Comunicação entre JFrames: receber param., aguardar exec

Pessoal,
estou migrando uma aplicação cliente/servidor para Java utilizando o Swing.

Como sou iniciante me deparei com um problema: em alguns casos uso frames de seleção de registros, que são chamados a partir de um frame e devem retornar o registro escolhido pelo usuário ao frame chamador.

Bom, o meu problema foi nessa chamada ao frame de seleção dentro do frame chamador, pois não sei como fazer para que o frame chamador aguarde o retorno do frame de seleção, haja vista que quando inicio o frame de seleção os dois passam a executar ao mesmo tempo.

Outro problema que eu tive neste mesmo exemplo é a própria passagem do registro selecionado pelo usuário para o frame chamador. Isto porque cada frame é uma classe separada (JFrame).

Desculpe se a pergunta é muito básica, mas realmente fiquei confuso de qual a melhor maneira para proceder neste caso!

Desde já agradeço!

Para passar dados de uma classe à outra nesse modelo que vc descreveu, você pode usar eventos ou utilizar os patterns Observer e Visitor… acho que vao dar uma boa ajuda… :smiley:

(dê uma pesquisada sobre design patterns aqui no guj ;))

Vc pode tb dar uma olhada no JOptionPane.

Quando vc usa uma JDialog, vc pode declarar ela modal, e assim o usuário nao consegue clicar em mais nada.

Se vc separar bem o modelo da janela (i.e. outra classe), vc nao precisa ficar criando a janela, vc pode apenas alterar o conteúdo (os registros disponíveis) e chamar setVisible(), mantendo no pai a referencia pra ela.

Se eu nao fui claro, me avisa que nem eu me entendo as vezes.