Complexidade de algoritmo

1 resposta
R

Considere o seguinte pseudocodigo, retirado de um livro:

Linear(A, n, x)

i = 1;

enquanto i <= n e x <> A[i] faça

i = i +1;

se i <= n

entao escreva(encontrado)

senao escreva(nao encontrado)

Com base nele, fiz o codigo java abaixo, que consiste em pesquisar se um número consta no vetor, retornando “encontrado” ou “não encontrado”, conforme o caso: Porem, so retorna a mensagem “encontrado!”, mesmo se o número a pesquisar não esteja no array. O q pode estar errado?

public class VerificaElemento {

public static void main(String[] args) {
	// TODO Auto-generated method stub

int[] A = { 100, 3, 0, 40 };
	int i = 1;
	int x = 1000;

while (i <= A.length & x != A[i]) {
		i += 1;

if (i <= A.length) {
			System.out.println("Encontrato!");
		} else {
			System.out.println("Não encontrado");
	}
}
}

}

Aproveito pra dizer q estou estudando complexidade de algoritmos, e gostaria de saber se alguem conhece algum plugin pra eclipse q ja me de a complexidade.

Grato.

1 Resposta

U

Olá rregorr. Primeiramente lhe recomendo uma literatura sobre análise de complexidade de algoritmos, não sei até que nível você deseja se aprofundar nesses estudos, mas de qualquer forma lhe recomendo o livro Introduction to Algorithms de Cormen (existe uma versão traduzida, mas tenha cuidado principalmente na segunda edição, pois existem alguns erros no livro). Lhe adianto que esse é um livro muito bom e bem “pesado” (tanto pela complexidade do assunto quanto pelas características físicas do livro :joy:). Analisando rapidamente seu código diria que sob uma análise assintótica esse algoritmo é da ordem de O(n). Não conheço uma ferramente que faça isso no eclipse.