Complexidade de algoritmo

1 resposta
R

Considere o seguinte pseudocodigo, retirado de um livro:

Linear(A, n, x)

i = 1;

enquanto i <= n e x <> A[i] faça

i = i +1;

se i <= n

entao escreva(encontrado)

senao escreva(nao encontrado)

Com base nele, fiz o codigo java abaixo, que consiste em pesquisar se um número consta no vetor, retornando “encontrado” ou “não encontrado”, conforme o caso: Porem, so retorna a mensagem “encontrado!”, mesmo se o número a pesquisar não esteja no array. O q pode estar errado?

public class VerificaElemento {

public static void main(String[] args) {
	// TODO Auto-generated method stub

int[] A = { 100, 3, 0, 40 };
	int i = 1;
	int x = 1000;

while (i <= A.length & x != A[i]) {
		i += 1;

if (i <= A.length) {
			System.out.println("Encontrato!");
		} else {
			System.out.println("Não encontrado");
	}
}
}

}

Aproveito pra dizer q estou estudando complexidade de algoritmos, e gostaria de saber se alguem conhece algum plugin pra eclipse q ja me de a complexidade.

Grato.

1 Resposta

U

Olá rregorr. Primeiramente lhe recomendo uma literatura sobre análise de complexidade de algoritmos, não sei até que nível você deseja se aprofundar nesses estudos, mas de qualquer forma lhe recomendo o livro Introduction to Algorithms de Cormen (existe uma versão traduzida, mas tenha cuidado principalmente na segunda edição, pois existem alguns erros no livro). Lhe adianto que esse é um livro muito bom e bem “pesado” (tanto pela complexidade do assunto quanto pelas características físicas do livro :joy:). Analisando rapidamente seu código diria que sob uma análise assintótica esse algoritmo é da ordem de O(n). Não conheço uma ferramente que faça isso no eclipse.

Sobre o código, se eu o entendi, a condição if e else deveria estar fora do while. Tenha cuidado ao transformar um pseudocódigo em código de uma determinada linguagem, pois vc precisa entender semanticamente o pseudocódigo e realizar as devidas adaptações à linguagem. Perceba que da forma que o algoritmo (java) está escrito ele nunca irá verificar a primeira posição (0) do array A. Verifica também o argumento i <= A.length, pois ele vai gerar um problema de ArrayIndexOutOfBoundsException, além de “furar” seu algoritmo quando for utilizado no if.

Criado 14 de setembro de 2017
Ultima resposta 15 de set. de 2017
Respostas 1
Participantes 2