Consulta Fato x Fato - Bussiness Inteligence

Falae galera,

Não sei nem se estou na seção certa, mas foi a que achei mais pertinente pra postar a dúvida.

Seguinte, eu tenho um Data Mart de um cliente e nele existe uma tabela fato, SALES_FACT por exemplo.

Mas esse cliente também tem outra tabela fato, para ITEMS_SALES_FACT, e em determinados momentos o sistema pega informações da SALES_FACT e precisa fazer um join na ITEM_SALES_FACT pra pegar algumas informações sobre os itens,

Minha pergunta é, isto está correto ?

No meu ver isso não tem nada de BI, ou seja… é uma tabela de cabeçalho x item como qualquer outra. Atentando para o fato que apenas a SALES_FACT aponta pra uma dimensão período, ou seja, eu não consigo pesquisar a quantidade ou o total de itens vendidos em determinado periodo sem passar pela SALES_FACT.

Alguem tem alguma luz ?

Valeu.

Isso está errado mesmo, uma tabela de fato não deve fazer join com outra. Assim você não está ganhando nada por usar um esquema dimensional. A sua tabela dimensional deve contar todas as chaves necessárias para filtrar os dados da tabela de fato que você queira.

Exatamente o que imaginei thiago, só não tinha tanta certeza porque nunca estudei muito o assunto…

Valeu.