Pessoal, estou estudando para a certificação SCJP 5. Na parte de construtores fiquei com algumas dúvidas. Tentarei fazer um breve resumo do que entendi, assim se eu cometer algum erro por favor me corrijam.
1º Construtores são sempre chamados na hora da instanciação de um objeto e possuem o mesmo nome de sua classe.
2º toda classe chama o construtor de sua super classe até chegar na classe Object, que é o topo da pilha.
3º Sem sobrecarga de construtores, temos 3 diferentes situações em uma classe, são elas:
a. A classe não possui construtor algum
Quando isso acontece, o compilador inclui implicitamente um construtor padrão em nosso código. A saber, o construtor padrão é aquele que não recebe argumento algum e chama sua superclasse. Exemplo:
Class Base1 {
//Sou uma classe sem construtor algum, o compilador será legal e definirá implicitamente um
//para mim. Ele ficará exatamente assim ó: Base1(){ super() };
}
b. A classe possui construtor padrão
Class Base1{
//Oi eu sou um construtor padrão, seu eu não fosse definido pelo programador, eu seria
//colocado implicitamente aqui, até mais amiguinhos.
Base1(){
//super(); - Olá, sou um código colocado implicitamente pelo compilador, eu chamo o papai Object
}
}
c. A classe possui um construtor que não é padrão
Nesse caso o compilador entre em cena novamente com seus códigos implícitos. Vejam o exemplo:
Class Base1{
Base1(String a, int b, int c){
//super(); - Sou um código implícito
a = "Oi";
b = 1;
c = 2;
}
}
Importante lembrar que quando definimos qualquer construtor, o compilador não irá mais colocar para nós o construtor padrão.
4º Agora vamos cobrir alguns detalhes quando há sobrecarga de construtores. Vejamos um exemplo:
class Base1{
String a; int b, c;
Base1(){
super(); //Se eu não estivesse aqui implicitamente o compilador me colocaria aqui.
}
// super(); - Sou um código implícito - Nessa parte tenho dúvida se é assim mesmo que //acontece, se eu estiver errado por favor me corrijam.
this.a = a;
this.b = b;
this.c = c