Se vc colocar todas as classes no mesmo pacote, vc terá que fazer algo parecido com isso:
public class Principal {
public static void main(String[] args) {
String variavel = Classe1.CONSTANTE1;
String outravariavel = Classe2.CONSTANTE2;
}
}
Vc está querendo colocar tudo na mesma classe, o que pode bagunçar um pouco seu código.
Se acaso estas classes que possuem constantes estiverem em pacotes diferentes, em Java existe o import sim. Que é colocado no topo do arquivo especificando os pacotes ou classes que vc deseja importar.
[quote=“dok”]Se vc colocar todas as classes no mesmo pacote, vc terá que fazer algo parecido com isso:
public class Principal {
public static void main(String[] args) {
String variavel = Classe1.CONSTANTE1;
String outravariavel = Classe2.CONSTANTE2;
}
}
Vc está querendo colocar tudo na mesma classe, o que pode bagunçar um pouco seu código.
Se acaso estas classes que possuem constantes estiverem em pacotes diferentes, em Java existe o import sim. Que é colocado no topo do arquivo especificando os pacotes ou classes que vc deseja importar.[/quote]
Desculpe a insistência, é que eu tenho dezenas de constantes na Classe 1 e outras dezenas de constantes na Classe 2.
E a minha Classe principal precisa dessas constantes para rodas. Terei que “puxá-las” uma a uma ou tem um jeito que chamo a Classe 1 e a Classe 2 ela já traz todas as constantes ? Por exemplo, digamos que se tratam de valores numéricos, e eu quero que a Classe principal já trate-os diretamente com o nome da constante para efetuar calculos. EX:
CONS1 + CONS2 + CONS3 …
Grande informação. Putz não sabia disso, fiquei maravilhado com esta informação do shadow. Estou maravilhado com isso. :roll:
Eu sei disso, shadow. Eu estou tentando avisar sobre uma possível tentativa de colocar atributos que não sejam constantes, o que é muito comum as pessoas tentarem fazer.
bom dia pessoal blza
por favor me corrijam se estiver errado
o enumeratons serve para se trabalhar com contantes
todas os valores inseridos em uma classe que estende utiliza enumerations são inalteraveis
public enum Color { //esse é o enunciado do classe?
…
//aqui dentro eu declaro minhas constantes?? tipo String red; String blue
}
é mais ou menos essa a idéia ? :???:
por favor ajudem um leigo
desde ja obrigado
1 - Implementar interfaces para pegar cosntantes é uma péssima prática, deixa o códiog cofuso (você não sabe de onde as cosntantes vieram), tente usar a constante e a interface sem implementar:
int japoneis abc = Constantes.JAPONEIS
2 - Em Java 5, use static import para pegar cosntantes assim
3 - Enuns servem para definir um itnervalo de valores possíveis e não se preocupar em ficar dadno valor as suas cosntantes, a idéia é por aí