Pessoal, eu estou desenvolvendo uma pequena aplicação Java pra uma matéria do meu colégio, é um projeto de gerenciamento de CDs e ele consiste no cadastro e na consulta ao banco de dados. Estou usando o JCreator (que é o único software permitido) com banco de dados Postgres (o banco é livre pra escolher).
Eu sempre conectei com o postgres no NetBeans e nunca tive problema nenhum, mas no JCreator ele simplesmente não conecta, não mostra erro, não mostra nada, e quando eu clico no botão Cadastrar do executável, ele não faz nada, “não reage”. O banco tá ok, já fiz INSERTs diretamente pelo pgAdmin III e funciona legal.
Será que é alguma coisa relacionada ao driver do postgres? No NetBeans, eu tive que adicionar o Driver ao projeto por meio de umas configurações, mas no JCreator não fiz nenhum procedimento parecido, fiz a conexão diretamente pelo código.
O Driver que eu estou usando (ou que pelo menos eu acho que estou usando) é esse: postgresql-9.1-902.jdbc3
Segue aí o codigo
Variáveis
public static Connection con;
public static Connection conecta;
public static Statement stm;
Função de conexao
[code]
public static Connection Conectar()
{
String url = "jdbc:postgresql://localhost:5432/Rand_Albuns";
String usuario = "postgres";
String senha = "123";
try
{
Class.forName("org.postgresql.Driver");
con = DriverManager.getConnection(url, usuario, senha);
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Conectou");
}
catch(Exception ex)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro"+ex.getMessage());
}
return(con);
}[/code]
evento ActionPerformed do botão de cadastrar
if(aevento.getSource() == btSalvar)
{
sano = (String)cbAno.getSelectedItem();
snumfaixas = (String)cbFaixas.getSelectedItem();
numfaixas = Integer.parseInt(snumfaixas);
try
{
conecta = Conectar();
if(conecta != null)
{
stm = conecta.createStatement();
stm.executeUpdate("INSERT into albuns (nome,artista,ano,gravadora,numero_faixas,genero,versao) values ('"+txtAlbum.getText()+"','"+txtCantor.getText()+"','"+sano+"','"+txtGravadora.getText()+"',"+numfaixas+",'"+(String)cbGenero.getSelectedItem()+"','"+(String)cbVersao.getSelectedItem()+"')");
}
else
{
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Conexao sem retorno");
}
}
catch(Exception ex)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Não foi possivel inserir no banco"+ex.getMessage());
}
return;
}
Todos os JOptionPanes do código, eles sequer aparecem quando eu executo o programa.
Alguem por favor poderia me ajudar? Eu preciso muito arrumar isso. Por favor! Já agradeço.