Eu estava lendo o edital de um concurso da Petrobrás (http://www.cesgranrio.org.br/pdf/br0111/br0111_edital.pdf).
Dai para minha surpresa vi que a exigência de diploma se estende muito além da área de TI o que achei uma “barbaridade” como se diz aqui no RS.
Vejam só essa vaga:
ANALISTA DE SISTEMAS (ÊNFASE EM JAVA, CRM E WEB) REQUISITOS: certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado ou licenciatura, em Computação e Informática, ou em Administração, ou em Arquitetura, ou em Arquitetura e Urbanismo, ou em Astronomia, ou em Bioquímica, ou em Ciências Atuariais, ou em Ciências Contábeis, ou em Economia, ou em Engenharia, ou em Estatística, ou em Física, ou em Geofísica, ou em Geologia, ou em Matemática, ou em Meteorologia, ou em Oceanografia, ou em Oceanologia, ou em Química, reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação ou Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, tecnólogo, com carga horária mínima de 2.000 horas, em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação, Redes de Computadores, Segurança da Informação e Sistemas para Internet, reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Registro definitivo no respectivo Conselho de Classe.
EXEMPLO DE ATRIBUIÇÕES: identificação das necessidades de Tecnologia da Informação dos clientes, estudos de viabilidade técnica, projeto, desenvolvimento, validação, documentação e manutenção de aplicações em JAVA, CRM e WEB. Identificação de oportunidades de Tecnologia da Informação, propondo soluções e otimizações aderentes aos processos de negócio e o suporte especializado na solução de problemas em JAVA, CRM e WEB.
Não entendo o que tem haver a maioria desses cursos com uma vaga que deveria ser direciona apenas a profissionais formados na área de TI?
Dai alguém pode dizer, mas o cara pode ser formado em outro curso e ser auto didata em Java e outras áreas de TI.
Mas então porque alguém como eu, que tem curso técnico em contabilidade e já trabalhou com contabilidade por muitos anos, não posso concorrer a essa vaga, mesmo tendo conhecimento e experiencia na área e nas atribuições exigidas?
CIÊNCIAS CONTÁBEIS REQUISITOS: certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Registro no respectivo Conselho de Classe.
EXEMPLOS DE ATRIBUIÇÕES: Acompanhar, participar e executar a elaboração das demonstrações contábeis e do balanço social e a análise e apuração de recolhimentos de tributos.