Construtor é obrigatório numa classe?

bom dia a todos!!!
galera, fiquei com uma dúvida recentemente(estava afastado do java, mas agora, retornei!!!)
um construtor é obrigatório numa classe?
eu fiz umas classes sem construtores e fucnionou corretamente…a conclusão é que não necessito de um construtor na classe, mas eu quero saber a opinião de vocês que sabem bem mais que eu!!!
Valeu a força, galera!!
obrigad pela atenção!!!
Horácio

toda classe tem pelo menos um construtor!

vc definindo ele ou não…se vc não definir um construtor,um construtor padrão será criado(nao recebe argumentos)pelo compilador java.

Olá,

um contrutor é obrigatório em uma classe!

Caso você não crie uma classe com constrututor, é criado um construtor sem argumentos automaticamente para você.

Espero ter ajudo.

Abraço.

entendi…então, se eu não criar nada, ele vai funcionar corretamente, então né?

vai!
o construtor só vai está implícito.

edit:opá! eu ia escrever "o construtor só não vai está amostra."mas fiquei na dúvida sobre o emprego dessa palavra(amostra)…apaguei o “amostra” e esqueci de apagar o “não” :lol:
vlw…nem tinha notado.

alias, ele só não vai estar explicito, ele estará implicto, corrigindo o comentário acima.

Um construtor só será criado automaticamente, se a classe pai também tiver um construtor sem parâmetros.

Se a classe pai não tiver um construtor sem parâmetros, o construtor default não será criado na classe filha. Causando erro de compilação na classe filha.

Toda classe tem um método construtor exceto as abstratas.

Mesmo que você não o escreva, ele existe.

[]'s

entendi…nesse caso, porque escrever um construtor, então???(galera, desculpe pela pergunta, mas fiquei um tempo afasto de Java, e quero voltar a estudar…)
obrigado pela atenção!

O método construtor é executado no momento que você instância o objeto, por exemplo:

Pessoa p = new Pessoa();

No momento que você instanciou o objeto p ele utilizou o seu método construtor.

Agora você perguntou por escreve-lo? Isso e opcional, cada caso e um caso, terá horas que você verá que mais fácil utiliza-lo outras não. Um exemplo de uso que costumo muito fazer nele e para setar os atributos do objeto na hora que instancio um objeto, por exemplo:

[code]public class Pessoa {
private String nome;
private int idade;

// Ai o metodo construtor, esse está vazio!
public Pessoa() {
} 

//Agora já utilizo o método construtor.
public Pessoa(String nomeT, int idadeT) {

this.setNome(nomeT);
  this.idade(idadeT);

}

/*Gets e sets */

}[/code]

Ai quando for instância o objeto do tipo Pessoa posso fazer:

Pessoa p = new Pessoa(); //Instancio ele vazio sem nada.

ou posso já preencher seus atributos no momento que instanciar o objeto:

Pessoa p = new Pessoa("João", 25); //O objeto p, vai set o nome "João" e a idade para 25

Em caso de dúvidas só postar ae.

[]'s

Boa dia a todos.

A necessidade de se criar um construtor em classe, prende-se ao fato de você inicializar variáveis (atributos), ou receber algum parâmetro do qual voce possa, inicializar ou tratar atributos com qualquer procedimento com o mesmo, no momento da instanciação da classe, sendo eles objetos ou não.

Aliás, esse é não só o procedimento padrão, como também o recomendável.

Exemplo:

public class MinhaClasse {

private Integer valor_inteiro

public MinhaClasse(Integer valor_inteiro){
              this.valor_inteiro = valor_inteiro;
        }
  }

No exemplo acima, voce criou o construtor para receber um parâmetro externamente e atribuí-lo a variável (atributo) interno privado, ai vai pode e deve instanciar a sua classe, assim:

MinhaClasse mc = new MinhaClasse(10);

Um abraço

Toda classe java tem um construtor, que é o método a ser executado ao se criar um objeto desta classe.
Quando não se declara o construtor, como foi o seu caso, o java cria o construtor padrão, que fica implícito.
Toda classe tem um construtor.