Componentes swing somem quando sendo atualizados rapidamente, como evitar?

Pessoal! faço ciências da computação e estou fazendo um simulador (p/ disciplina de simulação)
é uma simulação de um sistema simples cliente/servidor mas o sistema deve processar um certo tempo (a simulação pode demorar alguns minutos) e ir dando feedback na tela para o usuário ir acompanhando, isto é, a interface deve ir mostrando na tela os eventos e estado do sistema (por exemplo: “chegada entidadade tipo 1, tamanho fila: x, estado servidor: ocupado”).

eu então resolvi colocar todas essas mensagens numa jlist, a idéia seria que elas fossem aparecendo pro usuário na última posição da jlist (e teria scroll automático, mas essa parte já resolvi).

O problema é que, ao iniciar a simulaçao, provavelmente pela taxa de atualização dessa jlist ser muito rápida, ela desaparece enquanto a simulação está funcionando (onde estaria recebendo um enorme número de atualizações rapidamente), mas aparece tudo certinho depois que a simulação terminar.

Alguma idéia de como fazer que o usuário possa acompanhar a simulação na jlist, isto é, ela não desapareça, cada vez que for chamado o metodo de notificar na interface ela só prossiga depois de o componente ter ficado visível?

não estou usando paralelismo/thread, e não sei porque isto acontece. Qualquer ajuda, agradeço muito, tenho que entregar hoje!

Em termos gerais: você atualiza apenas 20 vezes por segundo (mais que isso, o olho começa a ver tudo borrado, conforme você constatou).

eu não disse que ele aparece borrado. eu disse que ele não aparece. Eu tinha feito uma interface no console antes que exibia as mensagens. Mas no swing, os componentes sendo atualizados (além do jlist tem outros menos importantes no caso), desaparecem da janela como se eu tivesse tornado invisíveis (o que tenho certeza que não fiz) e só aparecem de novo ao fim da simulação. me parece que isto não está acontecendo por alguma ilusão de ótica. Se fosse o caso a jlist deveria estar apagada na maioria dos quadros por segundo que o monitor produz, a ponto de ficar invisível, mas não entendo porque o swing redesenharia toda hora o componente a ponto de fazer isso.

esqueci de mencionar, jvm da sun 1.6, aqui o sistema operacional é mandriva linux, mas em casa no ubuntu o comportamento foi o mesmo