Connection pool, datasource e DAO

Olá HardWorkers!! :slight_smile:
Estou com uma dúvida…
Existe uma forma standard de fazer a ligação entre EJB’s (JBOSS) e base
de dados?
Algum artigo sobre isso? Não encontrei nada no site do Jboss…
Connection pool, datasource e DAO refere-se tudo ao mesmo??

E ainda…
A ligação não deve ser feita por session beans?? Porque muita gente usa CMP??

Agradeço que me esclareçam
Claudia

Sobre o uso de DataSources no JBoss: Connectors on JBoss

Sobre CMP com JBoss: The CMP engine

Gostaria de fazer uma pergunta mais ampla: E se fosse fora de um servidor J2EE, por exemplo no Tomcat, ou mesmo em uma aplicação desktop utilizando swing?

O que estaria fora do servidor de aplicação?

Bom, se você vai usar o Tomcat pode usar o DBCP ( http://jakarta.apache.org/commons/dbcp/ ) que já é a implementação de DataSource disponível no Tomcat.
Numa aplicação Swing você também pode usá-lo, mas bastante gente prefere outras implementações de connection pooling (favor procurar neste fórum), que parece serem melhores para esse tipo de aplicação.

Olá,

Só como adendo: o Tomcat é um servidor J2EE sim. Ele não implementa JTX, EJB, JMS e oturas cosias mais power-up, mas isso não o descaracteriza.

Conversando com um professor da Sun ele me disse que o Tomcat é um container Web, e que o servidor J2EE é composto de 3 containers distintos, Web, EJB e de Mensagens; o melhor exemplo disso é que vários servidores J2EE utilizam o tomcat como container Web.

Mas ainda gostaria de alguns exemplos de conexão de BD e DAO utilizando o Tomcat e para uma aplicação Swing para desktop.

Hun, e para que você precisa de um Container web se vai utilizar Swing?
Quanto aos exemplos de conexão, dá uma procurada aqui no fórum que tem bastante.

Desculpem mas continuo na mesma…

Existe uma forma standard de fazer a ligação entre EJB’s (JBOSS) e base
de dados?

Connection pool, datasource e DAO refere-se tudo ao mesmo??

Obrigada

Eu acredito que, se você utilizar EJB´s CMP você não precisa utilizar nada disso somente XML (para configuração dos EJB´s e do Jboss) e o JNDI (para trabalhar com serviço de nomes). O restante o servidor faz para ti.

Yeap, Session Beans falando com DAOs que falam com Hibernate eh a mais comum (mas nao necessariamente a mais pratica - investigue se vc precisa mesmo de EJBs).

Nao. Connection pools usam um datasource pra obter conexoes ao db, que um DAO geralmente usa pra converter tabelas em objetinhos bonitos pro resto do seu sistema brincar :slight_smile:

:smiley: Já percebi!!!
E também já tenho o meu datasource configurado e a funcionar. Usei uma página .jsp pra verficar a ligação ao SQL SERVER!!
Obrigada
vocês são demais.
Cláudia

[quote=Claudia.pt] Usei uma página .jsp pra verficar a ligação ao SQL SERVER!!
[/quote]

Agora prepare-se para ser queimada viva em expiação a sua falta!!!:mrgreen:

Sugestão:
Use os .jsp somente para apresentação dos dados. QUalquer outra coisa referente a sua aplicação, domínio de objetos, banco de dados, etc… deixe nas camadas abaixo e/ou no Servlet.

Eheheh
Foi só pra fazer um teste…
Já estou inocentada?
Cláudia

[quote=srpantano]Conversando com um professor da Sun ele me disse que o Tomcat é um container Web, e que o servidor J2EE é composto de 3 containers distintos, Web, EJB e de Mensagens; o melhor exemplo disso é que vários servidores J2EE utilizam o tomcat como container Web.
[/quote]

E ele disse onde esta escrito isso? Por que na especificaçao JEE nao eh:

Cuidado com professores da Sun. Eu os considero os mais perigosos, porque as pessoas acabam achando que o que sai da boca dele eh a voz de James Gosling ou do JCP.

O conceito de servidor de aplicaçoes eh muito mais antigo que JEE e a especificaçao nao define o minimo para algo ser um servidor JEE.

Tomcat é um Servlet Container certo?
Servlet Container é um Servidor J2EE ?

Tomcat implementa as especificações de JSP e Servlets, e por isso ele é um servidor J2EE?

Isso me fez lembrar do fusquinha do meu tio ano 74. Verde Abacate, que não tinha o capô e só tinha o banco do motorista. E ele insistia em dizer que aquilo era um carro. :S