Ola pessoal,
Tenho uma aplicacao desktop java, e só utilizo a classe conexao para instanciar a conexao com o banco de dados.
Preciso desenvolver uma aplicação que sera acessada por dois computadores, acredito que terei de usar a opção .properties,
como posso faze isto??? tenho abaixo meu codigo
package BD;
import java.sql.*;
import javax.swing.*;
public class conexao
{
final private String driver = "org.firebirdsql.jdbc.FBDriver"; // driver p coneccao
final private String DATABASE = "C:\\photonclin\\BD\\BD.FDB"; // caminho feito pela ferramentas adm do painel de controle
final private String IP = "localhost";
final private String STR_CON = "jdbc:firebirdsql://" + IP + ":3050/" + DATABASE;
final private String USER = "SYSDBA"; //login do BD
final private String PASSWORD = "masterkey";//senha do BD
private Connection conexao; // responsavel por efetuar a conexao com o BD o nome "conexao"
public Statement statement; // Abrir caminho ate o local do BD
public ResultSet resultset; // Armazenar os comandos SQL.
public boolean conecta()
{
boolean result = true;
try
{
Class.forName(driver);
conexao = DriverManager.getConnection(STR_CON, "SYSDBA", "masterkey");
//JOptionPane.showMessageDialog(null,"Conectou");
}
catch(ClassNotFoundException Driver)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Driver n�o Localizado"+ Driver);
result = false;
}
catch(SQLException Fonte)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Deu erro na conexao "+"com a fonte de dados: "+ Fonte);
result = false;
}
return result;
}
Eu utilizado essa conexão, funciona normal para acessar o servidor. Eu utilizo o SQL SERVER
public Connection conectaBanco() throws ClassNotFoundException, SQLException{
Class.forName("com.microsoft.sqlserver.jdbc.SQLServerDriver");
String connectionUrl = "jdbc:sqlserver://nomeServidor;databaseName=nomeDoBanco";
Connection con = DriverManager.getConnection(connectionUrl, "usuarioBanco", "senhaBanco");
return con;
}
Quero poder mudar o caminho do BD sem precisar compilar a classe, neste caso que voce citou acima nao resolveria meu problema!
Alguem sabe como resolver este impasse?
[quote=leandrovrb]Quero poder mudar o caminho do BD sem precisar compilar a classe, neste caso que voce citou acima nao resolveria meu problema!
Alguem sabe como resolver este impasse?
[/quote]
Como você mesmo disse, pode usar properties.
Caso não saiba como, da uma lida nesse tutorial que montei sobre como criar e ler uma arquivo do tipo properties: http://mballem.wordpress.com/2011/03/31/manipulando-arquivos-de-propriedades/
Ate criei de acordo com seu passo a passo o arquivo.properties mas nao sei como instanciar em uma classe para utiliza-lo,
quando fiz acima iniciava com conexao con; con.conecta(); e conseguia ter acesso ao BD, como Faço com o properties???
Vlw :?: 
Isso é explicado na (Listagem 6. Lendo arquivo jdbc.properties) do link repassado acima…
Isso mesmo, na listagem 6 mostra, mas vou te dar um exemplo de como poderia fazer.
public class LoadProperties {
private static Properties load;
public static Properties getLoad() {
return load();
}
private static Properties load() {
Properties properties = new Properties();
try {
FileInputStream fis = new FileInputStream("C:\\TutorialArquivos\\jdbc.properties");
properties.load(fis);
} catch (IOException e) {
e.printStackTrace();
}
return properties;
}
}
public class conexao
{
private static final String driver = LoadProperties.getLoad().getProperty("jdbc.driver"); // driver p coneccao
private static final String DATABASE = LoadProperties.getLoad().getProperty("jdbc.dataBase"); // caminho feito pela ferramentas adm do painel de controle
....
}