Fiz estágio numa empresa publica. Cara, como aquilo é lerdo…, criação de login na rede, e-mail, mesa, computador…fazia 2 a 3 tarefas por semana e só…o resto do tempo, ficava na wikipedia…
realmente o tema é polêmico, mas acredito que muito do que foi falado até o momento nesse tópico não tem fundamento… principalmente no que se refere aos salários…
no mundo privado, quanto é o salário de um analista jr que não tem nenhuma certificação e nenhuma experiência??? e para os que tem, qto é? tsc tsc tsc…
se vcs quiserem saber um pouco mais sobre o mundo do concursos públicos de TI, sugiro que acompanhem o blog do walter cunha e a loja do grupo handbook de TI para Concursos…
assim, vcs terão informações dos “insiders”, ao invés de ficar expeculando e se baseando em informações de quem fez “estágio” no setor público…
bom eh o que falaram depende do que vc quer, na sua vida, se quer algo tranquilo mau trabalhar na semana e ter segurança concerteza o emprego publico ti oferece, agora tem o risco se vc se acomodar e virar um tremendo dinoussauro devido a essa segurança.
Eu nao consigo trabalhar dessa forma nao, gosto mais de desafios, pressoes, e correr risco, isso é uma forma de crescimento profissional, e para isso as empresas privadas estao ai, sem falar no salario que normalmente eh maior do que o setor publico. E outra nao dar para negociar no publico eh aquilo e pronto, no privado vai depender do poder de negociar do profissional para ter um salario digno, isso vale a ele avaliar o proprio conhecimento + a lei do mercado (oferta e procura) sabemos que o cenario passa ai por dificuldades de encontrar profissionais qualificados…
Eu nao pretendo sair do setor privado antes dos 40 anos nao. Daqui para lá ja fiz mestrado e Dr. ai sim tento algo como professor de alguma UNI, os ultimos concursos que vi estavam pagando 7k para um dr. + beneficios, sem falar que quase nao trabalha, fechar 40 hrs na semana algo impossivel, farei isso quando nao tiver mais a fim de me esquentar e ficar se stressando com cliente, gerente de projetos, programador etc.
[quote=marcosalex]Não podemos generalizar. Trabalho em um hospital público universitário e apesar de existir os “malas”, a maioria da área de TI trabalha demais, faz hora extra e mexe com muita coisa atual.
O que houve no serviço público é que o governo ficou muitos anos sem investir, agora que estão retomando o rumo as coisas estão acelerando.
Outra coisa que vejo é que os concursados mais recentes fazem muita pressão pras coisas andarem rápido e pra melhorar. Só que tem uma “máfia da velha guarda” que joga contra. Isso em todos os setores, tanto judiciário, quanto legislativo e executivo. Agora, com essa turma aposentando ou perdendo força, já estão tendo mudanças significativas.
Sobre salário, depende do órgão. No ministério da Educação por exemplo, um analista de sistemas começa ganhando 2500, mas tem um plano de carreira além da ação do sindicato. O pessoal que conheço com mais de 5 anos já consegue ganhar 4500 e com mais de 10 anos passa dos 6000. São poucas empresas privadas que pagam nessa faixa de salário.
A maior diferença é que o salário das empresas privadas varia conforme a região do país, enquanto nos órgãos federais ele é único em qualquer cidade do Brasil. Imagine ganhar 6 mil no Acre, você vai mandar na cidade![/quote]
eh nem todos os orgaos sao como citados no post, mas temos que contar a dedo aqueles que mais avançados. Realmente uma vantagem a questao do salario nao variar por regiao, ao contrario das empresas privadas. Bem ganhar 6 mil hj em uma empresa privada depender da area nao é algo muito dificil, o que tenho mais é colegas ganhando 5k, 7k, é o que falei depende da area e experiencia profissional, mas as empresas estao dispostas a pagar quando encontra profissionais qualificados, que é o mais dificil.
vamos lá galera… estou aguardando que vcs digam qto é um bom salário para um profissional de Ti e o que vcs consideram como desafio na carreira… vamos agitar essa discussão sobre emprego público x emprego privado.
Agora quanto a “paradeira” no serviço público, concordo com o q falaram que a coisa está mudando.
E cara morgando tem em qualquer lugar/empresa. Eu particularmente prezo pela qualidade de vida,
mas outros gostam da correria, pressão, etc. Cada um é cada um. Não existe certo ou errado. Cada um
tem que pesar o que é que ele prefere e seguir este caminho, independente dos outros.
Não sei o q tanto o pessoal quer “correria” no trabalho.
Como o amigo acima disse, eu tenho esse lema: Eu trabalho pra viver, não vivo pra trabalhar.
Eu trabalho sim, mas n me extresso. Tenho quase 30, mas aparento 10 anos a menos, e estou bem fisicamente.
Enquanto q tenho colegas q tem 25 q aparentam ter 35, carecas e usam óculos. Esses são os caras q se matam de trabalhar, são estressados e querem sempre mais pesos nas suas costas.
Eu não nasci pra ser escravo. Pensem um pouco nas suas vidas.
É importante distinguir bem o termo “funcionário público”, o qual se aplica mais a pessoas que trabalham no regime estatutário (que tem a tal da estabilidade, aposentadoria integral, etc.). Este não é o caso de empresas como Petrobras e BNDES, as quais possuem regime de contratação CLT.
Eu trabalho no BNDES e estou bastante satisfeito: desafios (muitos tipos de aplicações que desenvolvemos nao são nada triviais), colegas qualificados, ambiente de trabalho agradável, aprendizado constante, abertura para idéias novas (estamos trabalhando na utilização do Scrum em nossa gerencia…). É claro que também existem aspectos negativos e (várias) coisas que poderiam ser melhoradas…
[quote=Alexandre Gazola]É importante distinguir bem o termo “funcionário público”, o qual se aplica mais a pessoas que trabalham no regime estatutário (que tem a tal da estabilidade, aposentadoria integral, etc.). Este não é o caso de empresas como Petrobras e BNDES, as quais possuem regime de contratação CLT.
Eu trabalho no BNDES e estou bastante satisfeito: desafios (muitos tipos de aplicações que desenvolvemos nao são nada triviais), colegas qualificados, ambiente de trabalho agradável, aprendizado constante, abertura para idéias novas (estamos trabalhando na utilização do Scrum em nossa gerencia…). É claro que também existem aspectos negativos e (várias) coisas que poderiam ser melhoradas…
abraços
[/quote]
Quanto tempo vc trabalha no BNDES? Como se preparou para a prova? Quanto tempo de estudo?
Até o ano passado eu era um que defendia que funcionário público era tudo “encostado”, mas percebi que eu vivia pra trabalhar e meu padrão de vida estava caindo rapidamente, muito em função do tempo que eu gastava no trabalho (prejudicando até meus estudos e minha saúde).
Resolvi mudar pro setor público, hoje sou estatutário da Receita Federal e trabalho com tecnologia (suporte). Levo meu trabalho a sério, faço as coisas com a dedicação que fazia na iniciativa privada, mas tenho a vantagem de não perder os cabelos pelo meu trabalho – caindo na noia de que na próxima redução de custos da empresa eu vou ser demitido. E minha remuneração está dentro da média do que profissionais de TI recebem no meu estado, tendo a vantagem de ter mais tempo e saúde pra estudar pra outro concurso.
Serviço público tem riscos e desafios, sim. Basta que você procure os desafios e se sinta desafiado. No órgão que eu trabalho há boa quantidade de demanda, por exemplo. Quando um chamado chega até a mim, não gosto de deixar pro outro dia. Porém, tem colegas que leva até uma semana pra resolver um problema. Se você vai ser um encostado ou não, tudo depende de você próprio. Você dita seu ritmo dentro da repartição.
É a loja virtual do Grupo Handbook de TI para Concursos. A gente lança livros em formato eletrônico com questões comentadas de provas anteriores.
Caso vocês queiram dar uma acompanhada, dá para fazer download dos “demos” na loja pra conferir a qualidade do material.
E pra ficar ainda mais por dentro, sugiro que nos acompanhem pelo Twitter. Estamos lançando promoções relâmpago para todos que acompanham o grupo por lá.
Acho que como já foi dito nao se pode generalizar, com relação a pessoal folgado acho que isso existe e sempre vai exister independente de ser privado/público. Com relação a salários, ambiente de trabalho, carreira isso tudo depende do lugar que você pretende entrar, claro que se for em uma prefeitura ou órgão executivo, ou qualquer lugar que seja enconomia apenas pública não vai ser muito interessante.
Agora, organizações de economia mista como BNDES e Petrobrás como falaram, acredito que isto tudo seja muito diferente.
Só depois que respondi vi a data do último post "/
Dos concursos que eu fiz,somente o do BNDES tinha um salário fora do comum(8400) com 7h dia
Eu passei na dataprev e se eu saisse hoje de onde estou para ir pra la, estaria dando dois passos atrás na carreira, pois o salário é bem menor(4800) jr
Depende muito, eu presto serviço na Petrobras, aqui existem muitos projetos legais, o que desanima é so a burocracia para resolver algumas coisas, mas quanto a tecnologia eu aprendo e vejo muita coisa nova