Onde trabalho escolhemos adotar o JBoss AS 7 como servidor, porém estamos em dúvida quanto ao modo de operação.
Do ponto de vista da administração do servidor tenho certeza que o modo domain é mais eficiente, o que me deixa em dúvida é a definição do processo de implantação.
No modo standalone podemos fazer o deploy por ftp, ssh e etc (inclusive pelo Eclipse com JBoss Tools), porém com o modo domain nossas opções ficam mais restritas. Em domain podemos fazer o deploy apenas pela CLI (linha de comando) e pelo admin console (web browser) *. Então nesse caso todos os desenvolvedores precisariam da senha do servidor de desenvolvimento para fazer o deploy (ou cada um ter seu próprio usuário, não sei qual a melhor abordagem).
Nesse caso qual vocês acham que é a melhor alternativa? Alguém que trabalhe com JBoss AS 7 em modo domain poderia compartilhar conhecimentos quanto ao processo de implantação adotado em sua organização?
Modo domain é um modo específico para gerenciar uma série de instâncias em ambientes diferentes, compatilhando suas configurações entre as instâncias do mesmo ambiente. Para desenvolvimento, o ideal mesmo é utilizar o modo standalone, pois só o que é necessário para desenvolver é uma instância ativa e funcionando para realizar as tarefas de desenvolvimento.
Existe alguma motivação especial que o leva a utilizar o modo domain na sua empresa?
[quote=rimolive]Modo domain é um modo específico para gerenciar uma série de instâncias em ambientes diferentes, compatilhando suas configurações entre as instâncias do mesmo ambiente. Para desenvolvimento, o ideal mesmo é utilizar o modo standalone, pois só o que é necessário para desenvolver é uma instância ativa e funcionando para realizar as tarefas de desenvolvimento.
Existe alguma motivação especial que o leva a utilizar o modo domain na sua empresa?[/quote]
Então, estamos pensando no modo domain pelas vantagens do ponto de vista administrativo. A equipe do suporte diz que o correto seria ambos os ambientes, produção e desenvolvimento, terem a mesma estrutura (ambos serem standalone ou ambos domain) porque supostamente a diferença na configuração poderia levar a alguma diferença no comportamento das aplicações quando implantadas.
Você acha que poderíamos utilizar configurações diferentes nos ambientes de desenvolvimento e de produção sem grandes preocupações?
Eu concordo com o rimolive o modo domain é específico para gerenciar instâncias em ambientes diferentes que podem compatilhar configurações entre o mesmo grupo de instâncias…
Lógicamente o ideal é ter um ambiente de homologação que seja o espelho do de produção, mas para tarefas do dia a dia na parte de desenvolvimento eu aconselharia a utilizar o modo standalone.
Na verdade queremos seguir o seguinte modelo aqui:
Cada desenvolvedor teria o servidor no modo standalone em sua máquina local para o desenvolvimentento diário.
Quando um módulo do sistema for concluído, ele seria implantado no servidor de desenvolvimento, que seria acessado pelo cliente para testes. Caso o módulo seja homologado pelo cliente, ele seria, então, implantado no servidor de produção.
O servidor standalone na máquina local e o de desenvolvimento acessam uma cópia do banco de dados original (atualizado a cada um determinado período). O servidor de produção acessa o banco de dados original.
Eu só quis detalhar melhor, porque talvez vocês tenham interpretado que eu me referia apenas às instalações locais e ao de produção. Na verdade o servidor de desenvolvimento seria um intermediário. Eu gostaria que não houvesse burocracia para podermos fazer a implantação no servidor de desenvolvimento, portanto por esse motivo que abri esse tópico relacionado ao modo de fazer o deploy no modo standalone e no modo domain.
Vocês ainda acham que não haveria problemas em colocar tanto as instalações locais do JBoss, quanto ao servidor de desenvolvimento no modo standalone e apenas o servidor de produção no modo domain?