Conselhos dos gringos: Até que ponto devo seguir?

Boa tarde pessoal,

Por ter usado IRC muito tempo, tenho o costume de ficar na rede freenode onde existem muitos canais de projetos opensource e de suporte não oficiais. Um deles é o ##java, onde vira e mexe pergunto e recebo conselhos, bem como vejo pessoas sendo aconselhadas, vou listar algumas coisas abaixo que me vem na cabeça agora e vou acrescentando conforme for lembrando:

1- Eles tem paixão pela IDE IntelliJ IDEA, é realmente tão boa quanto falam? Tenho utilizado o Eclipse para seguir a apostila FJ-21 e só de mencionar Eclipse já torcem o nariz.

2- Dizem que o Java não é muito bom para aplicação Desktop, principalmente utilizando Swing, segundo o que vi, o menos pior é o JavaFX.

3- Utilizar inglês na hora de programar, pois pelo fato de ser uma língua global, facilita o suporte por parte deles e se for um código aberto mais programadores poderão contribuir.

4- Abominam JSP, talvez por ser ultrapassado?!

5- Abominam JSTL, talvez por também ser ultrapassado?!

Por enquanto é só o que lembro, valeu!

  1. Sim, é bem melhor. Hoje ñ consigo ficar sem.
  2. JavaFX, até onde me lembro, era para começar a entrar em ação e Swing morrer. Acho que essa era a idéia.
  3. Se seu código vai sair do Brasil, então tem lógica de vc fazer os ifs em ingles. Se não… ñ vejo problema
    4 e 5) é tudo muito manual. Vc vai ter muito trabalho para fazer pouca coisa. Tem frameworks que já fazem tudo de modo mais simples e fácil.

(:

[quote]1- Eles tem paixão pela IDE IntelliJ IDEA, é realmente tão boa quanto falam? Tenho utilizado o Eclipse para seguir a apostila FJ-21 e só de mencionar Eclipse já torcem o nariz.
[/quote]Isso depende do local que você for trabalhar ou seu gosto. Eu por exemplo prefiro o Eclipse e a maioria do mercado corporativo usa Eclipse, então nem perco meu tempo com coisas alternativas.

[quote]2- Dizem que o Java não é muito bom para aplicação Desktop, principalmente utilizando Swing, segundo o que vi, o menos pior é o JavaFX.
[/quote]
Menos pior, mas mesmo assim continua válido que Java não é bom para aplicação Desktop.

Depende do local e projeto que você for trabalhar. Na maioria dos casos código do negócio é na língua do cliente que realiza demanda, e infraestrutura em inglês.

4 e 5 - Minha opinião é idêntica a do Herbert.

[quote=javaflex]

Depende do local e projeto que você for trabalhar. Na maioria dos casos código do negócio é na língua do cliente que realiza demanda, e infraestrutura em inglês.[/quote]

Há alguma metodologia que dá nome para esta prática? Se sim, qual?

  1. O IDE IntelliJ IDEA é ótimo, mas é pago. O Eclipse atende razoavelmente.

  2. Ou, se programa na língua do programador, ou em inglês. Na língua do cliente, só se for uma exigência.
    Se for postar em fóruns internacionais ou de suporte como o stackoverflow.com, o inglês é obrigatório.

Sim. É excelente. Melhor IDE que já usei na minha vida. Pago cada centavo com gosto.

Eles tem razão.

Agreed.

[quote]4- Abominam JSP, talvez por ser ultrapassado?!
5- Abominam JSTL, talvez por também ser ultrapassado?![/quote]

Perderam sentido depois de APIs como AngularJS ou Ember.JS

1 curtida

Não sei se há um nome para isso. Mas usa-se muito o código de negócio na lingua do demandante porque você vai esbarrar em muitos termos sem tradução direta, ou que o inglês vai ficar forçado, sem um significado preciso.

[quote=Júlio Murta][quote=javaflex]

Depende do local e projeto que você for trabalhar. Na maioria dos casos código do negócio é na língua do cliente que realiza demanda, e infraestrutura em inglês.[/quote]

Há alguma metodologia que dá nome para esta prática? Se sim, qual?[/quote]
Tambem nao conheco “nome”, só vejo como uma convencao de nomeclaturas seguida pela equipe para o projeto.

[quote=javaflex][quote=Júlio Murta][quote=javaflex]

Depende do local e projeto que você for trabalhar. Na maioria dos casos código do negócio é na língua do cliente que realiza demanda, e infraestrutura em inglês.[/quote]

Há alguma metodologia que dá nome para esta prática? Se sim, qual?[/quote]
Tambem nao conheco “nome”, só vejo como uma convencao de nomeclaturas seguida pela equipe para o projeto.[/quote]

Dá-se o nome de internacionalização e localização.
Mas, isso é a capacidade do software ser utilizado em diversos locais com linguagens, culturas, e regras diferentes.
Quando estava me referindo a programar em inglês, por exemplo, é quanto, principalmente, à nomenclatura utilizada (nome de classes, métodos, variáveis, comentários, etc).

Eu também. Quando trabalhava em projetos educacionais, era quase impossível traduzir as classes de negócio para o inglês. Toda nossa estrutura de séries é diferente da americana. A forma que dividimos as turmas também. Os termos até podem ser traduzidos para os “quase equivalentes”, mas sempre fica aquela impressão de que a tradução ficou errada.

[quote=A H Gusukuma][quote=javaflex][quote=Júlio Murta][quote=javaflex]

Depende do local e projeto que você for trabalhar. Na maioria dos casos código do negócio é na língua do cliente que realiza demanda, e infraestrutura em inglês.[/quote]

Há alguma metodologia que dá nome para esta prática? Se sim, qual?[/quote]
Tambem nao conheco “nome”, só vejo como uma convencao de nomeclaturas seguida pela equipe para o projeto.[/quote]

Dá-se o nome de internacionalização e localização.
Mas, isso é a capacidade do software ser utilizado em diversos locais com linguagens, culturas, e regras diferentes.
Quando estava me referindo a programar em inglês, por exemplo, é quanto, principalmente, à nomenclatura utilizada (nome de classes, métodos, variáveis, comentários, etc).
[/quote]
Acho que ele não está falando de internacionalização a nível de usuário final.

Lance do código só não faz sentido complicar a vida escrevendo em inglês sem necessidade, só atrapalha o entendimento imediato entre as partes, se as pessoas envolvidas diretamente falam português na rotina da empresa. Como foi falado, existem termos muito particulares do cliente.

Obrigado pelas respostas pessoal, pelo menos eles parecem sensatos então.

Talvez quando eu avançar mais eu pague a IDE, dizem que a versão “comunitária” da IDEA já é muito boa, mas sabe-se lá…

[quote=fggs]Obrigado pelas respostas pessoal, pelo menos eles parecem sensatos então.

Talvez quando eu avançar mais eu pague a IDE, dizem que a versão “comunitária” da IDEA já é muito boa, mas sabe-se lá…[/quote]Se for o caso, comece por ela uai.

Minha primeira licença eu consegui numa promoção onde o preço caiu para 50 obamas (na época 1 obama = 2 dilmas).

1 vez por ano, não me lembro quando, eles abaixam o preço da licença e doam o dinheiro (ou parte) para plantar árvores.

Ele tem um conceito diferente do eclipse. Não tem workspace por exemplo, mas mano… o trem é baum. Não conheço ninguém que tenha se arrependido da mudança viu.

Obrigado Hebert! Vou dar uma olhada!

Esqueci de perguntar uma coisa: Se Java realmente não é bom para aplicação Desktop, o que vocês recomendam no lugar?

[quote=fggs]Obrigado Hebert! Vou dar uma olhada!

Esqueci de perguntar uma coisa: Se Java realmente não é bom para aplicação Desktop, o que vocês recomendam no lugar?[/quote]

C#? Pensando bem, até Delphi seria bom nesse caso.

[quote=fggs]Obrigado pelas respostas pessoal, pelo menos eles parecem sensatos então.
[/quote]
Sensatos e estão, normalmente, na frente da gente.

[quote=Júlio Murta][quote=fggs]Obrigado Hebert! Vou dar uma olhada!

Esqueci de perguntar uma coisa: Se Java realmente não é bom para aplicação Desktop, o que vocês recomendam no lugar?[/quote]

C#? Pensando bem, até Delphi seria bom nesse caso.[/quote]
Concordo, C# com certeza para Windows e C++ caso se exija portabilidade. Já Delphi apesar de ter sido a melhor solucao desktop corporativa quando desktop estava em alta, hoje em dia seria furada iniciar um projeto com uma tecnologia pouco usada em novas aplicacoes, pois a maioria dos bons profissionais nao querem trabalhar em Delphi para nao ficar parado no tempo. Nao que seja ruim, mas C# matou o Delphi. E as empresas nao querem ficar na mao tendo dificuldade de contratar bons profissionais.

1 curtida

Não me surpreende. O criador do Delphi e C# é o mesmo.

1 curtida

Exatamente, isso já diz muita coisa.

Exatamente, isso já diz muita coisa.[/quote]

Não necessariamente do C#, mas da plataforma .Net em si. Afinal, praticamente tudo que se faz com C# pode ser feito com VB.Net da mesma forma mudando apenas a sintaxe.

Pessoalmente, eu também não optaria por desenvolver um projeto novo em Delphi. Porém, no meu trabalho parte dele é feito em Delphi e, na maioria das vezes, essa tecnologia não me deixou na mão. A comunidade Delphi parece, em geral, um tanto velha e ultrapassada. Muitos caras que saíram do Clipper e preferiram o Delphi sabe-se lá o por quê. Embora, até mesmo jovens amigos meus, na faixa dos 20 anos, desenvolvem/desenvolveram profissionalmente em Delphi também. Sem contar a quantidade de empresas, até mesmo de grande porte que ainda usam Delphi nos seus principais sistemas.

É um comunidade decadente, mas que ainda possui uma certa atividade e inovações no seu pequeno mundinho. Se ao menos tivesse uma API decente para trabalhar com json como o NewtonSoft da plataforma .Net e um ambiente para desenvolvimento Android que realmente funcionasse, quem sabe eu tivesse uma outra opinião.