Comunicação Client/Server TCP/IP Socket

Caros colegas,

Sou iniciante em comunicação Socket TCP/IP.

Estou desenvolvendo um programa em Java que se comunica com um Robo Japonês através de Socket TCP/IP, onde este Robo implementa a parte Client e meu programa deve implementar o lado Server para estabelecer comunicação e para que meu programa envie mensagens de texto que representam ordens de tarefas ao Robo Client.

Estou conseguindo estabelecer a comunicação e enviar algumas mensagens de ordem, as quais são executadas pelo cliente Robo, normalmente.

Contudo, em algum momento esta comunicação se perde e eu não estou conseguindo determinar quando isso ocorre.

Este é o trecho do codigo que estou usando:

public void waitForConnection() {
        if (this.serverSocket!=null) {
            try {
                setSocket(serverSocket.accept());
                if (getSocket()!=null) {
                    Date date = new Date(System.currentTimeMillis());
                    System.out.println("Client Connected on "+this.getSocket()+" "+date);
                    bufferedReader = new BufferedReader(new InputStreamReader(socket.getInputStream()));
                    bufferedWriter = new PrintStream(socket.getOutputStream());   
                    this.setConnected(true);
                }
            } catch (IOException ex) {
                Logger.getLogger(IPv4ServicePort.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
            }
        }
    }

public void setPort(int port) {
        if (service.getSocketType()==service.IPv4_SOCKET_SERVER) {
            try {
                setServerSocket(new ServerSocket(port));

} catch (IOException ex) {
                Logger.getLogger(IPv4ServicePort.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
            }
        }
        this.port = port;
    }