependencia e inversão
de controle foram implementadas. compensa usar tais frameworks ainda? [/quote]
Depende na sua necessidade, se vc tiver necessidade de distribuir seus objetos e/ou tiver uma massa de acesso que justifique a criação de um pool de objetos vc deve usar EJB caso o contrario use seu framework predileto.
[quote]
compensa usar tais frameworks ainda?[/quote]
Mas é claro, não so pela percistencia mas tem frameworks como o jasper para gerar relatorio, e assim vai.
Eu sinceramente não consigo imaginar para que alguem precisaria de Spring com EJB 3. Pode achar que configuração com Spring é mais fácil, sei lá, mas em termo de funcionalidade, qual seria a vantagem?
eu comecei a escrever aqui um post sobre o que seriam vantagens de se utilizar spring framework em vez do EJB3, mas tava dificil, só onsegui lembrar de 3:
:arrow: Spring tem suporte a AOP e integração com AspectJ
:arrow: spring tem autowire (tah, não é importante mas eu gosto de usar)
:arrow: eu posso rodar aplicações em cima do spring framework em cima de um web container, sem precisar de um servidor j2ee completo.
e quanto aquele monte de XML?
bom, agora da pra configurar o spring usando annotations também (https://spring-annotation.dev.java.net/, o código ja ta no java.net mas o pessoal ainda não aprovou o projeto (parece que estavam meio enrolados por causa do JavaOne) mas assim que aprovarem todo mundo vai poder utilizar o spring framework usando praticamente só annotations (a parte de XML fica só para configuração do datasource, …).
mas realmente, pra quem tiver um appserver, a diferença esta muito pequena.
Como te falei sexta, com EJB3 também
[quote=urubatan]
e quanto aquele monte de XML?
bom, agora da pra configurar o spring usando annotations também (https://spring-annotation.dev.java.net/, o código ja ta no java.net mas o pessoal ainda não aprovou o projeto (parece que estavam meio enrolados por causa do JavaOne) mas assim que aprovarem todo mundo vai poder utilizar o spring framework usando praticamente só annotations (a parte de XML fica só para configuração do datasource, …).
mas realmente, pra quem tiver um appserver, a diferença esta muito pequena.[/quote]
Pergunta: como mapear isso com springannotation:
<bean id="bean1" class="teste.MinhaClasse">
<property name="userManager">
<ref bean="bean2"/>
</property>
</bean>
<bean id="bean2" class="teste.MinhaClasse">
<property name="userManager">
<ref bean="bean1"/>
</property>
</bean>
[quote=pcalcado]
[code]
<bean id=“bean1” class=“teste.MinhaClasse”>
<property name=“userManager”>
<ref bean=“bean2”/>
</property>
</bean>
<bean id=“bean2” class=“teste.MinhaClasse”>
<ref bean=“bean1”/>
</property>
</bean>
[/code][/quote]
Resposta:
com a versão que tem hoje não da pra fazer não …
como tem pouco trabalho ainda em cima do projeto, e na maioria das vezes não tenho mais de uma instancia da mesma classe, então não pensei ainda em como fazer isto
mas valeu por apontar alguma coisa que não da pra fazer com o spring-annotation ainda
[quote=urubatan][quote=pcalcado]
[code]
<bean id=“bean1” class=“teste.MinhaClasse”>
<ref bean=“bean2”/>
</property>
</bean>
<bean id=“bean2” class=“teste.MinhaClasse”>
<ref bean=“bean1”/>
</property>
</bean>
[/code][/quote]
Resposta:
com a versão que tem hoje não da pra fazer não …
como tem pouco trabalho ainda em cima do projeto, e na maioria das vezes não tenho mais de uma instancia da mesma classe, então não pensei ainda em como fazer isto
mas valeu por apontar alguma coisa que não da pra fazer com o spring-annotation ainda :D[/quote]
Por falar nisto, como é que se mapeia uma situação destas usando EJB3?
Lendo mais sobre EJB 3.0 vi q foram sanado muitos problemas. será q compensa usar frameworks como hibernate e spring sendo q já tem essa boa versão do EJB? pra mapear orm é só criar annotations, muito mais fácil q mapear via xml, ou não? e a injeção de dependencia e inversão de controle foram implementadas. compensa usar tais frameworks ainda?
obrigado.