Foi nisso que pensei. O problema não está no concurso em questão, ele apenas está seguindo as regras: para trabalhar em TI não precisa de uma faculdade específica, mas para ser contador sim.
Foi nisso que pensei. O problema não está no concurso em questão, ele apenas está seguindo as regras: para trabalhar em TI não precisa de uma faculdade específica, mas para ser contador sim.[/quote]
Eu sempre fiquei na dúvida sobre a regulamentação da profissão na área de TI. A partir desse eu passo a pensar que é necessário sim. Para evitar coisas desses tipos.
Se todas as outras áreas fazem exigências dessas, ta na hora da TI também fazer.
Só pq as outras áreas possuem os seus Conselhos Regionais nós também devemos ter? Isso que eu chamo de palhaçada.
E sobre o post original:
sendo um concurso para a Petrobras, acho até sensato que eles queiram alguém de Química com conhecimentos em programação para o desenvolvimento interno.
É mais fácil ajudar um químico a saber transcrever o seu conhecimento em Java do que fazer um programador aprender a química que uma empresa de petro-química exige.
Não vejo porque ser palhaçada querer que de alguma forma sua profissão seja protegida e regulamentada?
Palhaçada é achar que profissional formado na área de TI não é capaz de adquirir qualquer outro tipo de conhecimento enquanto os profissionais de outras áreas são capazes.
[quote=romarcio]Não vejo porque ser palhaçada querer que de alguma forma sua profissão seja protegida e regulamentada?
Palhaçada é achar que profissional formado na área de TI não é capaz de adquirir qualquer outro tipo de conhecimento enquanto os profissionais de outras áreas são capazes.[/quote]
Mas quem disse que o profissional de TI não é capaz de adquirir outro conhecimento? Você pode saber muito sobre contabilidade sem ter sentado em uma sala de aula, não poder assinar balanço patrimonial e DRE não quer dizer que você não tenha conhecimento, só que não passou por um ensino formal e fez juramento de ética e tal.
Você ainda pode usar o conhecimento para gerir sua empresa, investir e fazer todo o resto.
A verdade é que a própria TI tem uma regulamentação que na minha opinião funciona melhor que a maioria: a regulamentação do mercado. Protecionismo não adianta, um mal contador, administrador, advogado, engenheiro não vai se dar bem só porque é protegido pela profissão, isso só vai ocorrer em profissões que tem mão de obra muito escassa.
Não sei como pode ser justo o seguinte caso:
Você tem conhecimento em A e em B. Mas só pode trabalhar em A por que não é formado em B, mesmo sendo formado em A.
Mas quem é formado em B pode trabalhar em A e também em B, mesmo sendo formado somente em B.
Não vejo justiça nisso.
[quote]INFORMÁTICA III
- Conhecimentos básicos de Word, Excel e Power Point ‐ versão 2003. 2. Conceito de internet e intranet e principais navegadores 3. Rotinas de proteção e segurança. 4. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso.[/quote]
Parece que eles precisam de um carinha do computador, e não um cientista da computação.
Todo concurso da petrobrás é assim, e outras empresas tem adotado a mesma estratégia. Porque? porque qualquer um “pode” fazer isso e não precisa de diploma específico, logo temos mais inscrições, mais dinheiro e por aí vai…
Teve um outro concurso em 2011, do Dataprev dessa vez, que era ainda menos exigente, segue trecho do edital: (http://www.quadrix.org.br/resources/1/concursos/dataprev2011/edital_dataprev_2011_v1.pdf)
[quote]“Cargo: Desenvolvimento de Sistemas
Requisitos: Diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação ou de tecnólogo, em qualquer área de Tecnologia da Informação, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
Exemplos de Atribuições: Desenvolver sistemas atuando nas diversas fases e etapas do processo, segundo a metodologia adotada na DATAPREV, visando à racionalização e otimização dos processos do cliente.”[/quote]
Resultado? 5.000 inscritos para o cargo só no nordeste.
Eu até concordo com seu ponto de vista de que “se ele pode fazer o meu serviço, porque eu não posso fazer o dele?”, mas confesso que não tenho menor problema com isso. :lol: