Container

Olha a minha duvida, por exemplo em vi esses dias em Delphi que em uma Classe TList é armazenado os ponteiros dos objetos instanciados, certo?

pois é, em java é adicionado o que dentro de um container?(ArrayList por exemplo), o objeto ou um handle pra ele?
tipo, se eu tiver um outro handle pro mesmo objeto, um no container e o outro fora, o de fora poderia modificar o que esta dentro do container?

Valeu.

No Java, não existe passagem por valor para objetos, só por referências… logo, tudo que tem numa Collection é referência…

acho que não é bem assim, Carlos. Em java, tudo é passado por valor, desde tipos primitivos até objetos. O que acontece com os objetos, é que o que é copiado é o endereço de memória do objeto (alguns consideram isso passagem por referência, mas pra mim é passagem por valor). Olha só (desculpa a identação):

public class testeObj{

public static void main(String argv[]){
Object o = new Object();
System.out.println(o); //* saída: java.lang.Object@defa1a
Object outro = o;
System.out.println(outro); //* saída: java.lang.Object@defa1a
//só para testar…
System.out.println(o==outro); //true
System.out.println(o.equals(outro));//true
}
}

Mais simples, só “hello world”. Mas, quando fazemos “outro = o;”, o que é copiado é o valor de “o”, que é uma referência (lembre-se de que em Java, todo Objeto é um “ponteiro”). Logo, o que vai ser copiado é o valor da referência do objeto (ou seja, o endereço de memória) :smiley: . Assim, se vc fizer “o==outro” ou “o.equals(outro)” vai ser “true” (diz a documentação: "The equals method for class Object implements the most discriminating possible equivalence relation on objects; that is, for any reference values x and y, this method returns true if and only if x and y refer to the same object (x==y has the value true). ").

e eis de onde eu tirei estes absurdos:
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/java/javaOO/arguments.html
http://java.sun.com/j2se/1.4.1/docs/api/java/lang/Object.html#equals(java.lang.Object)
.
.
ai ai… que blablabla chato :roll: …

:shock: Cralho, sono é fda. Foi mal :slight_smile:

Mas, respondendo a pergunta do Scrabby, e aproveitando pra esticar o assunto, então:

Object foo = new Object();
Object bar = new Object();

List list = new ArrayList();

list.add(foo);
list.add(bar);

list.get(0) == list.get(1); // == false
list.get(0).equals(list.get(1)); // == false

bar=foo;
foo == bar; // == true
foo.equals(bar); // == true
bar.equals(foo); // == true

list.clear();

list.add(foo);
list.add(bar);

list.get(0) == list.get(1); // == true
list.get(0).equals(list.get(1)); // == true

Mas…uh…e se eu quiser “copiar” um objeto, pra poder brincar com ele sem interferir nas outras referências?

Implemente Cloneable! :slight_smile:

Ah, e veja também Object .clone().

eh, essas denominacoes academicas sao dificeis neh?
java passa 100% por valor. entao, quando ele passa uma referencia, ele passa o valor de referencia (que eh um endereco). da esse efeito ai.

sobre Cloneable, o pessoal nem recomenda mais usar. em especial porque a interface eh soh uma “mixin”, e nao define metodo nenhum. melhor usar copy constructors, apesar de mais lentos.