Conselho antes de iniciar uma grande aplicação Desktop
13 respostas
MrDataFlex
Pessoal, estou precisando de conselhos antes de iniciar uma grande aplicação COMERCIAL para Desktop, principalmente na escolha dos frameworks, para agilizar o trabalho.
Gostaria que alguém me ajudasse a definir os frameworks.
Os que eu ja tenho em mente:
IDEs:
Interface gráfica: Netbeans (vou esperar a versão 6)
Peça a ele para criar a identidade gráfica da aplicação com telas padrões e de no máximo 3 tamanhos diferentes.
Ele deve criar também todos os botões e vocês devem definir todos os espaçamentos
Enfim, faça sua aplicação como fazem os profissionais e não como estas porcarias que a gente ainda vê por aí, feitas em VB, em que o desenvolvedor arrastou componentes para a tela sem maiores preocupações.
[]s
Luca
Java_Player
Eu utilizaria um framework para fazer a interface gráfica ao invés de fazer pela IDE.
A escolha dos padrões de projeto depende muito da aplicação.
PostgreSQL é um bom banco de dados.
Que tipo de aplicação? Cliente servidor? Como vai ser a comunicação com o banco? Vai conectar direto (remotamente)?
MrDataFlex
Java Player:
Eu utilizaria um framework para fazer a interface gráfica ao invés de fazer pela IDE.
A escolha dos padrões de projeto depende muito da aplicação.
PostgreSQL é um bom banco de dados.
Que tipo de aplicação? Cliente servidor? Como vai ser a comunicação com o banco? Vai conectar direto (remotamente)?
Legal, como é essa história de utilizar FRAMEWORK para fazer a interface gráfica ???
É uma aplicação comercial, normal. máquinas com ela instalada, ligadas a um servidor que será o banco de dados, apenas.
abçs
leofernandesmo
O CVS é bom mas o SubVersion achei melhor(Se bem q nunca configurei nenhum dos dois, usei apenas como client). Da uma estudada nele.
O maior conselho é chamar alguém que conhece Swing. Aplicações Swing podem se tornar muito acopladas. Tente modelar legal quais são os componentes e o que poderá ser reutilizado ou mudar. O lado artístico também é importante, mas o lado arquitetural é mais,
Estude muito como funciona eventos, as threads e os models. Cuidado com o singleton!
Os frameworks ajudam, mas não vicie neles. Aprenda como funciona o Swing sem eles, depois aprenda eles. Usei bastante o próprio VE do Eclipse. É simples, mas pelo menos para minhas aplicações deram conta do recado.
Se você tiver vários clientes aconselho usar EJB 3 em 3 camadas e Remote Façade. É a solução mais simples, mas lembre-se que as Entities chegam desatachadas no client.
Boa sorte…
rogeriop80
Java Player:
MrDataFlex:
Legal, como é essa história de utilizar FRAMEWORK para fazer a interface gráfica ???
É uma aplicação comercial, normal. máquinas com ela instalada, ligadas a um servidor que será o banco de dados, apenas.
abçs
Você pode usar um framework como o SwingBean ou Thinlet para facilitar a criação de intefaces graficas.
Para utilizar um framework, sugiro utilizar o SwingBean que é feito por um brazuka que vive aqui no Grupo.
[]s
Eduardo_Bregaida
Dá uma estudada no Genesis
fabim
Luca:
Olá
Peça a ele para criar a identidade gráfica da aplicação com telas padrões e de no máximo 3 tamanhos diferentes.
Ele deve criar também todos os botões e vocês devem definir todos os espaçamentos
[]s
Luca
Tomara que o pessoal entenda isso o mais rapido possivel e perceba que usando herança nao existe necessidade de se ficar usando uma IDE específica pra arrastar componentes pra tela.
[]s
Luca
Tomara que o pessoal entenda isso o mais rapido possivel e perceba que usando herança nao existe necessidade de se ficar usando uma IDE específica pra arrastar componentes pra tela.
Pode ser mais claro? Realmente eu viajei neste seu comentário, até porque não acompanhei este bate-papo com o Luca.
Para o autor do tópico: Sua aplicação não se encaixa no conceito de grande, pelo menos pelo que li até agora é apenas CRUD.
De qualquer forma, já pensou na necessidade de atualizações da aplicação e distribuição? São pontos que pesam em aplicações de grande porte.