Competindo contra Índia e Cinha

Senhores,

tive uma conversa com um titio aki… e com uma equipe de analistas…

estamos hj no mundo ta terceirização… onde até um simples técnico de informática é terceiro (juro q já vi exemplos).

daqui a uma década talvez possamos perder até esse nível (maldita terceirização) pelo desemprego… e o futuro é claro:

• pra q pagar médio um prog brasileiro se posso terceirizar lá pra india… pagando um hamburguer pra cada programador la !? - diz um diretor de TI sem-noção ( ou muita noção… ou sei lá)

estou entrando no mundo da programação agora… e pergunto aos gurus e videntes:

melhor investir em cargos como de analista de requisitos e coisas afim ou o desenvolvimento e programação ainda há de sobreviver (um pouco mais) aqui no Brasil ???

:cry:

Olhe na minha opinião realmente países como Índia tem preços mais baixos, contudo um diretor ou gerente de TI certamente irá analisar o custo total do projeto e não apenas ver o preço mais baixo e comprar.
Isso vc faz no supermercado, um sistema mal feito pode comprometer toda uma organização e até leva-la a falência.
Se o seu cliente se preocupa apenas com o preço e não com o binômio qualidade X preço então pode ter certeza que é melhor não te-lo como cliente.
Outro ponto: não importa se o mercado está crescendo, estagnado ou em baixa, se vc gostar vai trabalhar por prazer, trabalhando por prazer vc vai saber mais, sabendo mais vc será o melhor e fatalmente para estes profissionais sempre haverá mercado.
Para ter uma idéia existem até hoje bons desenvolvedores Cobol e Clipper vivendo e muito bem.

E as empresas também podem terceirizar o trabalho dos analistas de negócio (não só dos programadores). Escolha, portanto, a área que você mais gosta e tem desempenho melhor.

É uma balança de custos, qualidade e, principalmente, solidez.

Na india os desenvolvedores trocam bastante de empresas, as vezes no meio do projeto, e isso não é visto com bons olhos.

Pra competir com a India e China, temos que ter jogo de cintura e fazer isso valer a pena com o atual câmbio do dolar.

Ah tá, você quer dizer Índia e China. Pensei: que país novo é esse, Cinha?

Na minha opinião, se você for um bom profissional sempre vai ter serviço. O cara que é bom recebe até convite de trabalho, mesmo que o mercado esteja ruim.

Na verdade, nós competimos com Índia, China, Irlanda, México, União Européia, States…

Terceirização existe em qualquer área, e depende da estratégia de uma empresa optar por ela ou não.

Falar em terceirização necessariamente implica em serviços não essenciais à missão de uma empresa, geralmente de baixo valor, como limpeza ou o que for.

Portanto, se estiver com medo de perder emprego pra “um terceiro”, seja na China, Índia ou aqui mesmo no Brasil, rala muito, até chegar ao ponto de não ser fácil substituir suas competências por um trabalhador razoável. Assim você garante o seu emprego e o seu $$$.

Eu ouvir por auto, que existe uma nova lei em votação que proíbe a terceirização e quarterização de qualquer serviço isso é verdade?

Contra isso, há algumas soluções:

1 - Virar empresário (já que sendo empregado é uma m****)

2 - Dê aulas em faculdades (pelo menos da para ganhar uma grana boa e larga de vez o stress de ser explorado)

3 - Vire servidor público

4 - Seja realmente MUITO bom na sua profissão, do qual dificilmente alguém irá poder lhe substituir em suas tarefas. Acredite, toda empresa precisa de um cara cobra, mesmo que para isso ela precise pagar mais.

[quote=better]Eu ouvir por auto, que existe uma nova lei em votação que proíbe a terceirização e quarterização de qualquer serviço isso é verdade?

[/quote]

dúvido muito cara. Mas muito mesmo.

Ateh pq, francamente, seria um absurdo.

1 - qualidade da mão de obra;
2 - qualidade do Inglês (se vc já falou com um indiano ao telefone vc deve me entender);

3 - FUSO Horário.

Woody

[quote=better]Eu ouvir por auto, que existe uma nova lei em votação que proíbe a terceirização e quarterização de qualquer serviço isso é verdade?
[/quote]
Não é verdade, a lei é a mesma de sempre (veja a legislação para o antigo simples).

[quote=RafaelRio]Na verdade, nós competimos com Índia, China, Irlanda, México, União Européia, States…
[/quote]

Faltou Argentina, infelizmente!!!

Irlanda???
União européia???

Não acho que concorremos com os americamos, muito pelo contrário: eles são os clientes. Hoje nós estamos no nível técnico que eles precisavam a 10 anos atrás. A tendência é que eles deixem, gradativamente, de exercer atividades tão técnicas em pró de atividades mais relacionadas aos negócios.

hmmm, essa opção é boa. Tem muita mulher “interessante” lá …

[quote=Grinvon]
3 - Vire servidor público[/quote]Puts, vc tá falando sério??? Vc trocaria estabilidade (por enquanto) por facilidade em recolocação no mercado???

[quote=Grinvon]4 - Seja realmente MUITO bom na sua profissão, do qual dificilmente alguém irá poder lhe substituir em suas tarefas. Acredite, toda empresa precisa de um cara cobra, mesmo que para isso ela precise pagar mais.[/quote]Não acho que ser muito bom técnico seja suficiente e lembre-se que ninguém é insubstituível …

Bom trabalho na Tata uma multinacional indiana, o fato q o Brasil leva vantagem alem de criação e etc é no fuso horário :smiley:

[quote=agodinhost]1 - qualidade da mão de obra;
2 - qualidade do Inglês (se vc já falou com um indiano ao telefone vc deve me entender);

3 - FUSO Horário.

Woody[/quote]
4 - Peça para um indiano fazer alguma coisa fora do script…
Tipo, dar 1/2 volta num indiano que foi treinado para dar 1/4 de volta num parafuso…

Aliás, as bestas do apocalipse acordaram de novo…

Para nós, Não vai mudar nada, pode ter certeza.

TI é ciclico, será que não aprenderam isso ainda não?

[]'s

[quote=luidhi]Para nós, Não vai mudar nada, pode ter certeza.

[/quote]Desculpe mas não concordo, cada dia que passa a área está mais concorrida. Se até os próprios americanos estão preocupados com terceirização (off-shore) por estarem perdendo seus empregos pq quê é que nós não estaríamos???

Cara, isso é o capitalismo e sua tendência natural é a exploração - Vi num programa do Michael Moore outro dia uma sátira mostrando fábricas de carro na china sendo levadas por crianças …

Tudo é uma questão de preço, quem cobrar menos leva!!!

[quote=agodinhost][quote=luidhi]Para nós, Não vai mudar nada, pode ter certeza.

[/quote]Desculpe mas não concordo, cada dia que passa a área está mais concorrida. Se até os próprios americanos estão preocupados com terceirização (off-shore) por estarem perdendo seus empregos pq quê é que nós não estaríamos???

Cara, isso é o capitalismo e sua tendência natural é a exploração - Vi num programa do Michael Moore outro dia uma sátira mostrando fábricas de carro na china sendo levadas por crianças …

Tudo é uma questão de preço, quem cobrar menos leva!!![/quote]
Americano tem medo porque eles não tem o que fazer… Tem alguém desempregado lá?

Eles não tem nem mão de obra para atender a demanda… E não é só em TI não…

Muita gente ganha dinheiro com a desgraça e o desespero…
Esqueça isso… Relaxa…
veja só:
Revolução indiana: às vésperas da ebulição
Gigantes indianas estão aportando no Brasil. Confira no especial preparado pelo COMPUTERWORLD, durante toda esta semana, o que muda, quem ganha e quem perde com isso.
http://computerworld.uol.com.br/outsourcing/2007/08/06/idgnoticia.2007-08-03.5704098113

Tá todo mundo vindo para cá…

Só para complementar, temos uma tendência a ser pessimistas, e ter auto-estima baixa.

Principalmente Brasileiro, que como dizia Nelson Rodrigues, sofre da sindrome de cachorro vira-lata.

Estou ouvindo a 10 anos que o mercado está concorrido, que está mais fácil programar blá-blá-blá…

Enquanto isso tenho conhecidos de 70 anos cobrando O QUE QUER para programar em cobol.

Tem outro analista que tá batendo os 50 anos e trabalha com Análise em Sistemas Java.

A galera adora uma desgraça…

Não ouvi nenhuma notícia aqui do tipo “ONG ajuda menores carentes a inclusão digital”

Só vejo “Os indianos vão roubar nossos empregos”, “como eu faço para ser rico” e “eu amo java porque java faz com que eu dê carteirada com a certificação em cima dos meus amigos”, “Invasão chinesa” .

Ora, 90% da população brasileira diz que tem vergonha dos políticos, mas na verdade, tem é INVEJA, e queria estar no lugar deles…

Não vejo nexo nesse medo todo… Aliás, acho um paradoxo falar em desemprego num mercado que cresce 40% ao ano. E nem começou ainda…

Fico p*to quando um retardado diz que aceitou um salário 2k PJ. Vai pagar mais imposto que CLT, porque nessa faixa se paga 5% é muito… Enquanto PJ tem a paulada de 11% mais contador, sem choro…

Isso me deixa muito triste e revoltado.

De vez em quando dá vontade de sair da área. Não é por stress, não é por excesso de trabalho ou por baixos salários.

Mas pela quantidade de idéias e conceitos idiotas que surgem de tempos em tempos… Geralmente criados por indivíduos abaixo da linha da mediocridade.

A linha divisória entre a inteligência e a idiotice é muito tênue, e a quantidade de idiotas que conheço são incontáveis.

Brasil está ao contrário. Já virou Lisarb. Tem que mudar muita coisa aqui.
E para começar, precisa mudar a cultura dos cidadãos lisarbianos.

Desculpem o desabafo, mas hoje acordei de mau humor

[]'s

[quote=agodinhost][quote=RafaelRio]Na verdade, nós competimos com Índia, China, Irlanda, México, União Européia, States…
[/quote]

Faltou Argentina, infelizmente!!!

Irlanda???
União européia???[/quote]
Exato! Pelo espanto você deve desconhecer que a Irlanda é uma tremenda exportadora de softwares. Não tenho nem idéia do porquê você colocou vários pontos de interrogação em União Européia.

Um exemplo que me vem logo de cara, é a competição de empresas brasileiras fornecedoras de ERP e afins, como Microsiga, Politec, com SAP, Oracle, etc.

A Politec fornece softwares de última geração para a marinha dos Estados Unidos. Isso tudo mostra que nós competimos com todo mundo, inclusive com os States e até com Israel, justamente onde eles são fortes e reconhecidos (softwares para fins bélicos). Num mundo globalizado, qual a novidade?

O Brasil é muito forte em certas áreas (financeira, telecomunicações, empresarial, energética) e pioneiro em outras (E-Gov). O software que controla o SIVAM foi desenvolvido aqui.

Agora nunca ouvi falar de uma empresa Argentina de peso, muito menos de uma indústria Argentina de softwares capaz de fazer frente a alguém.

Vou tirar o assunto um pouco da área de TI.
Eu moro em Bauru q fica perto de Jau.
Jau é uma cidade q vive do calçado feminino e agora está sofrendo pq a china faz calçados mais baratos, então Jau perdeu muitas exportações. Só que eu ouvi de algumas pessoas da área de Administração (do setor calçadista) q eles acham q isso não vai durar muito, pois um dia o Chineses vão “acordar” e não aceitar mais as más condições de trabalho (baixos salários e etc).