Concurso área de TI - Achei palhaçada!

Eu estava lendo o edital de um concurso da Petrobrás (http://www.cesgranrio.org.br/pdf/br0111/br0111_edital.pdf).

Dai para minha surpresa vi que a exigência de diploma se estende muito além da área de TI o que achei uma “barbaridade” como se diz aqui no RS.
Vejam só essa vaga:

ANALISTA DE SISTEMAS (ÊNFASE EM JAVA, CRM E WEB) REQUISITOS: certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado ou licenciatura, em Computação e Informática, ou em Administração, ou em Arquitetura, ou em Arquitetura e Urbanismo, ou em Astronomia, ou em Bioquímica, ou em Ciências Atuariais, ou em Ciências Contábeis, ou em Economia, ou em Engenharia, ou em Estatística, ou em Física, ou em Geofísica, ou em Geologia, ou em Matemática, ou em Meteorologia, ou em Oceanografia, ou em Oceanologia, ou em Química, reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação ou Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, tecnólogo, com carga horária mínima de 2.000 horas, em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação, Redes de Computadores, Segurança da Informação e Sistemas para Internet, reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Registro definitivo no respectivo Conselho de Classe.
EXEMPLO DE ATRIBUIÇÕES: identificação das necessidades de Tecnologia da Informação dos clientes, estudos de viabilidade técnica, projeto, desenvolvimento, validação, documentação e manutenção de aplicações em JAVA, CRM e WEB. Identificação de oportunidades de Tecnologia da Informação, propondo soluções e otimizações aderentes aos processos de negócio e o suporte especializado na solução de problemas em JAVA, CRM e WEB.

Não entendo o que tem haver a maioria desses cursos com uma vaga que deveria ser direciona apenas a profissionais formados na área de TI?
Dai alguém pode dizer, mas o cara pode ser formado em outro curso e ser auto didata em Java e outras áreas de TI.

Mas então porque alguém como eu, que tem curso técnico em contabilidade e já trabalhou com contabilidade por muitos anos, não posso concorrer a essa vaga, mesmo tendo conhecimento e experiencia na área e nas atribuições exigidas?
CIÊNCIAS CONTÁBEIS REQUISITOS: certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Registro no respectivo Conselho de Classe.
EXEMPLOS DE ATRIBUIÇÕES: Acompanhar, participar e executar a elaboração das demonstrações contábeis e do balanço social e a análise e apuração de recolhimentos de tributos.

Teve um amigo meu que passou para um concurso em Java e foi trabalhar com natural. [=

Setor público tem suas bizarrisses de vem em quando…

[quote=romarcio]Eu estava lendo o edital de um concurso da Petrobrás (http://www.cesgranrio.org.br/pdf/br0111/br0111_edital.pdf).

Dai para minha surpresa vi que a exigência de diploma se estende muito além da área de TI o que achei uma “barbaridade” como se diz aqui no RS.
Vejam só essa vaga:

ANALISTA DE SISTEMAS (ÊNFASE EM JAVA, CRM E WEB) REQUISITOS: certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado ou licenciatura, em Computação e Informática, ou em Administração, ou em Arquitetura, ou em Arquitetura e Urbanismo, ou em Astronomia, ou em Bioquímica, ou em Ciências Atuariais, ou em Ciências Contábeis, ou em Economia, ou em Engenharia, ou em Estatística, ou em Física, ou em Geofísica, ou em Geologia, ou em Matemática, ou em Meteorologia, ou em Oceanografia, ou em Oceanologia, ou em Química, reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação ou Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, tecnólogo, com carga horária mínima de 2.000 horas, em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação, Redes de Computadores, Segurança da Informação e Sistemas para Internet, reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Registro definitivo no respectivo Conselho de Classe.
EXEMPLO DE ATRIBUIÇÕES: identificação das necessidades de Tecnologia da Informação dos clientes, estudos de viabilidade técnica, projeto, desenvolvimento, validação, documentação e manutenção de aplicações em JAVA, CRM e WEB. Identificação de oportunidades de Tecnologia da Informação, propondo soluções e otimizações aderentes aos processos de negócio e o suporte especializado na solução de problemas em JAVA, CRM e WEB.

Não entendo o que tem haver a maioria desses cursos com uma vaga que deveria ser direciona apenas a profissionais formados na área de TI?
Dai alguém pode dizer, mas o cara pode ser formado em outro curso e ser auto didata em Java e outras áreas de TI.
[/quote]

Reparou que todos esses cursos possuem matérias de exatas (que estimulam o raciocínio lógico), o que torna os egressos desses cursos potenciais programadores e/ou analistas de sistemas?

Porque esse cargo é de nível superior e o seu certificado é de nível técnico.

[quote=jakefrog]Teve um amigo meu que passou para um concurso em Java e foi trabalhar com natural. [=

Setor público tem suas bizarrisses de vem em quando…[/quote]

Muitas vezes fico pensando que o setor público é muito mais organizado que o privado.
Tem uma expressão que diz assim: “O setor público só faz o que a lei permite enquanto que o privado faz o que a lei não proíbe”.

Mas ai que tá. Eu tenho curso superior em Sistemas de Informação e o conhecimento total para realizar os requisitos cobrados para a vaga de Contabilidade.

Então porque eles não colocam lá que quem é da área de TI também pode concorrer a vaga para Contabilidade? Ou quem é formado na área de TI não tem raciocínio suficiente para realizar operações de Débito e Crédito?

E ainda, na faculdade eu tive matéria de Contabilidade de Custos, faz parte do currículo da faculdade que cursei e talvez de várias outras.

Mas ai que tá. Eu tenho curso superior em Sistemas de Informação e o conhecimento total para realizar os requisitos cobrados para a vaga de Contabilidade.

Então porque eles não colocam lá que quem é da área de TI também pode concorrer a vaga para Contabilidade? Ou quem é formado na área de TI não tem raciocínio suficiente para realizar operações de Débito e Crédito?

E ainda, na faculdade eu tive matéria de Contabilidade de Custos, faz parte do currículo da faculdade que cursei e talvez de várias outras.

[/quote]

[/quote]

Como que você sabe que tem capacidade para realizar todas as tarefas exigidas de um contador lá dentro?
Além do mais, mesmo que tivesse, com certeza existem tarefas que precisam ser assinadas por pessoas com registro no conselho de classe dos contadores. Lá nos requisitos da vaga está exigindo isso. Você iria realizar uma contabilidade e pedir para outro contador lá dentro assinar pra você? Eu não assinaria, depois se der m… vão vir pra cima de mim porque eu assinei…

Isso não necessariamente é verdade, eu fiz engenharia, tive 2 matérias de economia, mas não entendo de contabilidade e nem de economia. Pelo menos não ao nível esperado de um economista.

Você teve essa matéria de contabilidade em um período, o pessoal da contabilidade teve matérias de contabilidade durante os 4 ou 5 anos de curso.
Essa sua matéria de contabilidade serve apenas para dar uma base mínima.

E como você sabe que um profissional de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Atuariais, Economia, … sabe isso: ÊNFASE EM JAVA, CRM E WEB

Eu sei isso: Acompanhar, participar e executar a elaboração das demonstrações contábeis e do balanço social e a análise e apuração de recolhimentos de tributos.
Já fiz isso por vários anos e tenho registro no conselho de contabilidade o chamado CRC. Fiz a prova do conselho em 2004 e fui aprovado.

O caso não é esse, se A ou B sabem ou não, a questão é outra. Estão usando vagas da área de TI para qualquer outra área que não tem ligação com TI. Enquanto nas outras vagas os cursos são específicos a área.

[quote=romarcio]E como você sabe que um profissional de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Atuariais, Economia, … sabe isso: ÊNFASE EM JAVA, CRM E WEB

Eu sei isso: Acompanhar, participar e executar a elaboração das demonstrações contábeis e do balanço social e a análise e apuração de recolhimentos de tributos.
Já fiz isso por vários anos e tenho registro no conselho de contabilidade o chamado CRC. Fiz a prova do conselho em 2004 e fui aprovado.

O caso não é esse, se A ou B sabem ou não, a questão é outra. Estão usando vagas da área de TI para qualquer outra área que não tem ligação com TI. Enquanto nas outras vagas os cursos são específicos a área.[/quote]

Se não me engano a SBC (sociedade brasileira de computação) permite isso. É só dar uma pesquisada que provavelmente vai achar algo sobre isso.

Como eu disse aí em cima no outro post para o jakefrog, a empresa pública só faz o que a lei permite explicitamente. E a lei não permite que outras pessoas que não tem formação superior em contabilidade atuem como contador, você tem a formação técnica que é diferente da de nível superior (a que eles estão exigindo), pois se fossem iguais não teria razão para existir um curso técnico e outro superior em contabilidade.

Eu não acho que exista erro no edital, pois mesmo se a formação da pessoa for arquitetura e urbanismo e ela passar nas provas do concurso, isto demonstra que ela está apta a exercer o cargo (na minha opinião). A administração pública só tem a ganhar com isso, pois contará com uma maior quantidade de candidatos interessados nas vagas. E eu me preocuparia em estudar mais para obter uma boa nota, pois quem estiver bem preparado não tem motivo para temer a concorrência.

Não concordo com o seu ponto de vista, e se eu passar em uma prova para médico? Vai querer se consultar comigo?
Eu também não acho que tenha erro no edital, mas não pelo mesmo motivo que você.

Obviamente, se a pessoa se sujeita a prestar um concurso na área de TI é porque ela se considera preparada e disposta para trabalhar com isso. A organização está interessada em contratar pessoas que tenham um nível de excelência na área de atuação e que irão agregar valor, independentemente se sua graduação foi estritamente relacionada a TI. O cara pode ter se formado em arquitetura mas trabalha há dez anos programando: sua experiência faz com que conheça, às vezes, muito mais do assunto do que alguém que cursou Análise de Sistemas mas não tenha experiência nenhuma na área exigida.

Pois é, mas esse seu argumento de “se a pessoa se sujeita a prestar um concurso na área de TI é porque ela se considera preparada e disposta para trabalhar com isso.” é totalmente subjetivo, já pensou se as pessoas começarem
a exercer certas profissões somente pelo fato de se acharem capazes para tal? Mas concordo com relação ao fato de que existem pessoas que não são da área de TI que sabem mais do que outras que são da área, mas isso é porque o que é exigido na maioria dos sistemas corporativos é saber fazer CRUD. Se pedir algo muito mais elaborado elas terão dificuldades.

Tem muitas empresas privadas que também exigem curso superior, não vejo nada demais, é apenas um critério de seleção. Ainda mais que hoje em dia a maioria dos profissionais da área já possuem faculdade.

A questao nao eh exigir ou nao curso superior, a questao eh exigir curso superior nas areas voltadas a TI. Se eu nao for contador nao posso me candidatar a vaga de contador por mais que prove com todas as letras que sou mais apto que qualquer contador (e por favor, nao comparem contabilidade com medicina que nao tem nada a ver, eu nao contrataria um medico so porque ele passou num exame de medicina, mas contrataria um contador assim).

Eu acho que o problema nao eh dos editais, nem filosofico, nem legal, nem nada disso. Acho que o problema é pratico. Eh dificil achar profissional formado em TI, quantos se formam dos 40 que entram por turma, se for 10 por turma eh muito (nao tenho dados estatisticos, estou falando de achometro). E desses que se esforcam e conseguem chegar ao fim do curso? Voces ja repararam quantos deles tem condicoes de entrar nas empresas como programador junior? Boa parte dos que se formam so fazem para ter o diploma, para nao desistir no meio no caminho. Entao sobram poucas opcoes, mesmo para concursos.

Não fique chorando e estude para as provas. :slight_smile:

Se vc quer fazer algo na área fiscal estude para concursos do tipo, provas para RFB, ICMS, ISS, etc, normalmente só pedem graduação em qualquer área, portanto não sinta-se lesado. :slight_smile:

ps: Área fiscal normalmente paga mais. É melhor para nós.

[quote=thiagoks]Não fique chorando e estude para as provas. :slight_smile:

Se vc quer fazer algo na área fiscal estude para concursos do tipo, provas para RFB, ICMS, ISS, etc, normalmente só pedem graduação em qualquer área, portanto não sinta-se lesado. :slight_smile:

ps: Área fiscal normalmente paga mais. É melhor para nós.[/quote]

Não é essa a questão.

Na minha opinião uma vaga de concurso para área de TI deveria ser direcionada a profissionais diplomados na área de TI. Como acontece com os cargos para Direito, Administração, Contabilidade, Arquitetura e tantos outros.
É isso que eu estou questionando. Não é mede de perder a vaga para eles e sim o porque eles tem o direito de concorrer a vagas a qual não possuem graduação.

[quote=romarcio]Eu estava lendo o edital de um concurso da Petrobrás (http://www.cesgranrio.org.br/pdf/br0111/br0111_edital.pdf).

Vejam só essa vaga:

Mas então porque alguém como eu, que tem curso técnico em contabilidade e já trabalhou com contabilidade por muitos anos, não posso concorrer a essa vaga, mesmo tendo conhecimento e experiencia na área e nas atribuições exigidas?
CIÊNCIAS CONTÁBEIS REQUISITOS: certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Registro no respectivo Conselho de Classe.
EXEMPLOS DE ATRIBUIÇÕES: Acompanhar, participar e executar a elaboração das demonstrações contábeis e do balanço social e a análise e apuração de recolhimentos de tributos.
[/quote]

eu achei plausível considerando que a pessoa não precisa necessariamente de um diploma de TI mas tem que ter algum diploma, preferencialmente de algo mais relacionado a lógica… a incoerência ai se existir é pequena, especialmente comparado com algumas outras coisas… certa vez eu fui ver um edital para progamador na prefeitura de santo andré, cidade onde moro, e para programador pagava 1.6K… fora a quantidade de coisas que exigia…

[quote=romarcio][quote=thiagoks]Não fique chorando e estude para as provas. :slight_smile:

ps: Área fiscal normalmente paga mais. É melhor para nós.[/quote]

Não é essa a questão.

Na minha opinião uma vaga de concurso para área de TI deveria ser direcionada a profissionais diplomados na área de TI. Como acontece com os cargos para Direito, Administração, Contabilidade, Arquitetura e tantos outros.
É isso que eu estou questionando. Não é mede de perder a vaga para eles e sim o porque eles tem o direito de concorrer a vagas a qual não possuem graduação.[/quote]

neste ponto eu concordo, se cobra diploma de um deveria cobrar de outros também… exceção é claro para áreas onde é obrigatório o diploma… para exercer a medicina é obrigatório ter no minimo o diploma, mas acredito eu que nossa área não seja a unica que não exige, mas em outras o diploma seria da mesma coisa…

[/quote]

Por causa do protecionismo e regulamentação do curso, como você mesmo deve saber, todo contador que exerça a profissão tem que ter o CRC assim como o advogado a OAB e o administrador para muitos cargos (como conselho administrativo) o CRA, o engenheiro o CREA e a computação não tem nada disto então em teoria qualquer um pode exercer.

Prepare-se para as provas, não perca tempo com besteira e mantenha o foco em passar no concurso.