Conexão JAVA + SQL Server Management Studio Express ( Estou utilizando o Eclipse ( Galileu ) )

Estou com uma dúvida enorme!!! Estou utilizando o Eclipse ( Galileu ), tenho que fazer uma conexão com o banco. O banco que vou utilzar é o SQL Server Management Studio Express. Preciso saber desde o inicio o que é preciso para fazer uma conexão. Tenho várias dúvidas: Preciso instalar o JDBC, ou é só importar? Quais são os passos que devo seguir para conseguir. Já tenho um banco funcionando no SQL Server Management Studio Express.

Desde já agradeço a todos.

Boa noite (ou madrugada?).

Tudo depende de como deseja efetuar a implementação, via JPA, JDBC e por ai vai…
Aqui vai um exemplo de JDBC bem simples:

[code]public class Teste {

private static final String url = "jdbc:mysql://127.0.0.1:3306/nome_do_banco_que_deseja_conectar";
private static final String driver = "com.mysql.jdbc.Driver";
private static final String user = "usuario";
private static final String password = "senha";

public static Connection getConnection(){

Connection con =  null;

try {

Class.forName(driver);
		con = DriverManager.getConnection(url, user, password);

} catch (ClassNotFoundException e) {
		System.out.println("Driver não encontrado.");
	} catch (SQLException e) {
		System.out.println("Excessão de SQL: "+e);
	} catch (Exception e) {
		System.out.println("Excessão!"+e);
	}

return con;
}
public static void main(String[] args) {
	Connection con = getConnection();
	if(con != null){
		System.out.println("Conexão realizada com sucesso!");
	}
}

}[/code]

Então, você altera essas quatro (4) strings de acordo com a sua necessidade, desde a url até a password, apenas o que necessita é do driver da conexão que deseja, não do JDBC e sim do banco que deseja usar, no meu caso foi MySQL, pois quando der Class.forName(); ele busca a classe referente ao driver, ela se encontra em um .jar que pode ser feito o download, basta adicionar este .jar ao seu projeto e em seguida ao classpath do projeto. OK?

Abraços! :slight_smile:

E ae Lord Gibbis.

Eu tenho esse metodo que eu usei para conectar via ODBC e esta funcionando (ainda bem… :smiley: )

Nesse caso, abaixo, nao precisou baixar nenhum driver, pois esse que estou usando é nativo no Java.

public class ConexaoSQL {
    public static Connection getConexaoSQL() throws ClassNotFoundException, SQLException{
        Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
        return DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:[nome_conexao_odbc]","[nome_usuario_BD]","[senha_usuario]");
    }
}

Posta ai se conseguiu ou nao.

[quote=fernando.cugliandro]E ae Lord Gibbis.

Eu tenho esse metodo que eu usei para conectar via ODBC e esta funcionando (ainda bem… :smiley: )

Nesse caso, abaixo, nao precisou baixar nenhum driver, pois esse que estou usando é nativo no Java.

public class ConexaoSQL {
    public static Connection getConexaoSQL() throws ClassNotFoundException, SQLException{
        Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
        return DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:[nome_conexao_odbc]","[nome_usuario_BD]","[senha_usuario]");
    }
}

Posta ai se conseguiu ou nao.
[/quote]

Deu certo sim, as duas opções. Muito obrigado a todos.