[quote=felipefranz][quote=wellington.nogueira][quote=felipefranz]…[/quote]Não vejo dessa forma. As pessoas precisam gerenciar corretamente seu tempo e tentar não depender dos outros para isso.
Procure verificar apenas se há tempo hábil para você sair do serviço as 17h30 e chegar na facu no horário. Se tiver, sem problemas, caso contrario, procure negociar para chegar antes no trabalho para sair mais cedo. Evite pedir para sair mais cedo por conta de faculdade, assim você, ao menos, cumprirá teu horário de trabalho diário.
Uma coisa que é fato é que, conciliar trabalho com faculdade não é fácil, mas bem cansativo pois é comum durmir pouco. Logo, na faculdade, procure fazer grupos com pessoas interessadas e capazes de dividir tarefas e multidiciplinares para que ninguém se mate para fazer trabalhos.[/quote]
Não é questão de gerenciar o tempo: Se eu trabalho das 08:00 às 12:00 e das 13:30 e 17:30 por exemplo, demoro uma hora para chegar de carro do trabalho até a faculdade (18:30) mas as aulas começam às 18:00 o problema não é gerenciar o tempo.
Aí entra a flexibilidade, se o seu trabalho é importante para a empresa, ela deveria deixar você trabalhar das 07:00 às 12:00 e 13:30 às 16:30.
Isto é bem comum em mestrado, que tem aulas normalmente no período matutino/vespertino. Você pode gerenciar o tempo como quiser, mas a empresa tem que ser bem flexível para deixar você ir pra aulas as 14:00 e ficar até o fim do horário comercial.[/quote]
Foi o que eu disse. Entrar mais cedo para sair mais cedo cumprindo a jornada.
Em relação a mestrado é mais complexa essa flexibilização, porque a empresa deve aceitar que ter um mestrando como funcionário agrega valor de alguma forma e nem sempre acha-se empresas com tal cultura (infelizmente).
E só por não flexibilizar não significa que não haverá oportunidade de crescimento…