Olá amigos, gostaria de saber se alguém de vocês tem algum turotial ou pode me auxiliar na configuração do hibernate no netbeans.
Eu começei a estudar o hibernate por um tutorial aqui do GUJ, mas infelizmente este tutorial não ensina a parte mais difícil para os iniciantes que é a configuração do ambiente, o erro que está ocorrendo é este:
ae anderline…
como tah seu arquivo hibernate.cfg.xml???
ele eh responsavel pelas propriedades de
inicialização e os caminhos dos arquivos de mapeamento!!
vc tah fazendo os mapeamento td certo???
flw
anderline
E aí Sério blz,
Então cara na verdade eu só tô tentanto rodar os arquivos do exemplo de um tutorial que eu peguei aqui no guj.
Agora oque eu não sei oq q tem que fazer são com os arquivos do mapeamento, eu devo na tag mapping resource colocar o diretório onde estão os arquivos, pq eles estão no seguinte diretório C:\aplicativos\hibernate.
Mas o arquivo é este :
<propertyname="hibernate.dialect">org.hibernate.dialect.MySQLDialect
</property><propertyname="hibernate.connection.driver_class">com.mysql.jdbc.Driver
</property><propertyname="hibernate.connection.url">jdbc:mysql://localhost/3306/tcc?autoReconnect=true
</property><propertyname="hibernate.connection.username">root
</property><propertyname="hibernate.connection.password"></property><!-- Condiguração do c3p0 --><propertyname="hibernate.c3p0.max_size">10</property><propertyname="hibernate.c3p0.min_size">2</property><propertyname="hibernate.c3p0.timeout">5000</property><propertyname="hibernate.c3p0.max_statements">10</property><propertyname="hibernate.c3p0.idle_test_period">3000</property><propertyname="hibernate.c3p0.acquire_increment">2</property><!-- Configurações de debug --><propertyname="show_sql">true</property><propertyname="use_outer_join">true</property><propertyname="hibernate.generate_statistics">true</property><propertyname="hibernate.use_sql_comments">true</property><mappingresource="Curso.hbm.xml"/><mappingresource="Disciplina.hbm.xml"/><mappingresource="Turma.hbm.xml"/><mappingresource="Pessoa.hbm.xml"/><mappingresource="Aluno.hbm.xml"/><mappingresource="Professor.hbm.xml"/><mappingresource="Endereco.hbm.xml"/></session-factory>
Abraços._
anderline
Outra coisa, o erro que está dando é o seguinte :HibernateException hibernate.cfg.xml not found.
Abraços._
Sergio_Tupynamba
nem precisa mostrar o diretorio…soh tem q colocar o pacote q eles estao…
por exemplo se eles tiverem no pacote persistencia eh soh colocar:
to passando um exemplo de Cliente.hbm.xml e o hibernate.cfg.xml
Cara desculpa a amolação, nem sei como agradecer a sua ajuda, mas eu usei o seu hibernate.cfg.xml e seu Cliente.hbm.xml e continua apresentando o mesmo erro " hinernate.cfg.xml" neste linha de código :SessionFactory factory;factory = new Configuration().configure().buildSessionFactory();
Eu tô achando que deve ser algum erro de classpath, pois desde eu não confiurei o classpath do meu pc pro hibernate, a única coisa que fiz foi colocar os jar necessários no meu projeto no NetBeans.
Sérgio não teria como você colocar como está configurado o seu classpath ?, pois acho que esse deve ser o problema.
Abraços._
Sergio_Tupynamba
ae anderline,
to passando a classe de conexao com o banco., observe no metodo open() q vc deve passar a url e o arquivo hibernate.cfg.xml(coisa q vc naum tava fazendo)…
cria um pacote persistencia…coloca essa classe, o cliente.hbm.xml e a hibernate.cfg.xml…
e naum esquece de criar um classe Cliente.java com atributos(iguais do cliente.hbm) e gets e sets…cria uma tabela Cliente no banco e jah era!!
public class DataManager {
privatestaticDataManagerinstance=newDataManager();protectedURLurl;protectedConfigurationcfg;protectedSessionFactorysf;privateSessionsession;privatebooleanaberta;publicstaticDataManagergetInstance(){returninstance;}publicvoidclose(){session.close();sf.close();aberta=false;}publicbooleanisOpen(){returnaberta;}publicStringopen(){try{url=DataManager.class.getResource("hibernate.cfg.xml");cfg=newConfiguration();cfg.configure(url);sf=cfg.buildSessionFactory();session=sf.openSession();session.setFlushMode(FlushMode.COMMIT);aberta=true;return"";}catch(HibernateExceptione){System.out.println("ERRO FATAL: camada de persistencia DataManager / Hibernate - "+e.getMessage());e.printStackTrace();aberta=false;returne.getMessage();}}privateDataManager(){}
cara, em foruns é difícil enteder mesmo, em algum tempo atrás eu tava nessa tb, tentei de tudo, saí googlando tudo por ai, até que resolvi gastar meu inglês e ler a documentação oficial, só então descobrir qual era o diretório base do hibernate
$classpath/ext/data/
no meu caso:
E:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0\jre\lib\ext\data
Coloca todos arquivos de configuração (hibernate.properties, log4j.properties, hibernate.cfg.xml) e seus mapeamentos de tabela nesse diretório
Espero ter ajudado
anderline
Valeu cara, só uma dúvida, eu uso o jdk1.5 e esse diretório data não existe, eu devo criar um ?.
E eu devo colocar os xml dos mapeamentos das classes nele tb ?
Abraços.
nilsoncastro
pelo menos aqui eu criei esse diretorio data mesmo, e foi a única soluçao que encontrei e coloca sim todos .xml lá dentro pois evita confusão de caminhos de diretorios
seu caminho deverá ficar assim entao
Java\jdk1.5.0\jre\lib\ext\data