Gostaria de algumas orientações pois estou pretendendo abrir um consultoria ou virar consultor tendo um sócio, procurei o SEBRAE mas eles me falaram para participar de uma palestra daqui um mês (grande ajuda que me deram) e ainda assim é para aprender o que é MEI e em outra palestra aprender o que é um plano de negócios.
Seguem as dúvidas:
1 - Como me torno um consultor de TI cujo o objetivo é desenvolver programas para terceiros? (Não responda que é fazendo a Formação Consultor da Caelum porque eu já fiz).
2 - PJ e consultor são a mesma coisa, certo?
3 - PJ tem que escolher pelo SIMPLES na abertura da empresa?
3 - Existe uma opção para pagar menos impostos sem ficar ilegal?. Qual a melhor opção?
Hum… muitas empresas simplesmente contratam seus funcionários como se eles fossem pessoas jurídicas, mas nem por isso os tais “funcionários” são consultores - elas costumam chamá-los de “colaboradores” ou coisa mais enfeitada.
Consultor é algo um pouco mais específico (alguém contratado por empreitada, ou para resolver um determinado problema).
Muitas PJs não podem optar pelo SIMPLES, ou porque pagam MAIS impostos, ou então porque a empresa que contrata seus serviços, por alguma razão obscura*, não pode contratar empresas que optaram pelo SIMPLES>
Consulte um contador especializado. Nem sempre o tal contador que toma conta da contabilidade da lojinha do seu pai sabe tais sutilezas.
bem uma dica se quiser diminuir seu custo e ter clientes mais rapido. Bem, eu nao sou o cara de negocio, de plano de negocios, e outras diretrizes que sao abordadas no mundo do negocios SEBRAE. O que fazer para ser um consultor ja que sua experiencia eh quase zero nessa area. Se puder se junte com alguem q tem experiencia tipo um dono de uma consultoria (procure aquelas pequenas mas solidas) e dai vc monta a parceria dele vender sua consultoria junto com o produto dele de contabilidade e ser um diferencial para os clientes deles diante as outras cotabilidades que apenas faz o tradicional, assim vc ganha experiencia, entende do negocio, faz contato e quem sabe no futuro sai e vai andar sozinho.
Claro que pode ganhar menos que ganharia como PJ, mas antes use isso como estagio e analise de risco.
[quote=thingol][quote=Jingo]
2 - PJ e consultor são a mesma coisa, certo?
[/quote]
Hum… muitas empresas simplesmente contratam seus funcionários como se eles fossem pessoas jurídicas, mas nem por isso os tais “funcionários” são consultores - elas costumam chamá-los de “colaboradores” ou coisa mais enfeitada.
Consultor é algo um pouco mais específico (alguém contratado por empreitada, ou para resolver um determinado problema). [/quote]
3 - Depende da empresa que o contrata, a grande maioria não aceita simples pois ela caracteriza um contrato “quase” CLT e num processo trabalhista certamente a empresa perderia.
4 - A opção é procurar empresas que aceitem simples ou você comprar nota de alguém (esse alguém que se ferra para declarar o $$ para a receita, mas normalmente as Notas as pessoas cobram uma porcentagem, por exemplo 10% do valor total).