Consulta JPA usando chave estrangeira

Galera, lancei uma dúvida aqui no forum outro dia, mas não tive uma resposta satisfatória. O problema é o seguinte:
Tenho uma tabela que faz o relacionamento entre as outras tabelas do meu BD. Tenho uma tabela Paciente(id,nome,endereco, datanascimento), uma tabela vacina(id, nome) e uma tabela doses(id,nome).
Na minha tabela de relacionamento tenho três chaves estrangeiras, uma para cada tabela para fazer o relacionamento.
tabela_relacao(fk_paciente,fk_dose,fk_vacina).Preciso selecionar quais pacientes menores de 1 ano que não tomaram uma determinada dose de uma determinada vacina.

A minha idéia é utilizar consulta aninhada e selecionar primeiro todos os registros abaixo de 1 ano, e depois selecionar todos os registros que “tomaram” a dose da referida vacina. Todos os outros registros então, seriam os que não tomaram a dose.
Tem como criar esse tipo de consulta?

Você vai fazer 2 consultas? Por que não utiliza um left outer join (ou left join) e busca apenas os que não tomaram as vacinas e são menores que 1 ano?

Pareceiro, é exatamente o que eu tô querendo, só que eu não tô conseguindo montar a sql.

Se vc puder me ajudar, eu agradeço cara, é pra eu terminar de implementar um projeto de monografia a ser apresentado dia 05 de junho.

Aí amigo, pega essa rede emprestada e aprende como se pesca…
http://www.silviodelgado.com.br/inner-join-x-left-outer-join/