Consultas que retornam grande volume de dados - Hibernate ou JDBC?

Caros Amigos,

Tenho um sistema VoIP cujo uma de suas tabelas registram ligações realizadas por usuários.Ao realizar uma consulta tenho como média um retorno de mais de 50000 mil linhas.Tenho que implementar isso em Java e gostaria de saber se apara trabalhar com grandes volumes de dados,é melhor utilizar o Hibernate ou o JDBC puro para retornar essas consultas?

Um abraço e aguardo respostas

Hibernate, devidamente otimizado. Porque o ganho de performance que você teria com JDBC puro não justificaria abrir mão do framework para esta tabela em particular (o que te causaria muita dor de cabeça para integrar no design da sua arquitetura…)

Claro, usando procedures e recursos de banco via JDBC, aí o Hibernate pode apanhar um pouquinho… Mas ele chegar bem perto da performance que você teria com esses recursos, usando as otimizações adequadas. Se eu me lembro bem, tem uma Mundo Java ou Java Magazine de 2007 com uma reportagem sobre desempenho no Hibernate, mostrando benchmarks e dando dicas de melhorias interessantes. Vale a pena pesquisar no site das editoras.

Você faz o que com esses 50000 registros pra ter que carregar todos eles?

Pego essas informações e insiro em um demonstrativo de fatura.Já que esses dados são referentes as ligações realizadas na plataforma VoIP.

Um abraço