Conhecimento X Experiência X Emprego

Ola pessoal!

Analisando algumas oportunidades de trabalho, tenho observado que esses três parâmetros citados, NÃO estão sendo muito bem compreendidos por ambas as partes: empregado e empregador.

Hoje, muitas empresas estão exigindo EXPERIÊNCIA (prática) em muitas tecnologias que estão na moda. Como são tecnologias emergentes, entende-se que nem todo mudo tem experiência prática o suficiente para corresponder às expectativas. (leia-se, ter trabalhado em projetos reais em campo). Muitas empresas querem que o candidato chegue para resolver todos problemas relacionados com total desenvoltura.

Muitos candidatos dizem ter experiência, mas na verdade estão querendo dizer que tem CONHECIMENTO da tecnologia em si (leia-se, já fez muitos testes, pequenos protótipos e/ou pequenos projetos etc). Uma coisa é você ter conhecimento em uma tecnologia, API etc. Outra coisa seria você ter trabalhado na prática com as mesmas, resolvendo problemas reais.

Assim, entramos em um ciclo vicioso, pois: para conseguir uma oportunidade real, você precisa ter experiência, a qual só será conseguida se você tiver uma oportunidade.

Assim, entendo que as empresas deveriam ser mais flexíveis no sentido de dar mais oportunidades para que as pessoas adquiram, a experiência necessária.

Por exemplo, eu tenho bastante conhecimento, muita teoria, mas, pouca experiência prática em campo. Assim como eu, acredito que existam milhares de pessoas por aí, em busca de uma oportunidade para adquirir a experiência necessária.

Entendo que a experiência vem aos poucos, e consequentemente os cargos que voce ocupa no início da sua carreira são menores, consequentemente com menos responsabilidade agregada.

É comum pessoas que estão ainda na faculdade entrarem em alguma empresa com o estágio ou trainee, onde elas são adentradas no mercado de trabalho, e aos poucos, aprendendo a lidar com os problemas.

Claro que existem empresas que não tem política nenhuma de incentivo a trainees e estagiários, ou mesmo, os utilizam como mão de obra barata em benefício próprio :shock: :cry: . Mas é aí que o recém profissional deve aproveitar a oportunidade para aprender e adquirir experiencia.

Depois de 2, 3 anos de experiência, não fica tão difícil arranjar emprego, principalmente ocm TI, onde cada dia mais as oportunidades estão aflorando.

Acredito que você deva procurar algo como um trainee, ou mesmo estágio.

Att.

Carlos Eduardo

O duro seria, depois formado, ter de procurar estágio. Trainee até que é factível, mas as oportunidades são poucas. Tem certas seleções de trainee que dá 500/vaga. Dá vontade de pular do 20º andar.

Colaborar em software livre pode não pagar diretamente (e às vezes até paga), mas conta como experiência assim mesmo.

Você poderia dar umas dicas de alguns projetos open source que esta precisando de gente para ajudar e principalmente, como ser um colaborador.??