configuração do arquivo pg_hba.conf no PostgreSQL

Boa tarde pessoal estou com um probleminha para acessar o postgre pela rede,
já configurei a propriedade listen_address do arquivo postgresql.conf como * para aceitar requisição de outras máquinas e
no arquivo pg_hba.conf arrumei o acesso
host all all 0.0.0.0/0.0.0.0 password (para acessar de qualquer IP)
não funcionou
dai tentei da maquina cliente cujo ip eh 192.168.7.2
host all all 192.168.7.2/0 password
e nenhum dá certo me retornando o seguinte erro:
FATAL: missing or erroneous pg_hba.conf file
se alguem puder me dar alguma dica…
Atenciosamente Anderson

Voce tem de colocar o IP da rede algo como.

host       all          all        192.168.1.0/24        trust (linux) md5 (windows)

Onde 192.168.1.0 é o IP da rede com mascará 255.255.255.0 e /24 é o número de bits da mascará. Dessa maneira todas as máquinas da rede com ip 192.168.1.XXX acessaram o banco.

Feito isso, geralmente salvando o arquivo o postgresql já reconhece mas já vi casos que precisa dar um reiniciar no db.

até.

Olá pessoal, bom dia.

Estou com um problema um pouco diferente no meu servidor postgreSQL. ontem estava tudo perfeito, daí desliguei o servidor, e hj quando liguei, ao tentar acessar o sistema, me retornou o seguinte erro:

Já verifiquei o arquivo, criei outro, tentei de tudo e nada…

Alguem pode me ajudar??? que problema é esse??

Agradeço.

Olá Galera, eu estava com o mesmo problema. Fiz o que foi recomendado, deixando a linha do local host e adicionando a linha da rede local.

# IPv4 local connections:
host    all             postgres             127.0.0.1/32              md5
host    all             postgres             192.168.1.0/24            md5

Mas eu também estava querendo permitir que o usuário pudesse se conectar ao banco pela internet, de um notebook por exemplo, para consultar sua agenda ou emitir algum relatório. Tentei incluir uma 3ª linha no arquivo

host    all             postgres             0.0.0.0/128            md5

mas dessa forma, qdo eu vou reinicair o serviço, ocorre um erro e ele não inicia. Então fica a minha dúvida. Como fazer para configurar o arquivo pg_hba.conf para permitir que um computador externo à rede local acesse o banco de dados? qual configuração de IP eu devo utilizar para conseguir esse objetivo. Mais uma vez, Obrigado aos companheiros pela Ajuda ofertada!

Boa Tarde rolipam,

Me diga uma coisa: pra que vc vai liberar o acesso externo ao seu banco? Só se coloca aí o ip do servidor de aplicação que vai ter acesso ao banco. Quanto maior a restrição, menos riscos vc corre.

Essa agenda e relatórios, que vc quer que o usuario acesse não podem ser acessados via aplicação web?

Flws

[quote=rolipam]Olá Galera, eu estava com o mesmo problema. Fiz o que foi recomendado, deixando a linha do local host e adicionando a linha da rede local.

# IPv4 local connections:
host    all             postgres             127.0.0.1/32              md5
host    all             postgres             192.168.1.0/24            md5

Mas eu também estava querendo permitir que o usuário pudesse se conectar ao banco pela internet, de um notebook por exemplo, para consultar sua agenda ou emitir algum relatório. Tentei incluir uma 3ª linha no arquivo

host    all             postgres             0.0.0.0/128            md5

mas dessa forma, qdo eu vou reinicair o serviço, ocorre um erro e ele não inicia. Então fica a minha dúvida. Como fazer para configurar o arquivo pg_hba.conf para permitir que um computador externo à rede local acesse o banco de dados? qual configuração de IP eu devo utilizar para conseguir esse objetivo. Mais uma vez, Obrigado aos companheiros pela Ajuda ofertada![/quote]

O Acesso externo ao banco está sendo configurado para que um usuário que possua a aplicação (Desktop) instalada em seu computador possa acessar o banco de dados a partir de sua máquina, desde que esteja conectada à internet, e como o IP da conexão com a internet é variável, tenho que deixar todos os ip’s liberdados (0.0.0.0/32). Quanto a segurança, como a conexão é feita com senha, não vejo maiores problemas, sem falar que apenas o usuário que possui o sistema é que vai acessar o banco de dados! Quanto a uma aplicação WEB, ainda não cheguei lá! Estou aprendendo ainda o Java Desktop, se falar que para uma aplicação web, teria que ter um plano de hospedagem java, que é relativamente caro, nesse caso, poderia disponibilizar a aplicação inteira e o banco de dados no servidor web. Um dia eu chego lá! Valeu galera!