Prezado(a) Colega,
Tenho um cadastro de clientes e desejo fazer consultas que mostrarão os dados do cliente em uma tela identica a da inclusão no cadastro.
Para isso, eu gostaria de ter nesta tela, um campo onde eu possa digitar o nome ou parte do nome do cliente e ao clicar no botão consultar, me fosse apresentado uma relação com todos os clientes encontrados com aquele nome digitado para consulta e, a partir desta relação eu pudesse selecionar o cliente desejado e então ao clicar em um botão “Exibir”, aí todos os dados do cliente selecionado se apresentarem nos seus devidos campos na tela.
Se voce tiver um exemplo parecido e puder me ajudar, ficarei muito agradecido,
Atenciosamente,
Edson
Opa, tdo bem.
Tipo, pelo o que eu entendi, voce está querendo fazer uma consulta usando o controlador LIKE do SQL nativo.
por exemplo:
Consulta de clientes:
SELECT * from CLIENTE where clienteNome LIKE ‘valorDigitado%’
Logo
%chave%, que contenha o valor digitado;
chave%, que começe com o valor informado;
%chave, que termine com o valor informado;
Prezado Carlos,
Lhe agradeço muito pela ajuda. Agora já consigo fazer a instrução SQL desejada. Preciso ainda de mais uma ajuda; eu já tenho criado o seguinte:
Uma tela (cópia) da tela que usei para inclusão dos dados do cliente no cadastro. Nesta tela eu acrescentei 1 JtextField para digitar um nome a ser consulatdo no banco através desta query que voce acabou de me ajudar a fazer. Ao terminar de digitar o nome a ser procurado, eu quero que se apresente uma lista com os nomes encontrados. Para isso eu criei um JTable que carrega com todos os nomes encontrados. Quero selecionar um nome, ou seja; apenas o que me interessa e, mandar exibir os dados completos deste nome nos seus respectivos campos da tela.
Quero saber fazer isso e se esta forma(atravez de JTable) é a mais viável ou se tem outra forma mais fácil de fazer isso.
Grato,
Edson