Primeiro vc deve criar uma conexão com sua base de dados
no meu caso estou usando o fireBird para cada tipo de BD vc tem
que colocar o nome do driver de conexão
Depois de feia a conexão vamos fazer uma consulta atraves
de um ResultSet que vai receber os valor da consulta usando atraves do Stamement
Statementst=con.CriarStament();ResultSetrs=st.executeQuery(" SELECT * FROM CLIENTES ");//PARA PEGAR O VALOR DA CONSULTA VC FAZ DA SEGUINTE MANEIRA//vc deve informar o nome do campo que vc queira pegar!//Coloque um if antes para verificar se retornou algum valor e evitar errosif(rs.next())JTextField1.setText(rs.getString(" CLI_NOME "));/* se tiver mais de um regsitro na sua consulta vc pode usar o metodo next do ResultSetque vc andando pra o registro seguinte, este metodo retorna um valor boolean */if(rs.next())JTextField1.setText(rs.getString(" CLI_NOME "));
Bom qualquer duvida é so postar aqui!
E
egamorim
Cara, esse exemplo faz uma busca por todos os registros numa base MySql e mostra o conteudo do campo especificado referente ao primeiro registro.
Ve ai se te ajuda.
Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver").newInstance();Connectionconn=DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/BancoDeDados?user=USUARIO&password=SENHA");Statementstmt=conn.createStatement();Stringquery="SELECT * FROM NomeDaTabela order by 1";rs=stmt.executeQuery(query);rs.first();JTextField.setText(rs.getString("NomeDoCampo"));
Vinny
E a proxima vez que vc for postar codigo use o TAG CODE
pq sem fica muita ruim de se ler
e é regra do forum
Valeu pela resposta. Gostaria de saber como faria pra somar campos de uma tabela no sql ?
E
egamorim
Como assim “somar campos” ?
Vinny
O SUM vai somar os valores de uma determinada coluna da sua tabela
[list]SELECT SUM ( NOME DA COLUNA ) FROM TABELA[/list]
Se vc quiser somar um campo mais o outro pode fazer assim
[list]SELECT (CAMPO1 + CAMPO2) FROM TABELA[/list]
progJava
É isso mesmo mas teria como me mostrar um exemplo ? Como eu atribuiria isso a um text field?
E
egamorim
é só colocar isso na Query:
ResultSet rs = st.executeQuery(" SELECT SUM ( NOME DA COLUNA ) FROM TABELA ");
progJava
Testei mas acho que estou com algum erro de conexão . ERRO: Somaorg.postgresql.jdbc2ResultSet@540408
Código:
public void conta()
{
try
{
Statement st = teste.st;
ResultSet rs = st.executeQuery(" SELECT SUM(cli_codigo) FROM teste ");
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Soma"+rs);
}
catch(SQLException erro)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null," teste"+erro);
}
}
E
egamorim
try{Class.forName("oracle.jdbc.driver.OracleDriver").newInstance();Connectionconn=DriverManager.getConnection("jdbc:oracle:thin:@IP_DO_SERVIDOR:PORTA:BASE_DE_DADOS","USUARIO","SENHA");Statementstmt=conn.createStatement();Stringquery="SELECT SUM(NUMERO) AS SOMA FROM NOME_TABELA";ResultSetrs=stmt.executeQuery(query);if(rs.next()){System.out.println(rs.getLong(1));}}catch(Exceptione){e.printStackTrace();}