Galera estou tentando fazer um simples conexão com o postgree so q nao estou conseguindo abaixo está meu código:
package testeconexao;
import java.sql.*;
import java.sql.DriverManager;
/**
*
so que ele so da a segunda mensagem:
System.out.println(“Problemas na conexão. Verifique a digitação dos nomes e a existência da fonte de dados. \n Recompile e execute novamente.”);
alguem poderia me ajudar? eu ja coloquei no meu classpath o driver do postgres
.;C:\Arquivos de programas\Java\jre1.5.0_06\lib\ext\QTJava.zip;C:\Arquivos de programas\PostgreSQL\8.2\jdbc\postgresql-8.2-506.jdbc3
nao sei mais oq fazer…alguem poderia me dar um help? a e antes q alguem pergunte eu estartei o serviço do postgres antes de rodar a aplicação.
amigos usem as tags code para facilitar a visualização dos codigos
vlws
[quote=jaimealcides]Boa Tarde meu caro seque a baixo a conexão correta.
O problema ocorreu devido a falta do Cast con = (Connection) DriverManager.getConnection(url, user, senha);
import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;
/**
*
* @author Jaime Alcides
*/
public class Conexao
{
public static void main(String[] args)
{
String driver = "org.postgresql.Driver";
String user = "postgres";
String senha = "mn089190";
String url = "jdbc:postgresql://localhost:5432/jaime";
try
{
Class.forName(driver);
Connection con = null;
con = (Connection) DriverManager.getConnection(url, user, senha);
System.out.println("Conexão realizada com sucesso.");
}
catch (ClassNotFoundException ex)
{
System.err.print(ex.getMessage());
}
catch (SQLException e)
{
System.err.print(e.getMessage());
}
}
}
Olá pessoal,
viu estou criando uma aplicação para o meu estagio e estou usando o postgresql como banco de dados.
bem o que eu quero fazer, mas não sei se é o recomendado fazer é o seguinte.
eu so quero que a minha app se conecte ao banco quando uma eu quiser fazer um insert, ou update, ou select, entendem.
por exemplo, eu abro a tela de cadastro de cliente. eu clico no botão inserir, so nessa parte é que eu quero que o banco de conecte com a app.
bem mas isso não é o que esta acontecendo. o que esta acontecendo é que quando abro as telas de cadastro o banco já se conecta.
tem como fazer isso?
por acaso alguem não tem uma classe de conexao como exemplo pra mim dar uma olhada.
desde já agradeço a atenção de todos e aguardo resposta
obrigado
amigo, pq vc tem essa necessidade???
imagina mais de um usuario clicando no botao confirmar e nesse momento varias conexoes sendo abertas
vc perderia performance d+++ com uma solucao assim, pq toda vez o sistema teria q:
conectar e desconectar do banco
na minha opiniao nao eh uma boa pratica
o ideal e vc abrir a conexao com o banco na abertura do sistema e deixa-la aberta ate que se encerre o programa
qualquer duvida poste ai novamente
vlws
Definitivamente nao é uma boa opçao!!
Olá, eu, como bom iniciante, sempre imaginei que a conexão se fazia sempre que necessário e não no inicio da aplicação e fecha fim da aplicação.
Isto ainda se entende como uma boa pratica?