Conciliar trabalho CLT com faculdade

Olá amigos, recentemente criei um tópico pedindo dicas para vagas de java júnior; consegui uma entrevista e fui aprovado! segunda-feira vou realizar a última entrevista (para acertar os detalhes de contrato) na empresa.

Em fevereiro de 2012 irei iniciar uma faculdade de SI.

Porém preferi como Java JR ao invés de estagiário (movido pelo fator $$). O trabalho será das 8:00 às 17:30, em São Paulo.

A minha dúvida é: é possível sair do trabalho e ir direto para a faculdade, exatamente às 17:30 ? com que frequência programadores fazem hora extra? meu futuro chefe ainda não sabe que irei cursar faculdade…

reparei que muitos de vocês fazem hora extra, e pelo visto, o chefe de alguns está fora da lei (verifiquei que nem todos os funcionários exigem banco de horas OU hora extra paga, como diz a LEI).

Estou meio perdido, qualquer luz será bem vinda!

Grato desde já!

bom eu te recomendo fazer teu trabalho direito
ser pontual se esforçar mostrar serviço
faça com que eles precisem de vc

e acima de tudo fazer as amizades certas

é bom ser amigo do chefe por exemplo

não falo de bajulação e puxa saco
pq o seu chefe vai saber que vc está só jogando
hehehe

com isso tudo que eu falei vc terá liberdade de negociar no seu trabalho
os horários de aula e tudo

pq querendo ou não a empresa ganha muito com um funcionario universitario
ou formado

Tente negociar com seu chefe para sair de 10 a 15 minutos antes para não chegar tão atrasado as aulas na faculdade. :wink:

Derrepente se a empresa trabalha de sabado , tu pode dar uma chorada para sair uma hora mais cedo e pagar aos sabados.

cara não tem essa, voce faz 8h por dia e foda-se o restante. não tem porque matar aula pra trabalhar só se voce quiser fazer isso mas não recomendo.

voce não ganhará absolutamente nada fazendo isso, pior vai perder materias e reprovar na faculdade e a empresa não vai te ajudar em nada.

logo não seja burro e priorize a faculdade, depois voce troca de empresa deposi de formado!

faculdade é prioridade nenhuma empresa irá te deixar rico sendo voce funcionário deles, então que se dane.

Troca de empresa somente após de formado será pura perda de tempo. esteja atento ao mercado, avalie novas propostas e priorize a faculdade. Obter conhecimento para desempenhar bem seu trabalho é fundamental. :wink:

Olá, agradeço as respostas dadas até agora.

Realmente, o que pretendo é me dedicar as 8 horas diárias de serviço, não tenho interesse em fazer horas extras com muita frequência (a não ser um dia ou outro, também não vou deixar meu chefe na mão quando o serviço apertar, mas isso será apenas de vez em quando).

Realmente, tem muita gente que tem emprego CLT (a maioria seg-sex, 8 horas diárias) e que consegue fazer faculdade a noite, não precisando sair do CLT para ir p/ um estágio (6 horas apenas).

O mais importante, é que realmente quero cursar uma faculdade no período noturno, se o futuro chefe não entender isso, bom…acredito então que eu deva procurar outro lugar

Alguém já passou por isso que estou passando, ou ainda, algo semelhante ?

hehehe

tou passando por isso

no meu caso eu ja sou finalista

cara o negocio é priorizar a faculdade mesmo pq querendo ou nao

vc formado vai ganhar muito mais

cara, ninguem é obrigado a fazer hora extra

priorize a faculdade… ou faca igual falaram, tire um tempo do almoco (15min) e saia mais cedo… converse isso com seu chefe, ele vai entender…

Se explicar a situação ao seu patrão, acredito que não terá problemas, pois se você foi contratado é porque sera útil para empresa e é comum em muitas empresas funcionários que precisam sair mais cedo devido a faculdade. Porém espere esta efetivado para contar isso, rsrsrsr

Só um ponto de atenção: Conciliar facul e serviço é bem difícil, para estudar e fazer os trabalhos tera de sacrificar vários finais de semana. Evite a qualquer custo levar coisas de faculdade para o trabalho… isso sem dúvida irrita qualquer patrão!

Abraço!

Se a empresa não quiser ajudar a conciliar significa que não existe oportunidade de crescimento para você lá dentro.

[quote=wellington.nogueira][quote=felipefranz]Se a empresa não quiser ajudar a conciliar significa que não existe oportunidade de crescimento para você lá dentro.[/quote]Não vejo dessa forma. As pessoas precisam gerenciar corretamente seu tempo e tentar não depender dos outros para isso.

Procure verificar apenas se há tempo hábil para você sair do serviço as 17h30 e chegar na facu no horário. Se tiver, sem problemas, caso contrario, procure negociar para chegar antes no trabalho para sair mais cedo. Evite pedir para sair mais cedo por conta de faculdade, assim você, ao menos, cumprirá teu horário de trabalho diário.

Uma coisa que é fato é que, conciliar trabalho com faculdade não é fácil, mas bem cansativo pois é comum durmir pouco. Logo, na faculdade, procure fazer grupos com pessoas interessadas e capazes de dividir tarefas e multidiciplinares para que ninguém se mate para fazer trabalhos.[/quote]

Não é questão de gerenciar o tempo: Se eu trabalho das 08:00 às 12:00 e das 13:30 e 17:30 por exemplo, demoro uma hora para chegar de carro do trabalho até a faculdade (18:30) mas as aulas começam às 18:00 o problema não é gerenciar o tempo.

Aí entra a flexibilidade, se o seu trabalho é importante para a empresa, ela deveria deixar você trabalhar das 07:00 às 12:00 e 13:30 às 16:30.

Isto é bem comum em mestrado, que tem aulas normalmente no período matutino/vespertino. Você pode gerenciar o tempo como quiser, mas a empresa tem que ser bem flexível para deixar você ir pra aulas as 14:00 e ficar até o fim do horário comercial.

[quote=wellington.nogueira]
Foi o que eu disse. Entrar mais cedo para sair mais cedo cumprindo a jornada.

Em relação a mestrado é mais complexa essa flexibilização, porque a empresa deve aceitar que ter um mestrando como funcionário agrega valor de alguma forma e nem sempre acha-se empresas com tal cultura (infelizmente).

E só por não flexibilizar não significa que não haverá oportunidade de crescimento…[/quote]

Se a empresa não deixa que eu flexibilize o horário para me especializar (fazer um curso de graduação, pós) isto pra mim significa que ela não precise que eu cresça, precisa para aquele trabalho específico que vai ser desenvolvido mas sem maiores aspirações que normalmente é recomendada uma formação maior.

Pessoal, obrigado pelas respostas.

Acabei não conseguindo aquela vaga, mas estou tentando outras.

Será que chamam pra fazer entrevistas em dezembro, ou nesse país só depois do carnaval p/ conseguir emprego agora? rs

[quote=felipefranz]Se a empresa não quiser ajudar a conciliar significa que não existe oportunidade de crescimento para você lá dentro.[/quote]Não vejo dessa forma. As pessoas precisam gerenciar corretamente seu tempo e tentar não depender dos outros para isso.

Procure verificar apenas se há tempo hábil para você sair do serviço as 17h30 e chegar na facu no horário. Se tiver, sem problemas, caso contrario, procure negociar para chegar antes no trabalho para sair mais cedo. Evite pedir para sair mais cedo por conta de faculdade, assim você, ao menos, cumprirá teu horário de trabalho diário.

Uma coisa que é fato é que, conciliar trabalho com faculdade não é fácil, mas bem cansativo pois é comum durmir pouco. Logo, na faculdade, procure fazer grupos com pessoas interessadas e capazes de dividir tarefas e multidiciplinares para que ninguém se mate para fazer trabalhos.

[quote=felipefranz][quote=wellington.nogueira][quote=felipefranz]…[/quote]Não vejo dessa forma. As pessoas precisam gerenciar corretamente seu tempo e tentar não depender dos outros para isso.

Uma coisa que é fato é que, conciliar trabalho com faculdade não é fácil, mas bem cansativo pois é comum durmir pouco. Logo, na faculdade, procure fazer grupos com pessoas interessadas e capazes de dividir tarefas e multidiciplinares para que ninguém se mate para fazer trabalhos.[/quote]

Não é questão de gerenciar o tempo: Se eu trabalho das 08:00 às 12:00 e das 13:30 e 17:30 por exemplo, demoro uma hora para chegar de carro do trabalho até a faculdade (18:30) mas as aulas começam às 18:00 o problema não é gerenciar o tempo.

Aí entra a flexibilidade, se o seu trabalho é importante para a empresa, ela deveria deixar você trabalhar das 07:00 às 12:00 e 13:30 às 16:30.

Isto é bem comum em mestrado, que tem aulas normalmente no período matutino/vespertino. Você pode gerenciar o tempo como quiser, mas a empresa tem que ser bem flexível para deixar você ir pra aulas as 14:00 e ficar até o fim do horário comercial.[/quote]
Foi o que eu disse. Entrar mais cedo para sair mais cedo cumprindo a jornada.

Em relação a mestrado é mais complexa essa flexibilização, porque a empresa deve aceitar que ter um mestrando como funcionário agrega valor de alguma forma e nem sempre acha-se empresas com tal cultura (infelizmente).

E só por não flexibilizar não significa que não haverá oportunidade de crescimento…