Consumindo web services

5 respostas
L

Olá pessoal,

Existe alguma(s) boa(s) prática(s) na chamada a um web service? Existe algum padrão que facilita a integração?

Precisarei realizar chamadas a web services em uma aplicação web e em uma aplicação “schedulada”,e queria saber a melhor forma de tratar com essas chamadas.

Por exemplo, um fornecedor me liberou o wsdl do seu web service. Eu utilizarei o wsad para gerar um cliente (as classes proxy e talz…). Mas qual a melhor forma de utilizar esse “cliente”?

Obrigada.
LISS

5 Respostas

danieldestro

Use as classes geradas pelo WSAD como usaria qulquer outra classe.
Se preferir, você pode guardar a config da URL do Web service em um arquivo, ao invés de hardcoded, como a ferramenta gera dentro de alguma das classes.

L

danieldestro:
Use as classes geradas pelo WSAD como usaria qulquer outra classe.
Se preferir, você pode guardar a config da URL do Web service em um arquivo, ao invés de hardcoded, como a ferramenta gera dentro de alguma das classes.

Oi daniel…

Sim, eu posso utilizar as classes geradas. É gerado um service locator, onde eu passo a url. Mas, vamos pensar em um caso: eu tenho vários web services disponíveis, que posso chamar em vários momentos na minha aplicação. Existe algum padrão para agrupar as chamadas a esses web services? Ou criar uma camada entre a minha aplicação e as chamadas?

Obrigada
Lívia

danieldestro

Existem vários padrões, mas não têm nada a ver com Web Services especificamente.
Dê uma olhada no Façade.

L

danieldestro:
Existem vários padrões, mas não têm nada a ver com Web Services especificamente.
Dê uma olhada no Façade.

Oi Daniel, estive procurando em alguns sites e li sobre um pattern que poderia se ajustar bem a esse tipo de situação: Service Coordinator. “A integração entre o programa cliente e outros serviços é feita através do coordinator”. Existe uma classe Coordinator que encapsula todos os serviços (no caso, poderia ser sudbividido por funcionalidade), e existe um método onde são apenas chamados os métodos desses serviços.

Você poderia me dar um exemplo de como seria isso em um Facade?

Obrigada
Lívia

danieldestro
Criado 12 de abril de 2006
Ultima resposta 13 de abr. de 2006
Respostas 5
Participantes 2