O Problema de vc usar um like para excluir não é uma boa pratica, normalmente usamos o like para consultas e so quando realmente não tem geito, poís o like acaba deixando a busca um quanto pesada e dessa forma que está querendo fazer vc vai acabar tendo problemas e vai acabar deletando informações que não seria para deletar. O que eu lhe oriento a fazer colocar ids as essas descriçoes ou fazer alguma outra amarração com outra tabela para ter uma segurança para efetuar essas exclusões.
Pelo tamanho do texto que vc está mostrando de exemplo não é para dar problema, tanto que eu fiz alguns testes por aqui e excluiu o cara certo agora as limitações do like ele suporta o tamanho de uma String.
[quote=SandroSoftwares]Jhoni, já tinha notado isso que você falou, por isso me garanti de que o que está sendo passado como parametro existe na tabela.
o problema é que quanto a essa cadeia de caracteres aceita pelo like, parece que há limitações de tamanho… (qual eu não sei…)
vlw…
Sandro[/quote]
Mesmo que houvesse, esta limitação seria, no mínimo, de 255 caracteres (como o tamanho máximo de campos varchar).
Sugiro que você debugue e veja o que aparece na variável trechoUsadoParaDeletar.
Ou, se quiser testar, rode o SQL na mão mesmo, trocando o ? pelo ‘%trecho_que_quer_deletar%’
String sql = "delete from Contas where statusconta = 0 and descricao like '%?%' "; // tenta assim
PreparedStatement stmt = conexao.prepareStatement(sql);
stmt.setString(1, "trechoUsadoParaDeletar");
stmt.execute();
stmt.close();
System.out.println(trechoUsadoParaDeletar); // da uma conferida no valor da variavel, para ter certeza de que está sendo passado a String que você quer
[quote=ganondorfan]
String sql = "delete from Contas where statusconta = 0 and descricao like '%?%' "; // tenta assim
[/quote]
Isso não funciona.
O PreparedStatement lançará uma SQL Exception, pois ele não conseguirá compreender essa query
delete from Contas where statusconta = 0 and descricao like '%'blablabla'%';
[quote=drsmachado][quote=ganondorfan]
[/quote]
Isso não funciona.
O PreparedStatement lançará uma SQL Exception, pois ele não conseguirá compreender essa query
[/quote]
[i]Só abre uma aspa no like.
Veja:[/i]
delete from Contas where statusconta = 0 and descricao like '%blablabla%';
[quote=c0nf1ck][quote=drsmachado][quote=ganondorfan]
[/quote]
Isso não funciona.
[/quote]
[i]Só abre uma aspa no like.
Veja:[/i]
delete from Contas where statusconta = 0 and descricao like '%blablabla%';
[/quote]
Camarada, você pegou o bonde na metade do caminho…
Eu havia dito que a sugestão do ganodorfan não seria viável, visto que a função do PreparedStatement é justamente evitar coisas daquela natureza.
Quando temos um ? na query e invocamos qualquer PreparedStatement.setAlgumaCoisa, ele mesmo coloca as aspas simples.
Como ele havia sugerido fazer isso
Disse que, quando o preparedStatement tentar executar a query no MySQL, ela chegará assim
drsmachado tem razão, de fato é gerado um erro de compilação.
Acabei de realizar testes aqui, e só consigo um resultado correto com LIKE quando uso ele statico dentro da String, ou seja, quando não utilizo o placeHolder “?” junto com o preparedStatement, logo se eu precico realizar uma operação dinâmica com o comando LIKE, acho que a solução que encontrei a priori é compor a String da Query sem utilizar do PlaceHolder (o que de fato seria uma má pratica, pois tira a segurança de compilação que o PreparedStatement oferece).
Se alguém souber outra maneira de fazer o Like funcionar adequadamente utilizando PlaceHolder, também estou interessado.
[quote=ganondorfan]drsmachado tem razão, de fato é gerado um erro de compilação.
Acabei de realizar testes aqui, e só consigo um resultado correto com LIKE quando uso ele statico dentro da String, ou seja, quando não utilizo o placeHolder “?” junto com o preparedStatement, logo se eu precico realizar uma operação dinâmica com o comando LIKE, acho que a solução que encontrei a priori é compor a String da Query sem utilizar do PlaceHolder (o que de fato seria uma má pratica, pois tira a segurança de compilação que o PreparedStatement oferece).
Se alguém souber outra maneira de fazer o Like funcionar adequadamente utilizando PlaceHolder, também estou interessado.
[]'s Paulo.[/quote]
Utilizando apenas JDBC, seria como o sandrosoftwares fez, concatenando os coringas à variável. Não é tão elegante, mas é funcional.
Eu realizei testes aqui, e o que o sandro fez pode até ter resolvido o problema de deleção dele, entretanto olhe o exemplo abaixo:
public class Ola {
/**
* @param args
*/
public static void main(String[] args) {
// TODO Auto-generated method stub
try{
Conexao con = new Conexao();
con.conectarODBCPersonalizado("TC");
String busca = "LAY";
PreparedStatement pst = con.getCon().prepareStatement("select * from OPERADORES where nome like ?");
pst.setString(1, "%"+busca+"%");
ResultSet rs = pst.executeQuery();
while(rs.next()){
System.out.println(rs.getString("nome"));
}
}catch(Exception e){
e.printStackTrace();
}
}
}
Existe um registro de nome CLAYTON no banco, entretanto embora não seja gerado nenhum erro, o registro não é retornado, já desta outra forma sim:
public class Ola {
/**
* @param args
*/
public static void main(String[] args) {
// TODO Auto-generated method stub
try{
Conexao con = new Conexao();
con.conectarODBCPersonalizado("TC");
String busca = "LAY";
PreparedStatement pst = con.getCon().prepareStatement("select * from OPERADORES where nome like '%"+busca+"%'");
ResultSet rs = pst.executeQuery();
while(rs.next()){
System.out.println(rs.getString("nome"));
}
}catch(Exception e){
e.printStackTrace();
}
}
}
Estou utilizando SQL Server como fonte de dados, e misteriosamente o método que o Sandro utilizou não retorna nenhum resultado, enquanto a concatenação da String Query resolve o problema. Mas como eu disse anteriormente o uso de concatenação de Strings faz com que o PreparedStatement deixe de oferecer a segurança que ele normalmente oferece compilando a String, ou seja, é uma maneira inadequada de resolver o problema.
Continuo aguardando uma maneira de efetuar buscas com like utilizando preparedStatement.
Vou instalar o MSSQLServer e ver se consigo simular algo.
Não deveria ocorrer isto (mesmo por que, até em Oracle, que é bemmmmmmmmmm mais chato, funciona)