Oi,
(Darei um contexto rapido pra que a duvida possa ser bem explanada.)
No meu sistema que estou desenvolvendo, há um programa central e um conjunto de whiteboards distribuidos entre máquinas diversas (não se incomode se não souber o que é um whiteboard…). No sistema, o desenho feito (um serializable objeto, em verdade) sobre um desses whiteboards deve ser feito também em todos os outros. Como? o programa central recebe sempre a imagem gerada por um whiteboard e então repassa tal imagem para os outros whiteboards. Então, cada whiteboard funciona como cliente, já que acessa um (ou mais) método remoto do programa central (pelo qual transmite a imagem), e é também servidor pois é acessado remotamente pelo programa central (quando uma imagem de outro whiteboard está sendo distribuída…). Já com relação ao programa central, ele é servidor em relação aos whiteboards, e é algo como um “cliente universal”, pois precisa poder acessar todos os whiteboards. Entenderam?
O caso é que o programa central só consegue acessar os métodos remotos dos objetos contidos no rmiregistry local… é justamente isso o meu problema - cada whiteboard estará hospedado em uma máquina diferente!