A Apple Computer anunciou que vai usar processadores da Intel em seus computadores, rompendo uma antiga aliança com a IBM. Steve Jobs anunciou oficialmente a decisão da troca, dizendo que em um ano já estarão disponíveis Macs rodando chips Intel e que até 2007 todos os modelos da empresa terão feito a mudança
Muito boa noticia, vamos esperar para ver os próximos acontecimento, mas pode ser que a data de hoje entre para a história.
Nos últimos anos a MS tem mantido um relacionamento bem próximo com a AMD, esse seria mais um motivo para o interesse da Intel no negócio com a Apple.
Agora o que eu achei legal em tudo isso é o paper de conversão da Apple, aplicativos Cocoa, Carbon, etc., precisarão de recompilação e/ou levarão de semanas a meses p/ serem convertidos, já os aplicativos Java não precisam nem ser recompilados.
A Apple já botou no ar um material de referência de conversão de aplicativos e especificações do suporte ao x86. Nunca programei em Mac, mas o material é bem legal: Introduction to Universal Binary Programming Guidelines
Apple mentioned that Mac OS X will require Apple PCs, but you will be able to run Linux/Windows on them just fine. This is a huge advantage for Apple rather than for Linux or Windows. It brings over these last few potential customers who also needed Windows but didn’t want two computers or commercial emulation. Apple can sell more Apple PCs when the customer knows that this is a normal x86 that can also run native Windows, because it allows the customer to think that “oh, well, if I don’t like OSX, I can always run Windows”. It gives customers a choice even if Apple won’t sell Windows bundled with its PCs, or “support” Windows on its hardware.
Então, MacOX em um “pc comum”, nem pensar, mas o Windows ou Linux nos pcs da Apple é possivel.
kuchma, o que eles estao fazendo eh colocar a venda um processador mais potente pra rodar o sistema deles, o que os torna mais competitivos no mercado. A compatibilidade de aplicacoes x86 tambem vai melhorar significativamente (nao ia ser muito dificil fazer o WINE rodar no MacOS X x86, imagino), alem e o consumo de energia e calor dissipado pelos chips da Intel ser melhor do que o dos PowerPC G5 de velocidades similares.
Ironlynx, por favor, detenha-se de qualquer comentarios sobre a AMD :mrgreen:
No mais, a mudanca vai ser importante pq isso tira a IBM do mercado de processadores para computadores pessoais no longo prazo, e joga a Intel mais pra cima.
Alias, alguem quer fazer um bolao pra descobrir quanto tempo vai levar ate descolarem um jeito de fazer o MacOS X x86 rodar em PCs comuns? :mrgreen:
A Apple nao vai usar os processadores da Intel nas maquinas high-end inicialmente - pode ficar tranquilo que os G5 ainda vao continuar sendo topo-de-linha por um tempo
[quote]A compatibilidade de aplicacoes x86 tambem vai melhorar significativamente (nao ia ser muito dificil fazer o WINE rodar no MacOS X x86, imagino), alem e o consumo de energia e calor dissipado pelos chips da Intel ser melhor do que o dos PowerPC G5 de velocidades similares.
[/quote]
Certo cv, apesar dos chips da intel terem muitos problemas com dissipação atualmente(exceto PentiumM).
Quanto a AMD, ela nunca poderia assinar uma parceria com a Apple.Pelo simples fato de que ela é totalmente incapaz de atender a demanda.Vamos deixar bem claro: A Intel tem 11 fábricas e a AMD apenas 2, e a de Dresden ainda não está com sua capacidade plena de produção pq ainda está terminando de ser expandida.
Como vc diz, péééé… errado cv!
Não tira não!Abre o caminho…
Mac não é o q vc pode chamar de “computador pessoal”.
A IBM jamais considerou o Mac como um computador pessoal, pois eram muito sofisticados para o usuário comum(e ainda são!), tanto q não teve pena de seguir com os PC-AT´s.(tem uma entrevista com um figurão de lah q fala isso, se achar eu posto aqui)
A Apple é uma fábrica de tendências.Eles inventam algo e os outros copiam(e melhoram).E se vc acha q isso afasta ela(a IBM) do mercado de computadores pessoais, vc irá se surpreender.
A IBM está investindo tudo na plataforma do Cell(do PS3), e entre outras coisas, quer q esse superchip domine “apenas” o mercado de celulares,geladeiras(???), supercomputadores,tvs de alta-definição e videogames.E não descarta a investida sobre o mercado de pcs.
Ela vai fazer uma linha de montagem única, onde de acordo com a necessidade, um pedaço do chip será ativado, boa parte desativada, ou todo ele ativado.Isso reduzirá os custos de forma significativa.
O maior problema está sendo a dissipação(parece q o TDP está em 82º! :shock: ), mas ela está de olho na nanocoolers…(a fabricante do metal cooling, feito de gálio).
É esperar para ver pois esse mercado promete.
Eu sou do tempo em que o Mac ainda usava chips da Motorola - 68000, 68030 etc. … agora estão mudando de arquitetura de novo? Tem de ser muito corajoso para ficar mudando isso.
É a mesma coisa que ocorreu quando a Palm mudou dos chips da Motorola (olha ela aí de novo ) para os da Texas (OMAP) ?
Uma análise do Robert X. Cringely (gosto muito dos artigos dele, costumam ter boas previsões): Going for Broke
Na minha opinião a Apple resolveu arriscar, pois essa talvez seja a última chance da Apple sair do nicho e comer parte do market-share da MS. Analisem o momento atual:
:arrow: A Microsoft está enrolada com o Longhorn, removendo recursos e adiando prazos.
:arrow: A Apple domina o mercado de música digital, com o iPod e iTunes, mercado esse que não será afetado negativamente com a migração.
:arrow: O mercado de distribuição de mídia digital começa a deslanchar nos EUA e a Apple é a queridinha dos estúdios.
:arrow: Eles finalmente acertaram o software, tem um SO potente e conseguem promover atualizações anuais.
:arrow: Essas atualizações, ao contrário dos SPs do Windows, são pagas.
:arrow: O SO é Unix, portanto são atrativos a quem quer migrar de plataforma e ter disponível uma interface gráfica profissional.
:arrow: Eles têm o apoio da Intel, que está irritada com a parceria da AMD e da Microsoft.
:arrow: A IBM não consegue nem entregar um G5 p/ notebooks e se comprometeu com os 3 novos videogames a serem lançados.
:arrow: A Microsoft não pode ser agressiva, pois no processo antitruste alegou que a Apple oferecia competição, não podem tentar matar a Apple sem arriscar uma volta aos tribunais.
:arrow: E a Apple tem 6 bilhões no banco e suas ações estão em alta, o que permite a eles arriscarem.
Released just few days ago, the dual-core chips include a hardware copy protection scheme that prevents "unauthorized copying and distribution of copyrighted materials from the motherboard," according to PC World.
Apple – or rather, Hollywood – wants the Pentium D to secure an online movie store (iFlicks if you will), that will allow consumers to buy or rent new movies on demand, over the internet.
Basicamente o que a notícia diz é que o Pentium D tem suporte a DRM (“Digital Rights Management”) por hardware, embora a Intel negue isso.
Então a Apple tem de usar o Pentium D para que as grandes fornecedoras de conteúdo licenciem seu conteúdo para o hardware da Apple.