[quote=drsmachado][quote=CamilaBatista]Bom, mais uma dúvida com meu sistema de biblioteca.
Dessa vez é que quando tento cadastrar um aluno que já foi cadastro, dá um erro no campo matrícula, que é chave primária e não pode estar duplicado.
Porém, a mensagem que aparece é essa:
Erro: Cadastro falhou!com.mysql.jdbc.exceptions.jdbc4.MYSQLIntegrityConstraintViolationException: Duplicate entry ‘2225’ for key “PRIMARY”
Então, o que eu queria saber é como deixar essa mensagem mais “bonitinha”.
Eu quero que quando isso acontecer apareça a mensagem: “O número de matrícula apresentado já está cadastrado!”
O que eu faço?
:?: :?: :?: [/quote]
Em primeiro lugar, Camila, esse erro só ocorrerá caso você deixe por conta do usuário informar a matrícula.
Na minha concepção, isso é um erro, visto que, imagine se o sistema está em uso há 3 anos e o funcionário é novo. Como ele irá saber qual número ainda não foi inserido para matrícula?
Sugiro alterar o banco e deixar a matrícula como PK e auto_increment (como está utilizando MySQL).
Assim, o próprio banco de dados se preocupa com este código e você apenas se preocupa em inserir e recuperar esta informação.[/quote]
Bom, mas eu estou fazendo assim, porque cada aluno da escola já tem um número de matrícula, que é utilizado também em outras outras aplicações, e então cada aluno já está acostumado a utilizar esse código de identificação. Esse número será utilizado por ele quando solicitar algum empréstimo. Então é mais fácil para ele lembrar da sua matrícula do que de um código novo, gerado pelo sistema.
Quem irá fazer o cadastro será a bibliotecária, mas no caso de um aluno “esquecer” que já se cadastrou e tentar novamente, o sistema apresentará esse erro.
É claro que não será um erro muito comum, mas eu gostaria de deixar mais claro para quem estará usando o sistema, no caso a bibliotecária, que não tem conhecimento algum sobre java ou banco de dados.
Eu vou sair da escola, e ela não terá quem consultar.
Por isso vou fazer assim.
Mas bem que eu queria fazer com auto_increment