Configuração Básica para o Eclipse (sentindo na pele)

Pessoal,

Outro dia eu vi uma pergunta sobre qual seria uma configuração mínima para rodar o eclipse aqui no fórum. Pensando nisso, resolvi documentar a minha experiência com esta ferramenta no meu computador. Até há alguns minutos atrás eu tinha um Athlon 1.1GHz com 128MB de RAM, como vocês já devem imaginar o Eclipse e tudo mais junto com ele rodava muito lentamente. Hoje coloquei mais 256MB de RAM e o resultado foi o seguinte:

1. Rodando o Eclipse 2.1.2, editando uma classe JFrame no VE (o que mais me fazia sofrer), com o help aberto além de um internet Explorer, o Windows 2000 registrou uso de memória de aproximadamente 250 MB, portanto um pouco abaixo de 256MB. No tópico discutido aqui no GUJ disse-se que era necessário 512MB.

2. O processador Athlon 1.1 deu pequenos picos de 100% de uso, portanto, é recomendado pouca coisa mais rápido, mas 1.1GHz para mim está bom.

Conclusão: Considerando que a minha placa mãe tem vídeo on-board (roubando 16MB) um computador de ± 1Ghz com 256MB de memória RAM é uma boa configuração para se trabalhar com eclise (nestas condições). Mais tarde vou testar Tomcat, etc, mas não deve ter grande impacto.

Um abraço a todos…

Cara, às vezes eu tenho que trabalhar no micro aqui do lado:

Pentium2 266mghz 196RAM

Roda tranquilo + 1-2 browsers no windows2000 server.

Acho que tem alguma coisa errada no seu micro hehe

Processador e RAM sao importantes, mas nada supera espaco livre na tela. Serio :smiley:

(cv usa dois monitores a 1280x1024 cada, e soh nao poe mais um pq o notebook nao tem saidas suficientes)

É, mas meu monitor é de 15’’. Aliás uma coisa que gostei no Eclipse é que podendo rearrumar o workbench dá prá usar em 800x600.
E quanto ao micro, a placa de vídeo on-board rouba um bocado de memória. Ter 128MB e ver o win2000 dizer que está usando 230MB significa que ele tá fazendo swap sem parar. O HD roda direto. Já com 196MB não é tão ruim. Só o win2000+placa de vídeo leva 102MB!!! :x
De qualquer forma, postei esta informação porque em listas anteriores o pessoal tava recomendando até 512MB, já é demais.