Fala galera… Gostaria de saber quais concursos pulbicos existem na área de TI… Sei q Petrobras tem para área de Analista de Sistemas…
Alguem pode me dar uma luz…rs valew
Fala galera… Gostaria de saber quais concursos pulbicos existem na área de TI… Sei q Petrobras tem para área de Analista de Sistemas…
Alguem pode me dar uma luz…rs valew
Aqui no Paraná temos a Copel e Celepar, onde abrem vagas para cargos em TI, a Celepar inclusive, é uma empresa de TI.
Olá, tudo bem?
Por que você quer fazer um concurso público? É pelo salário ou pela estabilidade?
Na verdade, acho que a única “vantagem” de ser concursado é a “tranquilidade”. Sim, porque “estabilidade”, como antigamente se tinha, não existe mais… Agora, que é mais “tranquilo” de se trabalhar, sim.
É preciso ser honesto e admitir que, dependendo do órgão público em que trabalha, as tecnologias podem demorar mais ou menos para chegar.
Com relação aos salário, eles sempre são menores que os pagos no setor privado :roll:
Graça e Paz!
[quote=pcassiano]Olá, tudo bem?
Por que você quer fazer um concurso público? É pelo salário ou pela estabilidade?
Na verdade, acho que a única “vantagem” de ser concursado é a “tranquilidade”. Sim, porque “estabilidade”, como antigamente se tinha, não existe mais… Agora, que é mais “tranquilo” de se trabalhar, sim.
É preciso ser honesto e admitir que, dependendo do órgão público em que trabalha, as tecnologias podem demorar mais ou menos para chegar.
Com relação aos salário, eles sempre são menores que os pagos no setor privado :roll:
Graça e Paz![/quote]
Já trabalhei em setor público e é assim, “tranquilo” mesmo. Você pede um simples computador e o bicho leva 2 anos pra chegar, por causa das licitações. As vezes chegam rápido (6 meses).
Você se mata de trabalhar e vê o cara do seu lado sem fazer nada e ganhar o mesmo que você. Ele falta, faz besteira e ferra todo mundo e pra demitir o infeliz é uma demora que só. Quando demitem.
Aumento? Só se seu sindicato trabalhar. Não adianta voc~e se esforçar. Só se fizer um QI muito bom pra ser indicado pra um cargo superior. Mesmo assim, quando o cara te colocou lá, o risco de você sair junto com ele, não importa sua competência, é alto.
Sinceramente, não tenho vontade de trabalhar para o setor público não. Prefiro a competição voraz do mundo privado… rssr
Eu acho que não me acostumaria com o Serviço público, trabalhei em um Prefeitura, como estagiario, quando estava cursando a graduação, e achei realmente as coisas muito lentas, a tecnologia demora a chegar, e coisas absurda acontecem no setor público.
É meio complicado.
Petrobras tem para área de Analista de Sistemas
nesse concurso forado em TI pode fazer?
Eu sei que é para área de informática e computação e para Sistema de Informação
Ah recomendo se o cidadão quer entrar em alguma estatal, da uma pesquisada porque tem cargos que só exigem Superior, tipo Banco do Brasil, outras instituiçãoes…
Agora na área de TI, é bom entrar ja com algum conhecimento.
[quote=pedrorjbr]Fala galera… Gostaria de saber quais concursos pulbicos existem na área de TI… Sei q Petrobras tem para área de Analista de Sistemas…
Alguem pode me dar uma luz…rs valew[/quote]
Seguem as dicas:
http://waltercunha.com/blog/
http://br.groups.yahoo.com/group/timasters/
[quote=cafarnaum]
Seguem as dicas:
http://waltercunha.com/blog/
http://br.groups.yahoo.com/group/timasters/[/quote]
Na minha opiniao, o blog do waltercunha realmente é o melhor para este assunto.
Era o que eu ia indicar.
Mas concordo com a maioria das opiniões sobre trabalhar em setor publico.
ACHO que a vida “desanda”. hehehe
Fiz estágio numa empresa publica. Cara, como aquilo é lerdo…, criação de login na rede, e-mail, mesa, computador…fazia 2 a 3 tarefas por semana e só…o resto do tempo, ficava na wikipedia…
Galera,
realmente o tema é polêmico, mas acredito que muito do que foi falado até o momento nesse tópico não tem fundamento… principalmente no que se refere aos salários…
no mundo privado, quanto é o salário de um analista jr que não tem nenhuma certificação e nenhuma experiência??? e para os que tem, qto é? tsc tsc tsc…
se vcs quiserem saber um pouco mais sobre o mundo do concursos públicos de TI, sugiro que acompanhem o blog do walter cunha e a loja do grupo handbook de TI para Concursos…
assim, vcs terão informações dos “insiders”, ao invés de ficar expeculando e se baseando em informações de quem fez “estágio” no setor público…
Grupo Handbook de TI - http://www.handbookdeti.com.br/
Blog do Walter - http://waltercunha.com/
bom eh o que falaram depende do que vc quer, na sua vida, se quer algo tranquilo mau trabalhar na semana e ter segurança concerteza o emprego publico ti oferece, agora tem o risco se vc se acomodar e virar um tremendo dinoussauro devido a essa segurança.
Eu nao consigo trabalhar dessa forma nao, gosto mais de desafios, pressoes, e correr risco, isso é uma forma de crescimento profissional, e para isso as empresas privadas estao ai, sem falar no salario que normalmente eh maior do que o setor publico. E outra nao dar para negociar no publico eh aquilo e pronto, no privado vai depender do poder de negociar do profissional para ter um salario digno, isso vale a ele avaliar o proprio conhecimento + a lei do mercado (oferta e procura) sabemos que o cenario passa ai por dificuldades de encontrar profissionais qualificados…
Eu nao pretendo sair do setor privado antes dos 40 anos nao. Daqui para lá ja fiz mestrado e Dr. ai sim tento algo como professor de alguma UNI, os ultimos concursos que vi estavam pagando 7k para um dr. + beneficios, sem falar que quase nao trabalha, fechar 40 hrs na semana algo impossivel, farei isso quando nao tiver mais a fim de me esquentar e ficar se stressando com cliente, gerente de projetos, programador etc.
[quote=marcosalex]Não podemos generalizar. Trabalho em um hospital público universitário e apesar de existir os “malas”, a maioria da área de TI trabalha demais, faz hora extra e mexe com muita coisa atual.
O que houve no serviço público é que o governo ficou muitos anos sem investir, agora que estão retomando o rumo as coisas estão acelerando.
Outra coisa que vejo é que os concursados mais recentes fazem muita pressão pras coisas andarem rápido e pra melhorar. Só que tem uma “máfia da velha guarda” que joga contra. Isso em todos os setores, tanto judiciário, quanto legislativo e executivo. Agora, com essa turma aposentando ou perdendo força, já estão tendo mudanças significativas.
Sobre salário, depende do órgão. No ministério da Educação por exemplo, um analista de sistemas começa ganhando 2500, mas tem um plano de carreira além da ação do sindicato. O pessoal que conheço com mais de 5 anos já consegue ganhar 4500 e com mais de 10 anos passa dos 6000. São poucas empresas privadas que pagam nessa faixa de salário.
A maior diferença é que o salário das empresas privadas varia conforme a região do país, enquanto nos órgãos federais ele é único em qualquer cidade do Brasil. Imagine ganhar 6 mil no Acre, você vai mandar na cidade![/quote]
eh nem todos os orgaos sao como citados no post, mas temos que contar a dedo aqueles que mais avançados. Realmente uma vantagem a questao do salario nao variar por regiao, ao contrario das empresas privadas. Bem ganhar 6 mil hj em uma empresa privada depender da area nao é algo muito dificil, o que tenho mais é colegas ganhando 5k, 7k, é o que falei depende da area e experiencia profissional, mas as empresas estao dispostas a pagar quando encontra profissionais qualificados, que é o mais dificil.
mandar na cidade essa foi boa…
vamos lá galera… estou aguardando que vcs digam qto é um bom salário para um profissional de Ti e o que vcs consideram como desafio na carreira… vamos agitar essa discussão sobre emprego público x emprego privado.
abs,
diogo
Pra mim, só de passar em um concurso público ( que pague +5k ) já é um grande desafio/conquista. É um catatau
de matéria pra estudar. Veja o do BNDES http://www.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/bndes0109/bndes0109.html.
Agora quanto a “paradeira” no serviço público, concordo com o q falaram que a coisa está mudando.
E cara morgando tem em qualquer lugar/empresa. Eu particularmente prezo pela qualidade de vida,
mas outros gostam da correria, pressão, etc. Cada um é cada um. Não existe certo ou errado. Cada um
tem que pesar o que é que ele prefere e seguir este caminho, independente dos outros.
…
Olha, pra quem é de SP capital ou imediações próximas, tem a PRODESP, la so entra quem passa em concurso, o salário é bom… Dependendo do cargo…
:lol:
Não sei o q tanto o pessoal quer “correria” no trabalho.
Como o amigo acima disse, eu tenho esse lema: Eu trabalho pra viver, não vivo pra trabalhar.
Eu trabalho sim, mas n me extresso. Tenho quase 30, mas aparento 10 anos a menos, e estou bem fisicamente.
Enquanto q tenho colegas q tem 25 q aparentam ter 35, carecas e usam óculos. Esses são os caras q se matam de trabalhar, são estressados e querem sempre mais pesos nas suas costas.
Eu não nasci pra ser escravo. Pensem um pouco nas suas vidas.
É importante distinguir bem o termo “funcionário público”, o qual se aplica mais a pessoas que trabalham no regime estatutário (que tem a tal da estabilidade, aposentadoria integral, etc.). Este não é o caso de empresas como Petrobras e BNDES, as quais possuem regime de contratação CLT.
Eu trabalho no BNDES e estou bastante satisfeito: desafios (muitos tipos de aplicações que desenvolvemos nao são nada triviais), colegas qualificados, ambiente de trabalho agradável, aprendizado constante, abertura para idéias novas (estamos trabalhando na utilização do Scrum em nossa gerencia…). É claro que também existem aspectos negativos e (várias) coisas que poderiam ser melhoradas…
abraços
Hum, é, é muito importante como dito acima de separar estatutário de clt.
CLT é quase como numa empresa comum, vc pode ser demitido normalmente, passar no concurso n garante nada.
Estatutário é mamata. Conheço caras em prefeituras q simplesmente NÃO trabalham! Ficam o dia todo jogando nos seus notes…